A História das Copas: 1966, o desastre brasileiro e a polêmica conquista dos ingleses

A História das Copas prossegue e hoje falaremos sobre a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra.


A Inglaterra foi escolhida para sediar o oitavo mundial da história com excelente organização e estádios confortáveis, mas no modo competitivo, um mundial excessivamente violento. Pela primeira vez um mascote foi adotado para o mundial. O leão Willie foi o primeiro mascote da história das Copas.



A seleção brasileira tinha tudo pra conquistar o tricampeonato em 66, mas o clima de oba oba e a preparação tumultuada somada à desorganização adiaram por quatro anos o sonho do tri. A preparação foi completamente confusa. 45 jogadores foram chamados e divididos em quatro times. A preparação física foi feita por um professor de judô que nunca teve testados os seus métodos. O resultado foi uma campanha vexaminosa em terras inglesas.

A estreia foi contra a Bulgária e o Brasil superou a violência búlgara vencendo por 2 x 0, gols de Pelé e Garrincha que jogaram juntos pela última vez e jamais perderam. Mera ilusão, pois no segundo jogo a adversária foi a Hungria, responsável pela última derrota brasileira em Copas até então. Perdido em campo e sem Pelé o Brasil foi presa fácil para os magiares que não tinham mais a força de antes, mas venceram o jogo por 3 x 1. O último jogo foi contra Portugal que era a sensação da Copa. Pelé voltou, mas foi caçado em campo. O Brasil foi completamente dominado pelos portugueses e deu adeus à Copa de forma precoce. Foi a pior campanha da seleção em todos os tempos.

Como jogou o Brasil na Copa de 1966

- Goleiros: Manga e Gilmar
- Defesa: Fidélis, Djalma Santos, Bellini, Brito, Orlando, Altair, Rildo e Paulo Henrique
- Meio campo: Denílson, Zito, Lima e Gerson
- Ataque: Jairzinho, Mané Garrincha, Alcindo, Tostão, Walter, Pelé, Edu e Paraná.
Técnico: Vicente Feola


Sem o Brasil, Portugal avançou. O país que nem tinha tradição passou por um enorme susto quando perdia da Coreia do Norte por 3 x 0. Liderados por Eusébio, os portugueses viraram o jogo para 5 x 3 e só pararam nas semifinais. Portugal terminou a Copa em terceiro lugar e Eusébio terminou a Copa como artilheiro.



O English Team tinha grandes jogadores como o goleiro Gordon Banks, o zagueiro Bobby Moore, o meio campista Bobby Charlton e o oportunismo do atacante Geoffrey Hurst. Mas na primeira fase o time patinou, mesmo vencendo duas partidas sem convencer. Nas quartas um duelo tenso contra a Argentina. Os ingleses passaram a maior parte do jogo com um jogador a mais, devido à expulsão de Rattin. Os ingleses venceram com gol de Hurst. Na semifinal contra Portugal, vitória apertada de 2 x 1 com dois de Bobby Charlton.

A final foi contra a Alemanha e foi um jogo emocionante. Os alemães saíram na frente, mas os ingleses viraram o placar. No último minuto quando a torcida já comemorava a Alemanha empatou com Webber. O jogo foi pra prorrogação e aos 11 minutos acontece um lance que entrou pra história como o mais polêmico. A bola chutada por Hurst bateu no travessão, caiu sobre a linha e voltou. O árbitro confirmou o gol para desespero alemão. A Inglaterra chegaria ao quarto gol com Hurst. Um título manchado pela polêmica, mas enfim os inventores do esporte chegaram ao título.

Os números da Copa de 1966

- Jogos: 32 (1 prorrogação)
- Gols: 89 (2,78 por jogo)
- Sedes: Londres, Liverpool, Birmingham, Sheffield, Middlesbrough, Sunderland e Manchester
- Público: 1.614.617 pessoas (50.459 por jogo)


- Artilheiro: Eusébio (Portugal) - 9 gols

A série prossegue na terça que vem com a história da Copa do Mundo de 1970, no México, a Copa do tri.

Postar um comentário

0 Comentários