O Mês em Resumo: Obama garante sua reeleição, mensaleiros são condenados, Mano Menezes cai na seleção, Vettel fica com o tri da F1 e Fluminense conquista o tetracampeonato brasileiro

O quadro O Mês em Resumo apresenta agora os principais fatos do mês de novembro, um mês bastante agitado.


Com uma disputa acirrada, Barack Obama derrotou o republicano Mitt Romney e garantiu mais quatro anos na Casa Branca. Não foi fácil. Com 306 delegados, Obama segue como mandatário da nação mais poderosa do mundo.


No Oriente Médio uma nova crise entre israelenses e palestinos assolou novamente a região. A onda de violência atingiu a Faixa de Gaza. A morte do líder militar Ahmed Jabari e os bombardeios feitos pelo grupo Hamas duraram duas semanas. No dia 28 a Palestina foi aprovada como estado observador pela ONU. No Egito, o povo voltou a Praça Tahir, marco da Primavera Árabe de 2011, desta vez para protestar contra o presidente Mohamed Mursi, eleito em junho que pretende ampliar seus poderes.



No Brasil a onda de violência seguiu forte em São Paulo. Ao todo, 36 pessoas morreram em novembro. O aumento alarmante fez com que o governador Geraldo Alckmin trocasse o secretário de segurança que negava o crescimento assustador. A onda passou por Santa Catarina e vários ônibus foram queimados.


O STF determinou as penas dos mensaleiros que serão cumpridas depois do julgamento do mensalão. José Dirceu, o mentor do esquema ficará 10 anos e 10 meses na cadeia, o operador do esquema, o empresário Marcos Valério pegou 40 anos, Delúbio Soares ficará 8 anos, José Genoíno ficará 6 anos e João Paulo Cunha ficará 9 anos sendo o único deputado a ficar em regime fechado.


Joaquim Barbosa tomou posse como novo presidente do STF com direito a uma festa popular. Na festa, destaque para o ministro Luiz Fux que deu uma de guitarrista. Ainda no STF, Teori Zavacki tomou posse como novo ministro substituindo Cezar Peluso que se aposentou em setembro.


Um novo escândalo agita o governo. A Operação Porto Seguro descobriu um esquema de tráfico de influência e troca de pareceres para favorecer o governo. Os irmãos Paulo e Rubens Vieira foram presos. O número 2 da AGU José Weber Holanda se tornou suspeito de favorecer o senador Gilberto Miranda e Rosemary Nóvoa que era chefe do gabinete da Presidência em São Paulo foi exonerada.


O julgamento dos acusados pela morte de Eliza Samúdio agitou a cidade mineira de Contagem. O ex- goleiro Bruno conseguiu uma liminar, mas será julgado em março, já Macarrão, amigo do ex goleiro foi condenado a 15 anos por cárcere privado e sequestro.


A Record News passou por um enxugamento de pessoal. Em novembro 45 funcionários foram demitidos e a maioria dos programas foi encerrada. O Jornal da Record News de Heródoto Barbeiro sofreu redução na equipe com apenas dois produtores. A série de demissões é mais um capítulo no desastroso ano da Record.



Numa corrida sensacional cheia de alternativas, Sebastian Vettel se tornou tricampeão mundial de Fórmula 1 com o sexto lugar no Grande Prêmio do Brasil em Interlagos terminando o campeonato três pontos à frente de Fernando Alonso. Aos 25 anos, Vettel se tornou o mais jovem tricampeão da história.


Na Fórmula Truck, o paranaense Leandro Totti ficou com o título brasileiro com uma sensacional atuação na etapa de Curitiba onde saiu de trás para vencer. Totti havia ganho o título sul americano em setembro.
















A NASCAR tem um novo rei. Brad Keselowski se sagrou campeão da Sprint Cup em sua terceira temporada. O título veio depois que Jimmie Johnson teve problemas na transmissão e abandonou. O título também marcou a despedida da Dodge que sai da categoria. Na Truck Series, James Buescher foi o campeão e na Nationwide, Ricky Stenhouse Jr levou o bicampeonato.



Fim da linha para Mano Menezes. Nem mesmo o bicampeonato do Superclássico das Américas salvou a pele do técnico que foi demitido pela CBF. Para o lugar de Mano, a CBF trouxe o técnico do penta Luiz Felipe Scolari. Felipão terá a seu lado Carlos Alberto Parreira, o técnico do tetra como coordenador técnico. Andrés Sanchez deixou o cargo de diretor de seleções que foi extinto.


O Goiás foi o campeão da Série B do campeonato brasileiro garantindo seu acesso depois de dois anos. Quem também subiu foi o Vitória, Criciúma e o Atlético Paranaense. Foram rebaixados o Guarani, o CRB, o Ipatinga e o Grêmio Barueri.



O Brasil foi pintado de pó de arroz, pois o Fluminense foi o campeão brasileiro de 2012 com três rodadas de antecipação. A conquista veio em vitória sobre o Palmeiras por 3 x 2. Fred foi o herói da conquista marcando o gol do título.


Falando em Palmeiras, o alviverde voltou a ser rebaixado dez anos depois. O time precisava vencer o jogo contra o Flamengo, mas empatou em 1 x 1 e com o empate entre Portuguesa e Grêmio caiu pra Série B dez anos depois.


Pela sétima vez o futsal do Brasil ganhou o título mundial. Na final contra a Espanha, Neto marcou um gol a 19 segundos do fim e deu o título ao Brasil. Foi a despedida de Falcão das quadras com a camisa da seleção brasileira.


O ator e diretor Marcos Paulo morreu no dia 11 de novembro, vítima de embolia pulmonar. mesmo diagnosticado com um câncer no esôfago, o ator vinha de saúde perfeita e seguia trabalhando. Na carreira dirigiu 15 novelas e atuou em 37, no ano passado foi diretor de Assalto ao Banco Central.


O samba ficou atravessado na Mangueira com a morte no dia 12 de Delegado, o mais antigo mestre sala da escola. Durante 36 anos ele levou a nota máxima no quesito mestre sala e porta bandeira.


O saltador Nélson Prudêncio morreu no dia 23 vítima de câncer no pulmão. Prudêncio foi o sucessor de Adhemar Ferreira da Silva conquistando duas medalhas olímpicas: prata no México e bronze em Munique.


O ator Larry Hagman ficou conhecido no Brasil pelo vilão J.R, da série Dallas, exibida no Brasil na década de 80, um outro papel marcante foi o major Nelson de Jeannie é um Gênio. Ele morreu no dia 23 devido a um câncer na garganta.


O jornalista Joelmir Beting morreu no dia 29 de novembro aos 75 anos depois de sofrer um AVE. Em 55 anos de carreira foi um dos maiores jornalistas econômicos do país explicando de forma simples o complicado mundo econômico. Palmeirense fanático criou a expressão gol de placa, designada para quem faz um golaço, mas foi falando sobre o economês que ficou conhecido em todo país através de sua coluna diária em uma centena de jornais brasileiros e também na TV.

Em dezembro tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
E aê, beleza?!

Este mês teve destaque para os esportes, como os Campeões Brasileiros de cada série, o Tri de Vettel, a queda de Mano e o título Mundial merecido da nossa Seleção de Futsal. E também destaques ruins, como a onda de violência terrível em São Paulo e a morte de Joelmir Beting.

Abraços.

BOLA FURADA D'OR 2012