Bento XVI renuncia ao pontificado e novo papa só na Páscoa





Alegando idade avançada e por não ter mais forças pra cumprir seus deveres, o papa Bento XVI anunciou na manhã desta segunda que renuncia ao mandato de papa. Aos 85 anos, o alemão Joseph Ratzinger tomou a decisão para o bem da igreja. A renúncia ocorrerá até o dia 28 de fevereiro, segundo informações da SKY News. Esta é a segunda vez que um papa da Igreja Católica renuncia ao mandato e a primeira em seis séculos. Escolhido no conclave como sucessor do Papa João Paulo II, morto em abril de 2005, Bento XVI em quase oito anos de pontificado buscou ser um papa mais inclusivo. Ele sempre foi contra a homossexualidade e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Mesmo tendo posição conservadora, Bento XVI se aproximou de outras religiões realizando encontros com diversas lideranças religiosas. Foi em seu pontificado que estourou o escândalo de pedofilia dentro da Igreja. Em maio de 2007 visitou o Brasil e durante cinco dias discursou sobre ideias defendidas pela Igreja. Foi durante esta visita que o Frei Galvão foi canonizado santo.

Aqui está a íntegra do comunicado:

"Queridísimos irmãos, Convoquei-os a este Consistório, não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino. Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando. No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado. Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao Ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005, de modo que, desde 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro ficará vaga e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice. Queridísimos irmãos, lhes dou as graças de coração por todo o amor e o trabalho com que levastes junto a mim o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora, confiamos à Igreja o cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista com sua materna bondade os Cardeais a escolherem o novo Sumo Pontífice. Quanto ao que diz respeito a mim, também no futuro, gostaria de servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.

Depois que o anúncio da renúncia for oficializado começará o conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI. Provavelmente o novo papa será escolhido até a Páscoa.

Postar um comentário

0 Comentários