O mês em resumo: Americanos voltam a conviver com o terrorismo

O mês em resumo apresenta na sua edição mensal os acontecimentos do mês de abril.





Os Estados Unidos voltaram a conviver com a ameaça terrorista. No dia 15 de abril tudo parecia tranquilo em Boston onde era realizada a edição 2013 da tradicional Maratona de Boston. De repente explodem duas bombas ao mesmo tempo perto da linha de chegada. As bombas, de fabricação caseira causam a morte de 3 pessoas e deixa mais de 170 pessoas feridas. O ato insano foi praticado por dois imigrantes chechenos. Os irmãos Tzarnaev se tornam procurados pela polícia. Quatro dias depois dos atentados, eles são caçados. Tamerlan, o irmão mais velho é morto pelos policiais depois de matar um policial. O irmão mais novo, Dzorkhar é caçado e capturado vivo depois de 19 horas. Os dois agiram isoladamente, mas motivados por crenças islâmicas. Ainda nos Estados Unidos, um outro fato marcou o mês. Uma fábrica de fertilizantes explodiu no Texas matando 70 pessoas.



Na Venezuela, Nicolás Maduro foi eleito presidente com uma margem irrisória, mas a oposição não reconhece a derrota e tenta ganhar no tapetão. De nada adiantou a reclamação de Henrique Caprilles, candidato derrotado e Maduro tomou posse jurando seguir o exemplo de Hugo Chávez, morto em março. No Paraguai, o Partido Colorado voltou ao poder com a eleição de Horácio Cartes que tentará recolocar o país como membro do Mercosul depois de ser expulso do bloco no ano passado.



No Brasil abril foi marcado por crimes violentos e bárbaros. Em Brasília, Isaque Boschini foi cruelmente morto por denunciar o tráfico de drogas na rua onde morava. Em São Paulo, outros dois crimes revoltaram a sociedade. No dia 9 o estudante Victor Hugo Deppmann foi morto por um menor que completaria 18 anos três dias depois. O menor roubou o seu aparelho celular, no dia 25 a dentista Cinthya de Souza de 47 anos foi queimada viva por uma quadrilha de assaltantes que tinha um menor no meio. Eles se revoltaram pelo fato dela ter apenas, eu disse apenas R$ 30,00 em sua conta bancária.


Já o jogador Bernardo do Vasco da Gama foi alvo do poder do tráfico. Ele foi torturado por traficantes do Complexo da Maré liderados por Menor P. O motivo: se envolver com a mulher dos outros. Dayana Rodrigues teve um caso com o jogador, descoberto pelo traficante e Bernardo foi castigado com sessões de tortura e choque elétrico.


Uma discussão banal entre um motorista e um passageiro acabou causando um acidente com um ônibus que matou sete pessoas e deixou onze pessoas feridas em uma rua da Avenida Brasil. Ambos foram indiciados por homicídio doloso, ou seja, com intenção de matar.

Na política, o fato que agitou o mês foi o ataque de mensaleiros petistas à Constituição. Dois temas levaram os nervos de parlamentares e juízes à flor da pele.


Personagem do mês: Daniela Mercury: A cantora baiana assumiu em público seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa levando a sociedade a discutir a questão do casamento gay.



O tomate se tornou o novo vilão da economia brasileira. O fruto teve seu preço aumentado em 120% de 2012 pra cá e acabou sendo eleito o grande vilão do aumento da inflação. Diante desse cenário, o BC decidiu elevar a taxa básica de juros para 7,5% quebrando uma sequência de quedas.



Faltando dois meses para a Copa das Confederações mais dois estádios foram inaugurados. A Arena Fonte Nova em Salvador foi reinaugurada no dia 7 com o clássico entre Bahia e Vitória, no dia 27 foi a vez do Maracanã ser reinaugurado apenas para as famílias dos operários. E o Estádio Nacional de Brasília teve sua inauguração adiada devido às fortes chuvas que caíram na primeira quinzena do mês atrasando a implantação do gramado que veio de Sergipe. O estádio será inaugurado em 18 de maio.



Só deu Rio de Janeiro na Superliga de vôlei, tanto no masculino como no feminino as equipes do Unilever e o RJX levaram o caneco.


Ela salvou a Grã Bretanha da derrocada com medidas de austeridade e ideias políticas, venceu a Guerra das Malvinas e foi contemporânea do período da Guerra Fria que começava a se dissipar. A Dama de Ferro Margaret Thatcher morre no dia 8, aos 87 anos, vítima de derrame.


Ela começou sua carreira por acaso, e foram mais de 50 anos de carreira no teatro e também na televisão. Atuou em 33 novelas, a última, Passione de 2010. No dia 15 de abril, a atriz Cleyde Yáconis morre em São Paulo vitimada por uma isquemia.


O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini ficou conhecido por compor um dos clássicos da MPB, o samba Ronda morreu três dias depois de completar 89 anos devido à pneumonia. No mesmo dia morre o ex-ministro da Justiça no governo de José Sarney, Saulo Ramos.

Em maio tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários