Retrospectiva 2012: Ano agitado no mundo

A Retrospectiva 2012 prossegue e hoje é dia dos destaques internacionais. O ano começou com um naufrágio na Itália e termina com o choro de 26 famílias que choram pelos mortos de Newtown.

O navio que foi pro buraco

Navio Costa Concordia (foto) está parcialmente submerso desde janeiro deste ano

Naufragado o luxuoso navio virou atração turística: Francesco Schettino abandonou a embarcação e pretende escrever um livro

Era uma simples viagem de cruzeiro. O luxuoso navio Costa Concórdia com mais de 4200 pessoas a bordo naufragou ao se chocar com uma barreira de rochedos na região da Toscana. Tudo por negligência do capitão Francesco Schettino. Ele acabou sendo herói e vilão ao mesmo tempo, pois foi apontado como um dos responsáveis, se não o maior responsável pelo naufrágio do navio. Ele acabou abandonando a embarcação e não prestou socorro às vítimas. Ao todo 32 pessoas morreram. Ele foi afastado das funções e um dos áudios divulgados acabou fazendo sucesso. Um militar a frequência de rádio deu a bronca: "Vada a bordo, cazzo!". Mesmo afastado Schettino avisou que escreverá um livro onde dará sua versão ao acidente. O navio naufragado virou atração turística.

Egito em fúria


Manifestantes protestam na Praça Tahir: Egito vive dias de fúria

O Egito viveu dias de fúria no começo de fevereiro, quando uma partida do campeonato nacional foi suspensa depois que a violência começou com manifestantes se degladiando. Ao todo, 79 pessoas morreram. Em novembro, o país voltou a ser manchete por conta da ameaça do presidente Mohamed Mursi  ter plenos poderes levando os egípcios de volta à Praça Tahir, marco zero da Primavera Árabe do ano passado.

Brasileiro é morto na Austrália

O brasileiro Roberto Laudísio foi morto por policiais australianos no mês de março. Eles usaram a arma taser (uma arma de choque) para imobilizar o rapaz. Os agentes acusaram de ter roubado um pacote de biscoito de uma loja de conveniência.

Crise institucional no Paraguai


Fernando Lugo foi cassado e perdeu o mandato por mau desempenho na função de presidente paraguaio

O Paraguai passou por um momento de turbulência em junho quando Fernando Lugo que era presidente do país sofreu impeachment por mau desempenho nas funções. O julgamento foi recorde, durou cinco horas. Lugo bem que tentou se defender, mas o Congresso paraguaio acabou cassando o mandato dele. O vice Federico Franco assumiu o poder e convocou eleições gerais para abril do ano que vem.

Loucura insana no cinema



O cinema de Aurora foi isolado depois que James Holmes invadiu a sala e matou 12 inocentes na pré estreia do filme do Batman

Na madrugada de 20 de julho, James Holmes de 24 anos invadiu uma sala de um cinema onde era exibida a pré estreia do filme do Batman - O Cavaleiro das Trevas e abriu fogo matando 12 pessoas e deixando dezenas de feridos. Holmes foi preso sem resistência e levado à delegacia de Denver. O ano ainda teve outros atos insanos de atiradores como os ocorridos em Washington, Milwaukee e no Empire State de Nova York além é claro do massacre em Newtown.

O chavismo busca se perpetuar

Presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, celebra a vitória na sacada do Palácio Miraflores

Chávez vence, mas pode não tomar posse devido ao agravamento de seu estado de saúde

Na Venezuela, o chavismo deu mostras de que ainda tem força. Hugo Chávez foi reeleito em outubro para mais um mandato com mais de 54% dos votos contra 44% de Henrique Capriles. A vitória deixa Chávez mais tempo no poder, só que o câncer na região pélvica voltou a atacar Chávez que teve de se refugiar em Cuba e passar pela sua quarta cirurgia em um ano e meio. Nicolas Maduro assumiu o poder até que Chávez volte caso ele não tenha condições assume em definitivo até a convocação de novas eleições.

Um furacão de problemas


Caminhão do serviço de limpeza remove toneladas de lixo causadas pela passagem de Sandy

De furacão para supertempestade tropical, assim Sandy deixou um enorme rastro de destruição na cidade de Nova York e em toda Costa Leste dos Estados Unidos. O furacão matou 100 pessoas e deixou milhares de desabrigados e sem energia elétrica.

FATO DO ANO: A difícil reeleição de Obama



Obama vai às lágrimas e ao lado de uma das filhas acena no discurso da vitória em Chicago

Barack Obama conseguiu se reeleger, mas foi um páreo duríssimo, pois seu adversário, o republicano Mitt Romney deu enorme trabalho, mas as minorias foram responsáveis em dar a vitória ao democrata. Assim, Obama garante mais quatro anos no poder e espera um segundo mandato melhor que o primeiro. A complexa eleição americana não é como a brasileira, pois para um presidente ser eleito é preciso alcançar o maior número de delegados. Obama conquistou 305 delegados contra 200 de Romney. Durante a campanha várias gafes foram destaque. Uma delas mostra Mitt Romney criticando pessoas de baixa renda por não pagar impostos. Diferente de 2008 as redes sociais não tiveram o mesmo entusiasmo, mas ajudaram na reeleição de Obama. No discurso da vitória, às lágrimas, Obama disse que o melhor está por vir.

Um novo status para a Palestina


Palestinos comemoram nas ruas a conquista de novo estado observador pela ONU

Em novembro, a Palestina passou a ser o mais novo estado observador da ONU numa importante vitória para o presidente Mahmud Abbas. Mesmo enfrentando oposição de Estados Unidos e de Israel, a ONU aprovou a criação de um estado observador na Palestina com 138 votos à favor, 9 rejeições e 8 abstenções. A criação de um novo estado levou àrabes e israelenses a se enfrentarem por semanas na famigerada faixa de Gaza.

Horror e morte em Newtown



Newtown chorou pelos mortos assim como Obama: mais um crime em escola choca os americanos

A escola Sandy Hook nunca mais será a mesma depois dos ataques de um atirador na manhã de 14 de dezembro. O atirador Adam Lanza sacou uma arma e atirou em sua mãe. Logo depois iniciou o massacre que envolveu 20 crianças e seis adultos além do atirador que morreu na sequência.O incidente chocou o mundo e levou Obama às lagrimas ao criticar a questão do posse ilegal de armas.

Amanhã a retrospectiva prossegue com os destaques da televisão no ano.

Postar um comentário

0 Comentários