Retrospectiva 2012: Avenida Brasil empolga, Record e suas trapalhadas e Rede TV! mergulha na crise

A Retrospectiva 2012 continua e hoje é dia de falarmos sobre televisão. Num ano em que Record e Rede TV! mergulham na crise, Avenida Brasil, novela exibida pela Globo contagia o país.


Novas experiências e polêmicas


Mulheres Ricas causou barulho durante a sua exibição e terá sua segunda temporada no começo de 2013

A Bandeirantes sob o comando do argentino Diego Guebel  começou o ano trazendo polêmica com o reality Mulheres Ricas onde cinco mulheres com alto poder aquisitivo mostravam sua realidade diante das câmeras. Exibido de janeiro à março nas noites de segunda, o reality ficou marcado pelas caras e bocas da socialite Val Marchiori que roubou a cena junto com Narcisa Tamborindeguy. A Bandeirantes ainda colocou José Luiz Datena no papel de apresentador de games. E deu certo. O Quem Fica em pé conquistou um público cativo e diferente do justiceiro do Brasil Urgente, o apresentador se mostrou mais à vontade. O ano da Bandeirantes ainda teve Adriane Galisteu mais uma vez fracassando. O Muito + até que começou bem no horário da tarde, mas depois caiu na audiência e saiu do ar em outubro. Outro programa que causou barulho foi o Conversa de Gente Grande de Marcelo Tas, mas saiu do ar com sete programas exibidos.



Pânico turbinou a audiência da emissora aos domingos e consagrou Nadja Haddad, a musa da Band

Depois de sair da Rede TV! por conta de salários atrasados, a turma do Pânico deu uma turbinada nas noites de domingo da Bandeirantes trazendo bons índices de audiência, mesmo mantendo a linha de humor que fazia na Rede TV!. Outra estreia que deu o que falar foi o esportivo Deu Olé, aos sábados com Felipe Andreoli, Paloma Tocci e Denilson. O ano foi também especial para Nadja Haddad, eleita a Musa da Band pelo programa Pânico e em breve com novo programa e para Ticiana Villas Boas, âncora do Jornal da Band que se casou com Joseley Batista, o maior fornecedor de carne bovina da América Latina. O restante da programação da emissora foi o mesmo: jornalismo, esporte e entretenimento.

Resultado de imagem para figura_redetv.jpg
Atolada na crise e em fracassos


Rafinha Bastos tentou inovar com o SNL Brasil, mas saiu do projeto

Já na Rede TV!, 2012 é um ano pra ser esquecido. A crise que era forte no ano passado se agravou. Salários atrasados, funcionários demitidos e programas que não emplacaram no Ibope. Assim, o canal de Amilcare Dallewo e Marcelo de Carvalho segue sua decadência. Logo no começo do ano dois fatos deram o tom do que seria o ano: a jornalista Rita Lisauskas foi demitida por justa causa e reclamou de salários atrasados, mesmo motivo da saída do programa Pânico, que detinha a maior audiência da emissora. Inconformados com a perda do Pânico, a emissora buscou Rafinha Bastos, que havia saído do CQC para comandar a versão brasileira do consagrado humorístico Saturday Night Live, mas a ideia nasceu errada. O programa original é exibido aos sábados e aqui no Brasil passou ao vivo no domingo à noite, justamente no horário mais concorrido da TV. O programa acabou não pegando e ele foi para a madrugada de sábado, já Rafinha deixou a emissora apenas sete meses depois. Outro programa lançado este ano foi o horrendo Sexo a 3, apresentado pelo excêntrico Robert Rey, o Dr. Hollywood. O programa lembrou a fase ruim da emissora, principalmente na época de João Kléber e o famigerado Teste de Fidelidade e saiu do ar sem deixar saudades. Outra tentativa foi trazer de volta o animador Gilberto Barros com o Sábado Total, uma releitura do antigo Sabadaço que fazia na Bandeirantes. No fim do ano a emissora lança dois novos programas: o humorístico Feira do Riso e o talk show de Luciana Gimenez, mas ao mesmo tempo inicia uma nova série de demissões, entre elas a jornalista Cláudia Barthel, mas na verdade ela renegociou seu contrato deixando a apresentação do Leitura Dinâmica que passou a ser de Érica Reis. Já os salários seguiram atrasando e em um verdadeiro tapa na cara de quem trabalha na emissora, o dono segue construindo mansões luxuosas. E pensar que a Manchete acabou assim, imagina se isso acontece na Rede TV!


