O Mês em Resumo: Mensaleiros vão pra cadeia, tragédia abala obra do Itaquerão, país perde talento de Jorge Dória e Nilton Santos, Cruzeiro conquista o Brasileirão e Flamengo leva a Copa do Brasil

O quadro O Mês em Resumo traz hoje os principais fatos do mês de novembro, um mês que ficará marcado pela histórica prisão dos mensaleiros.




Numa decisão histórica o STF decretou a prisão imediata de 12 réus que participaram do escândalo do mensalão. Na noite do dia 13 de novembro o presidente Joaquim Barbosa selou o destino dos mensaleiros. No feriado de 15 de novembro os réus receberam a ordem de prisão e foram direto pra cadeia. José Genoíno, José Dirceu, Delúbio Soares, Marcos Valério e cia foram juntos para o Presídio da Papuda. O único réu que não foi preso foi Henrique Pizzolato que está na Itália e é considerado foragido da justiça. Os mensaleiros presos começam a conviver com uma dura rotina. José Genoíno teve crise devido à pressão alta e laudo médico aponta que ele é portador de cardiopatia grave. Já Dirceu vai trabalhar como gerente do hotel St. Peter na região central de Brasília.

O Congresso aprova o fim do voto secreto em sessões de cassação de parlamentares e em vetos presidenciais, o que vale apenas para a Cãmara e o Senado.


A PF desbaratou um esquema de corrupção e achaque na Prefeitura de São Paulo. O esquema desviou R$ 500 milhões em propinas que eram pagas a auditores fiscais. Uma das testemunhas, Vanessa Alcântara levava uma vida de luxo ao lado de um dos envolvidos, Luís Alexandre Magalhães que em entrevista ao Fantástico confessou ter gastado o dinheiro desviado com sexo e mulheres.


Quase 40 anos depois é exumado o corpo de João Goulart, presidente entre 1961 e 1964. Os restos mortais foram recebidos com honras de chefe de estado em cerimônia no Palácio do Planalto.


Padrasto de Joaquim se depara com cartazes com mensagens de repúdio ao crime, afixados no portão de sua residência Foto: Alfredo Risk / Futura Press

Um crime cercado de mistérios. O garoto Joaquim Ponte Marques, de 3 anos desaparece no dia 5 e é encontrado morto cinco dias depois. A Polícia suspeita de assassinato. O padrasto Guilherme Longo é suspeito do crime.





Uma tragédia abala o Corinthians. Um guindaste que pesava 420 toneladas que içava a última parte da estrutura metálica se partiu e caiu sobre a fachada do estádio matando dois operários. O acidente compromete o andamento da obra. A Defesa Civil interditou 30% da obra, uma perícia vai investigar o que causou o acidente. A previsão de entrega que era para dezembro poderá ficar para fevereiro ou março do ano que vem.

Um incêndio destruiu uma sala do Memorial da América Latina deixando 16 bombeiros feridos. Toda a obra da artista plástica Tomie Ohtake foi danificada.


Nas Filipinas o tufão Haiyan causa destruição e morte na região de Tacloban, a cidade mais atingida pelo tufão. Ao todo mais de 2600 pessoas morreram.


Um ex- ativista gay será o novo prefeito da cidade mais cosmopolita do mundo. Bill de Blasio foi eleito prefeito de Nova York e a partir de janeiro administrará a cidade americana.

O Irã assina acordo histórico com os Estados Unidos e as potências para interromper o programa nuclear iraniano. Este é o primeiro acordo diplomático entre Irã e EUA em 34 anos.


A brasileira Ana Paula Maciel é libertada depois de ficar presa por quase dois meses devido à sua prisão por protestar numa plataforma de petróleo no Ártico. Ela pagou fiança de R$ 138 mil, mas não pode voltar ao Brasil.



Durou menos de dois meses a tentativa do SBT em emplacar um telejornal de serviços no começo da noite. A baixa audiência fez com que o SBT Notícias fosse extinto no dia 18. A jornalista Neila Medeiros passa a integrar o rodízio dos apresentadores do SBT Brasil e em janeiro assume o Jornal do SBT em função da licença maternidade de Karyn Bravo. Na Record estreia o Domingo da Gente, novo programa de auditório dominical e na Globo acontece a estreia do Vídeo Show reformulado com a apresentação de Zeca Camargo e a novela das 7 Além do Horizonte que não aumenta os índices causando preocupação no Ibope.


Racha no movimento Procure Saber. Após uma entrevista do Rei Roberto Carlos no Fantástico, Caetano Veloso fez uma crítica no jornal O Globo dizendo que apanhou da mídia e criticou Roberto. O Rei decidiu romper com Caetano e sair do movimento.


Felipe Massa troca o vermelho pelo azul. Depois de oito anos correndo pela Ferrari, o piloto brasileiro assina com a equipe Williams e vai liderar a reestruturação da equipe sendo primeiro piloto tendo como companheiro de equipe o finlandês Valtteri Bottas.


Seis títulos em oito anos. Com esse currículo, Jimmie Johnson escreve mais uma vez seu nome na história da NASCAR ao conquistar o título da Sprint Cup. JJ chegou em nono lugar na prova final em Homestead e venceu a temporada. Ele está a um título de igualar as lendas Richard Petty e Dale Earnhardt. Matt Crafton ficou com o título da Camping World Truck Series e Austin Dillon foi o campeão da Nationwide.


Aos 20 anos o espanhol Marc Marquez se tornou o mais jovem piloto a conquistar o título da Moto GP em seu ano de estreia. Ele superou a marca que pertencia ao americano Kenny Roberts.


Aos 40 anos, o escocês voador Dario Franchitti anuncia sua aposentadoria das pistas por recomendação médica. Franchitti sofreu um grave acidente na etapa de Houston e por isso decide parar. Em sua carreira, Franchitti conquistou quatro campeonatos da Indy e três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis.


Pela décima vez, Robert Scheidt é campeão na vela. O maior velejador brasileiro da história conquistou em Omã o décimo título na classe Laser iniciando o ciclo olímpico para 2016 quando voltará a velejar na classe podendo se despedir com mais uma medalha no currículo.




Definidas as 32 seleções que vão jogar a Copa do Mundo no Brasil. Onze vagas foram definidas em novembro. Na Europa, Portugal, França, Grécia e Croácia, na África se classificaram as seleções de Camarões, Nigéria, Gana, Argélia e Costa do Marfim. As duas últimas vagas ficaram com México e Uruguai, e com isso todos os campeões mundiais vão estar presentes na Copa.



O Brasil é azul. Com quatro rodadas de antecedência o Cruzeiro conquistou o tricampeonato brasileiro com uma grande campanha. Comandado por Marcelo Oliveira, a Raposa faturou o título com uma vitória fora de casa diante do Vitória somada à derrota do Atlético Paranaense.


O Palmeiras foi o grande campeão da Série B concluindo seu retorno vencendo o Boa Esporte por 3 x 0. A Chapecoense, o Sport e o Figueirense são os outros times que garantiram o acesso à Série A do ano que vem.




E o Flamengo deu a volta por cima conquistando a Copa do Brasil pela terceira vez numa grande virada. Na decisão contra o Atlético Paranaense o Mengão superou o descrédito e com apoio enorme da torcida que lotou o Maracanã venceu a partida de volta com gols marcados no fim com Elias e Hernane, o Brocador que terminou como artilheiro da competição. O Flamengo se junta ao Cruzeiro e ao Atlético Mineiro como times classificados para a Libertadores do ano que vem.


73 anos de carreira artística dedicados à arte de atuar. Afastado da TV por conta de um AVC o ator Jorge Dória morre no dia 6 aos 92 anos e entre os personagens mais marcantes o primeiro Lineu da Grande Família e o conselheiro Vanoli de Que Rei Sou Eu?.


O pintor Gustavo Rosa morre no dia 12 aos 66 anos e deixa uma obra destacada pela geometricidade das obras.


A escritora Doris Lessing, Prêmio Nobel de Literatura em 2007 morre no dia 17 aos 88 anos. Em sua carreira escreveu 50 obras relacionadas ao feminismo.


Ele era conhecido como a Enciclopédia pois sabia tudo de bola. Foi o primeiro lateral a avançar e subir ao ataque. Em sua carreira defendeu as camisas do Botafogo e da seleção e foi considerado o melhor lateral esquerdo do mundo pois defendia e atacava como ninguém. Nilton Santos sofria do mal de Alzheimer e uma insuficiência respiratória o matou no dia 27 aos 88 anos.


O produtor musical João Araújo morre no dia 30 aos 78 anos. Pai do cantor Cazuza, morto em 1990 ele foi o criador da gravadora Som Livre que produz as trilhas sonoras das novelas da Rede Globo além de lançar vários artistas como Djavan, Lulu Santos, Gilberto Gil entre outros e em 2007 ganhou um Grammy de contribuição à música.

Em dezembro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários