O mês em resumo: Um mês agitado com novo papa, deputado polêmico e morte de Chávez

O quadro O Mês em Resumo traz o que foi notícia em março, um mês marcado pela escolha do novo papa, de um deputado polêmico e do fim de uma era na Venezuela.



Quando a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina na noite do dia 13 de março o mundo já tinha um novo papa. O escolhido foi o cardeal argentino Mario Jorge Bergoglio de 76 anos que passou a se chamar Francisco, o primeiro pontífice da América Latina e quem pensava que ele não conquistaria os fiéis se surpreendeu com seu jeito simples, como seu inspirador, São Francisco de Assis. Francisco com seu carisma tem a difícil missão de resgatar a moral da Igreja Católica, coisa que o seu antecessor Bento XVI não conseguiu.



A Venezuela em uma nova era. No dia 5 de março foi anunciada a morte do presidente Hugo Chávez. Chávez lutava contra um câncer na região pélvica desde 2011 e havia voltado à Caracas para continuar o tratamento, mas não resistiu. Os funerais levaram milhões de pessoas às ruas de Caracas para se despedirem do homem que dividiu opiniões com o regime socialista bolivariano que conquistou o apoio dos pobres, mas que foi caracterizado como um regime fracassado. Nicolás Maduro e Henrique Caprilles disputam uma nova eleição no mês de abril.


Personagem do mês: Marco Feliciano - Um deputado obscuro que ganhou seus 15 minutos de fama graças a uma aberração política. Famoso por dar declarações racistas e homofóbicas, Marco Feliciano foi indicado pelo PSC para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Sua escolha rendeu uma série de manifestações exigindo sua saída. Durante uma dessas reuniões, ele mandou prender dois manifestantes.


Dois crimes que chocaram a sociedade em 2010 tiveram seus julgamentos ocorridos em março. O goleiro Bruno Fernandes de Souza foi condenado a 22 anos e meio de prisão pelo sequestro e morte de Eliza Samúdio. Já Mizael Bispo de Souza foi condenado a 20 anos de prisão pela morte da advogada Mércia Nakashima.


As chuvas voltaram a matar em Petrópolis. Ao todo 33 pessoas perderam a vida nas enchentes. Dois anos depois da maior tragédia natural do país as autoridades não aprenderam mesmo. E o laudo da Polícia sobre a tragédia da Boate Kiss apontou o indiciamento de 16 pessoas dentre elas os sócios da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira. A tragédia matou 240 pessoas.


Professora é achada morta em carro no Parque da Cidade, em Brasília (Foto: Reprodução)

Um crime bárbaro chocou a pequena cidade de Barra do Piraí. A manicure Suzana do Carmo Figueiredo sequestrou e matou o pequeno João Felipe Bichara, de 6 anos. Em Brasília dois casos chocaram a sociedade. No dia 1º, Fernanda Grazielle Almeida Alves, de 25 anos foi morta pelo ex-marido a facadas. No dia 28 a professora Christiane Silva Matos de 37 anos foi encontrada morta no Parque da Cidade.


E o ENEM voltou a ser motivo de piada. Reportagem do jornal O Globo apontou uma sucessão de erros nas redações. Em duas redações que foram aprovadas foram acrescentados absurdos como receita para macarrão instantâneo e o hino do Palmeiras.


O cantor Udson Cadorini, da dupla Edson e Hudson foi preso duas vezes. Na primeira prisão, porte de arma de fogo, na segunda os agentes encontraram mais armas como uma pistola calibre 38, soco inglês e uma porção de maconha. Ele pagou fiança, foi libertado e jurou não pegar mais em armas.


Mistério na música. O cantor Alexandre Magno Abrão, o Chorão do grupo Charlie Brown Jr é encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Chorão era o líder do grupo que em 15 anos de carreira vendeu mais de 5 milhões de cópias de seus discos.

Cientistas estão perto de descobrir a tão sonhada cura da Aids. No começo deste mês foi divulgado um exame num menino de dois anos e meio que mostrou estar curado do vírus HIV. Ele tomou medicamentos retrovirais e não foi constatado nenhum sinal do vírus.


A jornalista Ana Paula Padrão rescinde seu contrato com a Rede Record e deixa a bancada do Jornal da Record. Ela alegou ter deixado a bancada para cuidar de suas empresas, mas o verdadeiro motivo foi a redução salarial. Adriana Araújo reassume seu posto na bancada ao lado de Celso Freitas. Em sua passagem participou das coberturas dos eventos esportivos e cometeu gafes, como a de confundir o telejornal de sua antiga emissora ao vivo.


A advogada Fernanda Keilula foi a grande vencedora do Big Brother 13. Ela ganhou o prêmio de R$1,5 milhão na final. A edição mais crazy do programa teve o retorno dos veteranos, mas foram os novatos que fizeram a final.


Problemas estruturais na cobertura fazem com que o estádio Engenhão seja interditado. O local construído para a realização dos Jogos Pan Americanos de 2007 foi fechado por falta de segurança pois as hastes correm o sério risco de desabar. As finais do Cariocão serão disputadas em Volta Redonda.


E a seleção brasileira continua devendo na segunda era Felipão. Em dois jogos, dois empates. O primeiro contra a Itália foi com gosto amargo. O time abriu 2 x 0 no primeiro tempo, mas os italianos chegaram ao empate no segundo tempo. No jogo contra a Rússia, o alívio só veio no fim com Fred que salvou a pele ao empatar o jogo.


Ele foi o fundador da CBA, transmitiu corridas e era pai de Emerson e Wilson Fittipaldi. Transmitiu ao vivo a inédita conquista de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. Aos 92 anos o Barão Wilson Fittipaldi deixa órfãos os fãs de automobilismo e o clã dos Fittipaldi perde seu mentor.


Uma das mais lindas vozes da MPB se cala no dia 20. O cantor Emílio Santiago morre em decorrência de problemas causados por um AVC. Em 40 anos de carreira gravou 30 álbins e ganhou 11 discos de ouro.

O mês ainda teve as mortes do empresário Leopoldo Collor de Mello, do milionário russo Boris Berezovsky, acusado de lavagem de dinheiro e da estilista Clô Orozco.

Em abril tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários