O Mês em Resumo: Morte de Santiago Andrade choca o país, novas reviravoltas no mensalão, Ucrânia explode em guerra civil e Curitiba se garante na Copa do Mundo

O quadro O Mês em Resumo apresenta os principais destaques do mês de fevereiro.





Era apenas um protesto contra o aumento das tarifas de ônibus no Rio de Janeiro. O cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Andrade estava lá cumprindo seu papel, o de trazer imagens e informar a população, mas ele acabou sendo vítima da violência injustificável e bárbara. Um rojão disparado por um suposto integrante dos Black Blocs atingiu sua cabeça. Santiago teve morte cerebral. Dois suspeitos de terem atirado o rojão foram presos. As novas manifestações foram violentas em Brasília onde sem terra confrontaram com a PM e em São Paulo novos protestos contra a Copa do Mundo teve 262 pessoas presas, dentre elas professores e representantes de movimentos sociais e no meio de tudo isso, eles os black blocs quebraram tudo.



Em outro caso revoltante imagens de um adolescente de 15 anos, acusado de roubo preso nu e amarrado a um poste revoltam a sociedade. O caso rende um comentário inoportuno da jornalista Rachel Sheherazade em que ela defende a campanha "Adote um bandido". Rachel acabaria sendo massacrada pelas redes sociais.


A médica cubana Ramona Rodriguez abandona o programa Mais Médicos e mostra a face do programa: mais de 7000 médicos são tratados em condições análogas à época da escravidão.




Henrique Pizzolato, ex- diretor de marketing do Banco do Brasil é preso na Itália por uso de passaporte falso. Foragido da justiça brasileira, ele foi flagrado por uso de documentos falsos. Ele aguarda decisão da justiça brasileira para ser extraditado. E falando em mensalão, mais prisões foram feitas, dentre elas a do delator do escândalo Roberto Jefferson, mas o STF andou pra trás e decidiu que a quadrilha do mensalão não é mais quadrilha, com isso há a possibilidade do núcleo político deixar a cadeia ainda este ano.


Eduardo Azeredo renuncia ao mandato de deputado, pois ele havia sido condenado pela Procuradoria Geral por 22 anos de prisão no seu envolvimento no mensalão mineiro. Quem assume sua vaga é Edmar Moreira, aquele do castelo. E Natan Donadon que havia sido absolvido perdeu de lavada e teve seu mandato cassado.


O Facebook compra o aplicativo WhatsApp por US$ 19 milhões e consolida seu dominio nas redes sociais. A rede criada por Mark Zuckerberg amplia seu poderio, pois já possuem o aplicativo Instagram, só que três dias depois o WhatsApp sofre pane e fica fora do ar por quatro horas.



A Ucrânia mergulha na guerra civil. O país enfrenta uma onda de protestos contra a decisão do então presidente Viktor Yanukovic em se libertar do domínio da Rússia ao rejeitar um acordo comercial com a União Europeia. Yanukovic é deposto do poder no dia 22 e se refugia na Crimeia, um dia depois de ter assinado acordo de trégua depois da morte de 80 pessoas em protestos violentos nos dias 19 e 20. Eleições foram marcadas para o dia 25 de maio.



Na Venezuela protestos contra o governo de Nicolás Maduro se intensificam. A oposição convoca manifestações e no dia 19 um protesto violento termina com a morte da miss Carabobo Génesis Carmona que morre com um tiro na cabeça.




Três casos de racismo envergonham o país: O primeiro deles, com o jogador de futebol Tinga, que em jogo da Libertadores é xingado de macaco por torcedores do Real Garcilaso, o segundo em Brasília com uma australiana que ofendeu uma funcionária de um salão de beleza que é negra e o terceiro envolveu o ator Vinícius Romão que foi preso por engano. Ele foi acusado de roubar a bolsa de uma mulher, só que a vítima se enganou e Vinícius ficou 16 dias preso por um crime que não cometeu.


O Seattle Seahawks conquista o Super Bowl com uma vitória massacrante sobre o Denver Broncos por 43 a 8. É o primeiro título da franquia na NFL.



Durante 16 dias aconteceram em Sochi os Jogos Olímpicos de Inverno. A Rússia, dona da casa ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas. A cerimônia de encerramento teve um urso apagando a pira olímpica com um sopro gelado e escorrendo uma lágrima no final, uma lembrança do ursinho Misha que nos Jogos Olímpicos de Moscou emocionou o mundo. O Brasil faz uma participação irregular, mas conquista o público com a patinadora Isadora Williams, a primeira a participar de uma Olimpíada de Inverno, Josi Santos que homenageia Laís Souza, a dupla do bobsled feminino que sofre acidente e a equipe do bobsled de quatro masculino.


Curitiba conseguiu permanecer como sede da Copa do Mundo. Um acordo entre o governo do estado do Paraná e a iniciativa privada garantem a cidade como uma das sedes da Copa. A Arena da Baixada tem suas obras aceleradas e o estádio deverá ficar totalmente pronto a um mês da Copa. E em Porto Alegre o Beira Rio é reinaugurado de forma parcial.


O cineasta Eduardo Coutinho é morto a facadas pelo próprio filho em seu apartamento no Rio de Janeiro no dia 2 de fevereiro. O filho Daniel sofre de esquizofrenia. Eduardo Coutinho dirigiu documentários de sucesso como Edifício Master.


Uma overdose de drogas matou o ator Philip Seymour Hoffman. Ele foi encontrado morto em seu apartamento com uma seringa injetada em seu braço. Philip Seymour Hoffman ganhou o Oscar em 2006 por sua atuação no filme Capote.


Quando tinha seis anos, Shirley Temple ganhou um Oscar especial por atuar de forma precoce. Foram mais de 40 filmes em 15 anos de carreira. Depois da adolescência abandonou as telas e se tornou diplomata sendo embaixadora em Gana e na extinta Tchecoslováquia. Shirley Temple morre no dia 10 de parada cardíaca.



Ela foi a vedete do Brasil nos anos 50 e trabalhou em mais de 30 filmes. Virgínia Lane morre no dia 10 deixando sua marca no teatro de revista.

O mês teve ainda as mortes de Arduíno Colassanti que fez o primeiro nu frontal do cinema nacional, o sociólogo inglês Stuart Hall, o ex- técnico Mário Travaglini que comandou o Corinthians nos tempos da Democracia no começo dos anos 80, o artista plástico Glênio Bianchetti, o radialista Loureiro Neto, o violonista espanhol Paco de Lucia que renovou a dança flamenca e Ernesto Paulielli, inspirador do Samba do Arnesto, clássico gravado por Adoniran Barbosa.

O quadro volta em março.

Postar um comentário

0 Comentários