Retrospectiva 2012: Um ano de glória para o Corinthians, de festa pro Fluminense, de fracasso para o Flamengo e de pesadelo para o Palmeiras

Para fechar a Retrospectiva 2012 o futebol em um ano cheio de emoções. O ano nos gramados foi inesquecível para um bando de loucos extasiados que comemoraram dois títulos importantes ganhando a América e pintando o mundo em preto e branco, o Brasil foi tricolor e cheio de pesadelos para os alviverdes que foram rebaixados de novo e cheio de problemas para rubro negros. Na Europa, a Espanha segue ditando o rumo entre as seleções. E uma mudança de ares na CBF e no comando da seleção.

Estaduais garantem emoção 







Estaduais agitaram o país no começo do ano: Santos de Neymar, Fluminense, Ceilândia, Atlético Mineiro, Internacional e Coritiba fizeram a festa em seus estados

O ano de 2012 começou agitado com os campeonatos estaduais. De janeiro a maio emoção não faltou nos quatro cantos do Brasil. Na região Nordeste, destaque para o título baiano conquistado pelo Bahia depois de 11 anos em dois resultados iguais contra o Vitória. Em Pernambuco deu Santa Cruz que conquistou o bicampeonato consecutivo, assim como Ceará que foi bicampeão cearense. O Internacional de Porto Alegre comemorou seu bicampeonato no Rio Grande do Sul, aliás seu único bom momento no ano. No Paraná, o Coritiba conquistou o tricampeonato seguido e em Santa Catarina deu Avaí. Em Goiás o titulo da temporada foi do Goiás Esporte Clube. Aqui no Distrito Federal deu Ceilândia que ganhou seu segundo título em três anos. No campeonato mineiro o campeão invicto foi o Atlético Mineiro que derrotou o América Mineiro que completou 100 anos em 2012. No campeonato paulista, quem deu a bola de novo foi o Santos que comemorou também seu centenário com o tri estadual. E no campeonato carioca, o Fluminense conquistou seu 31º título estadual ao derrotar o Botafogo em dois jogos.

O Fim de uma era na CBF

Ricardo Teixeira deixa o comando da CBF após 23 anos na presidência da entidade

Ricardo Teixeira caiu e deixou a presidência da CBF

2012 representou o final de uma era na CBF. Após 23 anos caiu a máscara para Ricardo Teixeira. Ele resolveu abrir mão do cargo de presidente da entidade e renunciou ao mandato. Acusado de corrupção, Ricardo Teixeira havia se licenciado por problemas de saúde e resolveu sair do comando. Assume então o cargo José Maria Marin que no começo do ano foi flagrado ao embolsar uma medalha durante a premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Teixeira em sua carta de despedida reclamou das críticas e a subvalorização dos títulos.

La Furia é quem manda na Europa

Espanha itália final campeã eurocopa (Foto: Agência Getty Images)

Seleção da Espanha segue mandando no futebol mundial e em 2012 mais um título europeu na conta 

A Espanha segue mandando ver no futebol mundial. Líder do ranking da FIFA, a seleção espanhola provou ser mesmo a equipe a ser batida na Copa de 2014 ao ganhar o bicampeonato da Eurocopa realizada em junho na Polônia e na Ucrânia. Foi o terceiro título em quatro anos e o bi da Euro veio após um passeio em cima da Itália com um futebol à Barcelona.

Um ano mágico para Messi

Messi comemora gol do Barcelona contra o Betis (Foto: AFP)

Messi segue sem limites: 91 gols em 2012

Lionel Messi fez história em 2012. O craque argentino termina o ano com o recorde de gols marcados na temporada. Foram 91 vezes que ele balançou as redes, superando a marca de Gerd Müler e de quebra é o grande favorito para levar mais uma Bola de Ouro da FIFA.

Quem se deu bem na Europa

Nos campeonatos nacionais pela Europa os campeões foram esses:


- Alemanha: O Borussia Dortmund ficou com o bicampeonato alemão
- França: O campeão francês foi o Montpellier
- Inglaterra: O Manchester City quebrou o jejum de 44 anos sem títulos e ficou com o título inglês
- Itália: A Juventus levou o título italiano numa temporada de reerguimento depois de ser rebaixada.
- Espanha: Não deu pro Barça. O título da temporada foi pro Real Madrid.

CENA DO ANO

fabrice muamba bolton desmaia em campo (Foto: Getty Images)

Numa partida pelo campeonato inglês entre Bolton e Tottenham, disputada em 17 de março, o meio campo Fabrice Muamba desabou no gramado e por quase 1 hora e meia foi clinicamente morto, mas ele se recuperou e foi forçado a deixar precocemente os gramados. A mesma sorte não teve o jogador Piermario Morosini, do Livorno que acabou morrendo um mês depois.

Pep Guardiola sai do Barça

pep guardiola barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)

Guardiola deixou o Barcelona para um ano sabático nos EUA

O técnico que foi sinônimo de futebol bem jogado resolveu tirar férias. Pep Guardiola, treinador que levou o Barcelona em um novo patamar deixou o time em abril depois de conquistar 14 títulos. Ele virou alvo dos boleiros durante o ano e chegou a ser sondado pra dirigir a seleção brasileira.

Chelsea leva a Liga dos Campeões

Jogadores do Chelsea erguem a taça (Foto: Reuters)

Chelsea finalmente conquista título na Liga dos Campeões

O Chelsea foi o responsável por tirar o todo poderoso Barcelona da final da Liga dos Campeões. Do outro lado o Bayern de Munique jogava em casa. No dia 19 de maio as duas equipes fizeram a final da Liga no Allianz Arena. Os alemães saíram na frente, mas tiveram a chance de matar o jogo, só que Peter Cech defendeu a penalidade e no fim da partida os Blues chegaram ao empate com Didier Drogba. O jogo foi nervoso na prorrogação e a decisão foi para os pênaltis onde Cech teve sorte ao defender o pênalti de Olic e a bomba de Schweinsteiger parar na trave. Coube a Drogba dar o título aos Blues. Foi o primeiro título da história do time inglês.

São Paulo volta a ganhar um título




Lucas marcou seu gol e se despediu do tricolor com um título que foi manchado pela catimba argentina

O São Paulo conquistou novamente um título depois de quatro anos de jejum. O tricolor do Morumbi ganhou a Copa Sul Americana, mas de forma confusa. Na decisão no Morumbi os argentinos do Tigre não voltaram para o segundo tempo. Na primeira partida, na Argentina, o jogo terminou em 0 x 0, mas ficou marcado pela expulsão de Luís Fabiano logo no começo da partida. Na volta, o São Paulo tratou de jogar bola e precisou de apenas um tempo pra vencer o jogo por 2 x 0, gols de Lucas e Osvaldo. A partida foi suspensa pois os jogadores do Tigre acusaram os seguranças de terem agredido. Como o juiz esperou meia hora para voltarem, o título ficou com o São Paulo. Foi o segundo título brasileiro na Copa Sul Americana.

Um ano complicado para o torcedor do Flamengo

Eduardo Bandeira posse novo presidente do Flamengo Patrícia Amorim (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)

Patrícia Amorim passa o bastão para Bandeira de Mello: Flamengo teve um péssimo ano dentro e fora de campo

2012 não deixará saudades para o torcedor rubro negro. Um ano confuso dentro e fora de campo que começou mal. Na pré temporada, Ronaldinho Gaúcho foi flagrado pulando a cerca e o técnico Vanderlei Luxemburgo não gostou. Ele acabou sendo demitido logo depois da vitória sobre o Real Potosí pela Pré Libertadores. Joel Santana assumiu o time e nem mesmo a prancheta deu jeito. O time acabou sendo eliminado da Taça Libertadores na fase de grupos quando o time perdeu a classificação depois de duas bobeiras contra Emelec e Olímpia. No campeonato estadual, o time foi eliminado pelo Vasco. O time ficou um mês sem jogar e só voltou no Brasileirão. Na competição nacional, o time fez uma campanha irregular, esteve perto de entrar pra zona de rebaixamento, mas no fim se salvou e terminou na 11ª colocação. O Imperador Adriano voltou ao clube, mas nem sequer jogou uma partida e foi demitido por justa causa. Entre as revelações, destaque para Adryan e Matheus. Fora de campo, a presidência de Patrícia Amorim não deixará saudades. Acusada de usar interesses pessoais no cargo de vereadora, ela não foi reeleita. O novo presidente do clube será Eduardo Bandeira de Mello da Chapa Azul. Para 2013 uma nova diretoria foi montada tendo como diretor de futebol Paulo Pelaipe, ex- Grêmio e um contrato com a fornecedora de material esportivo Adidas. Zinho acabou deixando o cargo por não concordar com a redução de seu salário.

