O Belo do Sábado: Felipe Massa

No clima do Grande Prêmio do Brasil, o quadro O Belo do Sábado presta uma homenagem á Felipe Massa, nosso bravo representante na Fórmula 1 que mudará de ares no próximo ano.


O paulista de Botucatu Felipe Massa nasceu em 25 de abril de 1981 e iniciou carreira no kart aos 9 anos. Na época pediu um autógrafo a Ayrton Senna, só que foi negado. Aos 16 anos trabalhou como ajudante de cozinheiro durante o Grande Prêmio do Brasil vivenciando o mundo da Fórmula 1 pela primeira vez. Logo depois do kart disputou Fórmula Chevrolet onde foi campeão brasileiro em 1999, no ano seguinte foi campeão italiano e no ano seguinte foi campeão europeu de Fórmula Renault.




Em 2002 faz sua estreia na principal categoria do mundo automobilístico, a Fórmula 1 correndo pela Sauber, mas os maus resultados fizeram com que fosse rebaixado para piloto de testes da Ferrari, voltando no ano de 2004 pela escuderia suíça onde ficou até 2005.



Em 2006 ele se torna piloto da Ferrari tendo como parceiro Michael Schumacher, o heptacampeão mundial. Logo no seu primeiro ano na escuderia italiana conquista duas vitórias marcantes: a primeira da carreira na Turquia e dois meses depois o Grande Prêmio do Brasil em Interlagos quebrando um jejum que durava 13 anos sem que um piloto da casa vencesse o GP local. Em 2007 dividiu as atenções da Ferrari com Kimi Raikkonen, mas erros da equipe o afastaram da briga pelo título que foi de Raikkonen com ajuda do brasileiro que teve de ceder a vitória em Interlagos para que o Iceman ficasse com o título.







Em 2008 uma temporada brilhante, a melhor dele na carreira com seis vitórias, mas o título escapou por um ponto, mesmo vencendo em Interlagos. A frustração por ter perdido o título em casa teria de ser compensada em 2009, mas ele e a Ferrari foram surpreendidos pelo fantástico e assustador desempenho da Brawn GP e então veio o acidente inusitado no GP da Hungria quando uma mola do carro de Rubens Barrichello caiu e atingiu a viseira de seu capacete. Ele ficou desacordado, mas alerta. Levado ao hospital foi constatada uma pequena lesão cerebral e fraturas no crânio, ficou nove dias internado e voltou para a recuperação ficando de fora do restante da temporada. A partir daí sua carreira degringolou. Com a chegada de Fernando Alonso em 2010 ele foi nitidamente rebaixado para segundo piloto e isso foi evidente no Grande Prêmio da Alemanha quando ele recebeu ordens de equipe para deixar o espanhol passar e vencer a corrida num nítido jogo de equipe. Depois colecionou maus resultados na temporada de 2011 onde sequer subiu ao pódio e na primeira parte da temporada 2012. Na segunda metade de 2012 acordou e fez um bom campeonato voltando a subir ao pódio no Japão e no Brasil, garantindo a sua renovação de contrato para 2013. Neste ano deu a impressão de que voltaria aos bons tempos, só que os maus resultados voltaram a aparecer. No dia 10 de setembro anuncia o fim do vínculo com a Ferrari e dois meses depois assina contrato com a equipe Williams a partir do ano que vem. Em 139 corridas pela Ferrari foram 11 vitórias e 15 poles. Casado com Anna Rafaella Bassi é pai de Felipe Bassi Massa, apelidado de Felipinho. Desde já meu desejo de boa sorte e muito sucesso na Williams.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários