Buscando seu reerguimento a Fórmula Indy inicia neste domingo mais uma temporada tentando reencontrar a popularidade perdida por conta da cisão entre a antiga CART e Tony George, que originou a Indy Racing League e a antiga Fórmula Mundial, mas as regras criadas pela IRL só confundem o torcedor, mas ao mesmo tempo busca - se uma forma de inovar. Para este ano várias novidades no pacote técnico e de competição prometem trazer mais emoção às corridas. No pacote esportivo fica limitado o uso do push to pass para dez acionamentos por prova sem direito a escolher quantos segundos usar, nas pistas mistas o uso fica limitado a 20 segundos, a manutenção dos motores passou para 3200 quilômetros e cinco corridas, o limite de velocidade no pitlane passa a ser ajustado: para ovais o limite é de 60 mph (96 km/h) e nos mistos 50 mph (80 km/h). Na parte técnica foram incluídas duas peças laterais no interior do cockpit, os discos de freio terão protetores que passarão a ser obrigatórios em todos os tipos de pistas e a pressão aerodinâmica dos carros ficou limitada no mesmo nível do ano passado. Em relação às provas, três corridas terão rodada dupla: Houston, Detroit e Toronto e haverá a volta da Tríplice Coroa dos Superspeedways, que dará ao vencedor o prêmio de US$ 1 milhão caso vença as três corridas de 500 milhas (Indianápolis, Pocono e Fontana), só que a prova de Pocono terá 400 milhas em função da TV. O circuito oval da Pensilvânia volta a figurar no calendário depois de 24 anos de ausência. Ao todo serão 19 corridas.
Etapa | Nome | Circuito | Tipo | Extensão | Voltas |
1 | Honda GP of St. Petersburg | São Petersburgo | misto de rua | 2,88 km | 110 |
2 | Honda Indy GP of Alabama | Barber | misto permanente | 3,808 km | 90 |
3 | Toyota GP of Long Beach | Long Beach | misto de rua | 3,136 km | 80 |
4 | Itaipava São Paulo Indy 300 | Anhembi | misto de rua | 4,048 km | 75 |
5 | 500 Milhas de Indianápolis | Indianápolis | oval | 2,5 milhas | 200 |
6 | Chevrolet Indy Dual in Detroit | Detroit | misto de rua | 3,744 km | 70 |
7 | Chevrolet Indy Dual in Detroit 2 | Detroit | misto de rua | 3,744 km | 70 |
8 | Firestone 550 | Texas | oval | 1,5 milha | 228 |
9 | Milwaukee IndyFest | Milwaukee | oval | 1 milha | 250 |
10 | Iowa Cor Indy 250 | Iowa | oval | 0,875 milha | 250 |
11 | Pocono IndyCar 400 | Pocono | oval | 2,5 milhas | 160 |
12 | Honda Indy Toronto Race 1 | Toronto | misto de rua | 2,824 km | 85 |
13 | Honda Indy Toronto Race 2 | Toronto | misto de rua | 2,824 km | 85 |
14 | Honda Indy 200 at Mid-Ohio | Mid-Ohio | misto permanente | 3,6 km | 90 |
15 | GoPro GP of Sonoma | Sonoma | misto permanente | 3,808 km | 85 |
16 | GP of Baltimore | Baltimore | misto de rua | 3,264 km | 75 |
17 | Shell and Pennzoil GP of Houston Race 1 | Houston | misto de rua | 2,72 km | 90 |
18 | Shell and Pennzoil GP of Houston Race 2 | Houston | misto de rua | 2,72 km | 90 |
19 | MAVTV 500 | Fontana | oval | 2 milhas | 200 |
Entre os pilotos e equipes, a expectativa segue para ver mais uma disputa entre Penske, Chip Ganassi e Andretti, que dominam o campeonato desde 2003. O americano Ryan Hunter Reay, da Andretti é um dos candidatos ao título, pois é o atual campeão e lidera o time de Michael Andretti. No ano passado seu desempenho em ovais foi fundamental para conquistar o título inédito. Na Ganassi, Dario Franchitti, tetracampeão da categoria tenta voltar à boa forma, já que não fez um bom campeonato em 2012 pois encontrou dificuldades em se adaptar ao novo carro da Dallara, ao contrário de Scott Dixon que se adaptou rapidamente ao DW12. Na Penske, o ano será de por fim à maldição do quase que vem atormentando o australiano Will Power. Nos últimos três anos, Power esteve com a faca e o queijo na mão, mas na hora de saborear sempre um probleminha nos ovais tirava o título. Se nos ovais ainda peca, nos mistos ele é uma fera e tanto, mas depois que mudar o tipo de pista e virar pra esquerda tudo pode acontecer.
O Brasil vai pra pista com dois representantes: Hélio Castroneves e Tony Kanaan. Helinho chegou perto de ganhar o título da categoria em 2008, mas seu foco principal é ganhar pela quarta vez as 500 milhas de Indianápolis, para depois ter melhor consistência pra brigar pelo título, já Kanaan, campeão de 2004 luta contra a estrutura precária da KV para obter melhores resultados. O Brasil terá ainda Bia Figueiredo que tenta se firmar pois correrá a primeira corrida e busca acordo para participar de mais corridas. O Blog de knunes vai acompanhar a saga de 30 pilotos na busca pelo título da temporada.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.