Palmeiras leva a Copa do Brasil


Palmeiras ergue a taça, mas no segundo semestre acabou caindo pra Série B

Depois de 14 anos o Palmeiras voltou a ganhar um título nacional de expressão. O alviverde ganhou a Copa do Brasil com uma campanha invicta. Na decisão contra o Coritiba, vitória por 2 x 0 e empate por 1 x 1 deram o segundo título da competição que teve seu último ano disputado no antigo sistema. A partir de 2013 a competição ficará mais difícil e durará oito meses começando em abril e terminando em novembro e terá a presença dos times que disputarão a Libertadores.

Brasil mantém hegemonia no futsal

falcao brasil campeao Brasil Espanha Mundial de Futsal (Foto: AFP)

Falcão superou lesão e paralisia para dar mais um título ao futsal do Brasil

O Brasil segue firme na hegemonia no futsal. No Mundial da Tailândia, disputado em novembro a seleção brasileira chegou ao sétimo título mundial derrotando a seleção da Espanha por 3 x 2, com gol marcado a 19 segundos do fim com Neto. Falcão brilhou muito superando uma lesão e uma paralisia facial sendo de fundamental importância na conquista do hepta.

Os novos emergentes vencem tudo




Sampaio Corrêa e Oeste ficaram com os títulos nas Séries C e D

No Campeonato Brasileiro das séries C e D os emergentes é quem se deram bem. Na Série D, o campeão foi o Sampaio Corrêa do Maranhão, que conquistou o título invicto derrotando o CRAC em dois jogos. Ambas subiram pra C juntamente de Mogi Mirim e Baraúnas. Na terceirona, o título foi do Oeste de Itápolis que venceu o Icasa na final conquistando seu primeiro título de expressão nacional. As duas equipes juntamente do Paysandu e da Chapecoense subiram pra Série B. Pros times de Brasília, 2012 foi mais um ano ruim. O Brasiliense por muito pouco não cai pra Série D. O time se salvou da degola na última rodada. Na Série D, Ceilândia e Sobradinho não foram longe. O Leão da Serra entrou no lugar do Luziânia e com um time montado às pressas não passou da primeira fase, já o Gato Preto parou no Macaé e foi eliminado nas oitavas.

Volta dos frequentadores da elite agita Série B


Goiás volta à Série A depois de dois anos

A Série B de 2012 foi a volta por cima para quatro times que são frequentadores assíduos na Série A. Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense e Vitória suaram a camisa para garantirem o tão sonhado acesso à elite do futebol. Numa competição equilibrada, a decisão acabou ficando pra última rodada. O campeão foi o Goiás. Com uma sensacional arrancada na metade do torneio o esmeraldino assegurou o título vencendo o Joinville na partida final e conquistou o seu segundo título na segundona e retorna depois de dois anos. O Criciúma foi o vice campeão com uma sensacional campanha: vitórias dentro e fora do Heriberto Hulse além dos gols de Zé Carlos que foi o artilheiro da competição com 27 gols e retorna depois de oito anos. O Vitória esteve perto de ficar de fora, mas nas rodadas finais garantiu seu acesso sem sustos e o Atlético Paranaense foi o único dos quatro rebaixados de 2011 que conseguiu seu acesso de forma rápida. Foram rebaixadas as equipes do Guarani, CRB, Ipatinga e Grêmio Barueri.

Eficácia campeã: Fluminense conquista o tetracampeonato brasileiro


Fred com a taça de campeão: Fluminense mostrou eficiência na hora certa e ficou com o título brasileiro

Foi um campeonato emocionante, bem disputado e no final prevaleceu a eficácia. Assim, o Fluminense se sagrou tetracampeão brasileiro num campeonato eletrizante. Tendo como pilares da campanha o goleiro Diego Cavalieri, os atacantes Wellington Nem e Fred e o técnico Abel Braga o Fluminense somou 76 pontos, a segunda melhor campanha desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes. Foi um campeonato de dois turnos distintos. No primeiro turno, o Atlético Mineiro voava em campo. Com Ronaldinho Gaúcho recuperando o bom futebol, Bernard explodindo como revelação e Jô marcando seus gols, o Galo fez uma campanha irrepreensível chegando a 80% de aproveitamento, só que o Fluminense estava à espera de um vacilo do Galo no segundo turno. Na 22ª rodada, o Fluminense assumiu a liderança para não mais perder. O Atlético Mineiro que liderou por 15 rodadas perdeu fôlego, não a vontade. Buscou o título como pôde e foi recompensado com o vice campeonato. O Grêmio com um time acertado por Luxemburgo teve como destaques o meia Elano que recuperou seu futebol e o veterano Zé Roberto acabou terminando em terceiro.  O São Paulo fechou o campeonato em quarto lugar e foi dele o maior público do campeonato, quando foi apresentado Paulo Henrique Ganso. O Vasco começou o campeonato liderando as primeiras rodadas, mas com a venda de jogadores importantes não conseguiu repor à altura e acabou terminando na quinta colocação enfrentando problemas salariais. O Corinthians se recuperou do mau começo e terminou em sexto. O Botafogo trouxe o holandês Seedorf mas acabou em sétimo. O Internacional trouxe o uruguaio Forlán, mas decepcionou.

O craque do campeonato



Fred foi o grande nome da conquista do Fluminense. Com 20 gols foi o artilheiro do campeonato e eleito o melhor jogador da competição.

Da glória ao drama: A segunda queda alviverde


Palmeiras faz péssima campanha e cai novamente pra Série B dez anos depois

Do título da Copa do Brasil ao rebaixamento, foram 130 dias de drama para o torcedor palmeirense. Com uma péssima campanha ao longo do torneio, o Verdão foi novamente rebaixado para a Segunda Divisão dez anos depois. A equipe não conseguiu engrenar, mesmo com Felipão no comando. A diretoria demitiu Felipão e tirou da Ponte Preta o técnico Gilson Kleina, mas não adiantou. A cada rodada o drama só aumentava. No jogo contra o Internacional, a arbitragem anulou um gol de Barcos, que foi com a mão. Na 36ª rodada o rebaixamento foi sacramentado ao empatar com o Flamengo em 1 x 1 com gol de Vágner Love, que ironicamente esteve no time que subiu em 2003. A torcida não perdoou o novo rebaixamento apenas poupando alguns jogadores como Barcos, o Pirata que cumpriu a meta de marcar 27 gols no ano, mas não o suficiente para evitar o pior. Além do Palmeiras foram rebaixados o Sport de Recife que mal sentiu o gosto de jogar na Série A, o Atlético Goianiense que não resistiu a mais um ano na elite e o Figueirense que trocou quatro vezes de técnico terminando na lanterna.

Cai Mano e Felipão assume o comando da seleção

Felipão e Parreira apresentação seleção brasileira  (Foto: AP)

Felipão e Parreira: técnicos do tetra e do penta se unem para trazer o hexa

Em 2012 Mano Menezes deixou o comando da seleção depois de 33 jogos. A temporada de Mano na seleção teve como único título o Superclássico das Américas. Em 13 partidas no ano sem contar a seleção olímpica, o Brasil venceu nove, empatou uma e perdeu três vezes, sendo duas contra a Argentina. Mano Menezes não agradava o presidente José Maria Marin e em uma reunião no final de novembro, a CBF decidiu demitir o técnico. Para o lugar de Mano assume Luis Felipe Scolari, o técnico do penta tendo como coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, o técnico do tetra. E Felipão terá menos tempo para montar um time, pois 2013 será um ano importante já que teremos a Copa das Confederações. No sorteio realizado no começo de dezembro o Brasil caiu no grupo A tendo como adversários México, Japão e Itália.

MICO DO ANO


O estádio de Resistencia seria palco do segundo jogo do Superclássico das Américas, mas um problema na rede elétrica acabou cancelando o jogo num mico monumental.

As obras nos estádios da Copa de 2014 avançam e dois estádios são inaugurados no final do ano. O Castelão, em Fortaleza é o primeiro estádio pronto para o mundial, no dia 21 o Mineirão reformado é inaugurado. A Arena Grêmio foi inaugurada oficialmente no dia 8, mas o estádio não faz parte dos locais que receberão jogos da Copa.

O TIME DO ANO: CORINTHIANS CONQUISTA O MUNDO E A AMÉRICA

O ano de 2012 ficará marcado na história do Sport Club Corinthians Paulista. Cinco anos depois de ser rebaixado pra Série B, o Timão coroa uma histórica volta por cima conquistando os dois títulos mais importantes da sua história.


Alessandro ergue a taça da conquista da Libertadores: Timão tem ano pra entrar na história

A primeira grande conquista foi a Libertadores. Depois de várias tentativas, finalmente o Timão conquistou o tão sonhado título continental. Com uma campanha indiscutível o Corinthians chegou a seu primeiro título com luta e sofrimento. Depois de uma tranquila primeira fase,o Timão passou fácil pelo Emelec nas oitavas, depois contra o Vasco nas quartas um duelo tenso. Dois heróis foram destaque no jogo da volta. O goleiro Cássio se firmava de vez ao realizar uma defesa difícil e Paulinho levou a loucura os torcedores ao marcar de cabeça o gol da suada vitória. Na semifinal, outro time brasileiro, o Santos de Neymar. No primeiro jogo, brilhou a estrela de Emerson Sheik que marcou um golaço, na volta, Neymar abriu o placar, mas na segunda etapa logo no começo, o Timão chegava ao empate com Danilo. O Corinthians chegava à final.



Romarinho calou a Bombonera e Sheik mostrou estar na hora certa e no lugar certo ao marcar os dois gols do título inédito da Libertadores

O adversário na final era o temido Boca Juniors da Argentina. O primeiro jogo foi no estádio da Bombonera. O Corinthians não se intimidou e arrancou um suado empate graças a Romarinho que marcou o  gol que colocou o time em boas condições de levar o título. Na noite de 4 de julho, o Pacaembu estava lotado e empurrado pela torcida, o Corinthians arrancou para o título. Emerson Sheik mostrou porque era predestinado ao marcar os dois gols do tão sonhado título corintiano. Pronto, a América era do Timão.

O desafio da vez seria o Mundial de Clubes no Japão. A torcida numa demonstração de carinho foi até o Aeroporto de Congonhas para dar seu apoio ao time. O Japão foi tomado de assalto pelos torcedores corintianos e essa louca paixão foi colocada à prova no jogo de estreia contra o Al Ahly em Toyota. O estádio se transformou em um segundo Pacaembu e mesmo jogando mal, o Timão venceu com gol de Paolo Guerrero.





Guerrero foi o herói da conquista ao marcar o gol do título contra o Chelsea e a taça foi levantada por Alessandro

Só faltava o Chelsea. Os ingleses atropelaram o Monterrey, mas pararam em Cássio. O goleiro corintiano foi um gigante no gol, pegando tudo. O Timão jogava com raça e no segundo tempo chegou ao gol. Numa jogada que começou com Paulinho, Danilo chutou em cima de Cech, a bola desviou e o predestinado Guerrero cabeceou para marcar o gol que levou à loucura milhares de torcedores no Japão, em São Paulo e no Brasil. Corinthians era bicampeão mundial de clubes coroando um ano inesquecível.

Neymar cada vez melhor


Neymar teve mais um ano cheio de gols com a camisa santista

Neymar seguiu ditando moda no futebol brasileiro em 2012. Com seus gols ajudou o Santos a vencer dois títulos: campeão paulista e campeão da Recopa. Nas comemorações, ele dançou o Tchu Tcha de João Lucas e Marcelo. O jogador esteve brilhando na seleção, pena que não pode fazer nada para trazer o ouro olímpico em Londres. Um dos maus momentos foi o pênalti na Lua em amistoso contra a Colômbia. Dentre os bons momentos, um golaço contra o Inter pela Libertadores (concorrerá ao Prêmio Puskas novamente, pois venceu em 2012 pelo golaço contra o Flamengo) e outro contra o Atlético Mineiro pelo Brasileirão. Nesses dois gols, ele pegou a bola do meio campo e saiu enfileirando os rivais. Contra o Cruzeiro ele fez os torcedores rivais aplaudirem sua mágica atuação.. Fora dos campos foi apontado como affair da atriz Bruna Marquezine.

A retrospectiva 2012 termina aqui. Amanhã, último dia de 2012 tem o pacotão especial de despedida com São Silvestre, calendários de eventos e das provas automobilísticas, as perspectivas para 2013, o resumo dos fatos de dezembro, o balanço do blog no ano e a mensagem de fim de ano.

Postar um comentário

0 Comentários