Um erro atrás do outro num ano de trapalhadas

Um ano pra ser esquecido também na Rede Record. A emissora teve mais erros do que acertos em 2012. Dos acertos, destaque para Rei Davi, uma excelente minissérie bíblica reafirmando a emissora em séries bíblicas e para 2013 vem aí a história de José - De escravo a governador. Outro programa que agradou foi o talk show Roberto Justus +, pena que é exibido em horário tardio, aliás a grade voadora da Record faz lembrar o SBT nos anos 90: ninguém sabia qual horário passaria tal programa. Assim, os erros se sucederam e o SBT é quem agradece o desespero dos diretores e retomou a vice liderança.





A cobertura olímpica não teve a repercussão esperada, o Programa da Tarde não decola e Máscaras se perde na troca de horários por conta da famigerada Fazenda: um ano pra ser esquecido na Record

A grande aposta da emissora no ano foi a transmissão exclusiva das Olimpíadas de Londres. Mais de 320 profissionais foram enviados à Inglaterra e não fizeram feio, diferente do Pan os exageros diminuíram e a equipe fez o trabalho direitinho, pena que a repercussão foi mediana. O canal ficou algumas vezes á frente da Globo que fez uma cobertura razoável do evento. A teledramaturgia acabou sofrendo com as consequências e foi a área mais afetada pelas constantes mudanças. A novela Máscaras, de Lauro César Muniz sofreu com as constantes mudanças de horário e troca de diretor e saiu do ar três meses antes do previsto dando lugar à Balacobaco de Gisele Joras, já Rebelde, a novelinha teen também sofreu com a grade voadora ao mudar de horário 60 vezes e pra tristeza dos fãs saiu do ar mais cedo. Em setembro estreou o Programa da Tarde com Ana Hickmann e Britto Júnior tentando reeditar a parceira que deu certo no Hoje em Dia, mas nem os altos investimentos fizeram o programa decolar. O Tudo é Possível teve sua extinção decretada em dezembro. O Domingo Espetacular passou a ser exibido mais cedo fugindo da concorrência com o Fantástico por causa do novo horário de filmes blockbuster. O ano também foi pesado na Record News que teve 70% de seu quadro de funcionários demitidos e a maioria de seus programas extinta.



De volta à vice liderança

Depois de cinco anos, o SBT retomou o segundo lugar da Record, se aproveitando dos erros das rival. Sílvio Santos segue surpreendendo com seu festival de velharias que sempre dá certo. Um desses exemplos foi a pegadinha da menina fantasma, exibida em novembro. O vídeo revelou a atriz mirim Anna Lyvia Padilha, de 11 anos e já está reservada em Chiquititas, que será regravada no ano que vem. Mas o grande destaque ficou por conta de Carrossel.




Anna Lyvia Padilha ganhou notoriedade com pegadinha e assegurou um lugar em Chiquititas. Carrossel, por sua vez fez com que o canal recuperasse a vice liderança depois de cinco anos atrás da Record

A adaptação de Íris Abravanel deu certo que ajudou a emissora a recuperar o segundo lugar no Ibope. Dentre os destaques estão Larissa Manoela no papel da fútil Maria Joaquina, Maísa Silva no papel de Valéria e Jean Paulo Campos, o Cirilo. Ao contrário das outras emissoras que deletam contas, o canal lançou a campanha #Compartilhe. E o cheiro de naftalina continuou com a volta do Bozo.

Imagem relacionada

Experiências que deram certo e a coqueluche Avenida Brasil

A Rede Globo por sua vez apostou em novas experiências: algumas deram certo, outras não. Uma das apostas da temporada, o Casseta e Planeta Vai Fundo foi a grande decepção do ano. O humor dos Cassetas está ultrapassado infelizmente e as piadas sem graça fizeram o público fugir do programa que não deixará saudades. Outro humorístico que também não deixará saudades é Aventuras do Didi que sairá do ar em fevereiro assim como Os Caras de Pau. Entre as séries lançadas este ano, destaque para Louco por Elas com Du Moscovis e Deborah Secco, exibida às terças depois de Tapas e Beijos, Suburbia, com Erika Januza e Como aproveitar o fim do mundo. O Big Brother edição 2012 será lembrado pelo suposto caso de estupro do ex participante Daniel Echaniz em Monique Amin. Nada foi provado e o caso foi arquivado.


Fátima Bernardes trocou a seriedade da bancada pela descontração, mas o Encontro ainda passa por ajustes

Dentre as estreias deste ano, a grande expectativa foi para Fátima Bernardes. Depois de seis meses de espera, Fátima lançou em 25 de junho seu tão sonhado programa diário, o Encontro com Fátima Bernardes. O começo até que foi legal, mas a audiência se estabilizou nos 6,7 pontos e mesmo assim perde para os desenhos do SBT. Mesmo assim, Fátima mostra no palco uma desenvoltura diferente dos tempos da bancada do Jornal Nacional, bem mais à vontade. Outra estreia do ano foi para Pedro Bial que deixou as polêmicas do BBB para um papo cabeça no Na Moral.




The Voice se mostrou um acerto e acabou tendo como vencedora a brasiliense Ellen Oléria

Já o The Voice Brasil se mostrou um acerto e tanto na grade. O programa exibido na tarde de domingo revelou a brasiliense Ellen Oléria como a nova voz do país. Tiago Leifert mostrou que joga bem nas onze, comandou o programa com brilhantismo, mas quem mais chamou a atenção foram os técnicos: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Daniel e Cláudia Leitte roubaram a cena, mas no fim o programa correspondeu às expectativas.

A NOVELA DO ANO: O FENÔMENO AVENIDA BRASIL




As mulheres deram o tom: Adriana Esteves fez da Carminha uma vilã inesquecível, Débora Falabella defendeu bem o papel de Rita e a versátil Isis Valverde balançou o coração do machareado com a periguete Suelen

A novela que chamou a atenção do país entre março e outubro caiu no gosto popular. Avenida Brasil consagrou definitivamente João Emanuel Carneiro como um dos melhores autores da atualidade com uma trama de vingança, ação e emoção. A história de Nina/Rita em excelente atuação de Débora Falabella que quando criança foi jogada no lixão querendo se vingar daquela que jogou naquele lugar cativou o público. Adriana Esteves em perfeita atuação no papel da vilã Carminha fez de tudo pra acabar com a rival, aprontou das suas, foi desmascarada na frente de Tufão (Murilo Benício), foi presa, pagou pelos crimes e surpreendentemente perdoou Nina. Uma atuação digna das grandes atrizes. O elenco também teve como destaques José de Abreu brilhando no papel de Nilo, Marcos Caruso como Leleco, Isis Valverde no papel da periguete Suelen, Marcello Novaes no papel do vilão Max, Cacau Protássio como a empregada Zezé, Juliano Cazarré no papel de Adauto, José Loreto como Darkson e Débora Nascimento como Tessália. No ritmo do Oi oi oi, o país parou na noite de 19 de outubro para assistir ao último capítulo da novela que rendeu picos de 50 pontos sendo a maior audiência do ano na TV.



Cláudia Abreu com a sua Chayene foi um dos destaques da divertida Cheias de Charme

Outra novela que caiu no gosto do público foi Cheias de Charme, exibida ás 7 da noite entre abril e setembro. A história de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira contou a trajetória meteórica de três empregadas domésticas que viram cantoras da noite pro dia. As Empreguetes viraram febre nacional, mas quem roubou a cena foi Cláudia Abreu no papel da cantora Chayene e seus bordões impagáveis. Ao lado da curica Socorro interpretada por Titina Medeiros, Chayene fez de tudo pra separar as Empreguetes, mas no fim se uniu a elas. Uma novela divertida que foi além da ficção, pois a música Vida de Empreguete chegou a tocar nas rádios do país.


Juliana Paes não repetiu Sônia Braga e sua Gabriela ficou em segundo plano

Por outro lado a aposta nos remakes não colou. Primeiro, com Gabriela, adaptação de Walcyr Carrasco da obra de Jorge Amado. Diferente da personagem de Sônia Braga, a versão 2012 com Juliana Paes ficou em segundo plano, pois quem se destacou foi o núcleo do Coronel Ramiro Bastos, interpretado por Antônio Fagundes e para José Wilker e seu personagem que falou o bordão Hoje vou te usar. Já Guerra dos Sexos não empolga, quase 30 anos depois a trama não evolui.


Nanda Costa sofreu com a série de críticas ao seu desempenho como a Morena de Salve Jorge

Das atuais novelas, Lado a Lado é disparada a melhor, mas peca na audiência devido ao horário de verão, já Salve Jorge ainda não empolga. Nanda Costa, a protagonista da trama é alvo constante de críticas, pois existem comentários maldosos chamando - a de nada consta.

A Retrospectiva prosseguirá no sábado com os melhores da TV em 2012.

Postar um comentário

0 Comentários