O mês em resumo: Americanos choram pelos mortos de Newtown, Brasil perde Niemeyer e Corinthians conquista o mundo

O último resumo dos fatos mensais de 2012 traz como destaques a tragédia de Newtown que abalou os EUA, a morte de Oscar Niemeyer e a consagração do Corinthians, bicampeão mundial de clubes.




No dia 14 de dezembro a cidade de Newtown, em Connecticut entrou pra história de forma negativa. Adam Lanza, de 20 anos atirou em dezenas de pessoas dentro da escola primária Sandy Hook matando 26 pessoas e cometendo suicídio depois. O crime chocou a sociedade americana e fez a população lembrar de casos anteriores como os ocorridos em Columbine, Virginia Tech e outros fazendo reacender o debate sobre o controle de armas. O caso levou às lágrimas o presidente Obama.

Ministro Joaquim Barbosa no plenário do STF

Depois de 53 sessões terminou o julgamento do mensalão. O STF concluiu os trabalhos e o presidente do STF Joaquim Barbosa rejeitou pedido de prisão para os réus condenados, com isso os condenados só irão cumprir suas penas quando não houver qualquer chance de recurso no STF, pois falta a decisão ser publicada no Diário Oficial.

Imagem de 22 de novembro de 2012 mostra o casal Andressa Mendonça e Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, circula no Instagram. A publicação foi feita pela mulher do contraventor logo após ele deixar o penitenciária da Papuda, em Brasília, na quarta-feira (20). Os dois aparecem abraçados e sorridentes em um posto de gasolina da capital federal

E a CPI do Cachoeira terminou adivinhem, em pizza. O relatório do deputado Odair Cunha foi rejeitado por 18 votos contra e 16 a favor. A oposição aprovou um relatório alternativo do deputado Luiz Pitiman (PMDB - DF) de apenas duas páginas. E o bicheiro se casou com Andressa Mendonça numa cerimônia discreta.

E o Congresso fechou o ano sem aprovar mais de 3 mil vetos presidenciais. A análise dos vetos ficou pra fevereiro do ano que vem numa tremenda falta de vergonha na cara. Tudo para derrubar o veto parcial da presidenta Dilma Rousseff à lei dos royalties do petróleo.

E o mundo não acabou. A profecia do calendário maia não passou de uma tremenda piada, pois seguimos nossa vida normal.


Hugo Chávez voltou ao hospital em dezembro. O presidente venezuelano voltou para Cuba para passar pela quarta cirurgia para se tratar contra um câncer na região pélvica. O seu estado de saúde se complicou e Caracas não terá as comemorações de fim de ano.


É de Brasília a grande vencedora do The Voice. Ellen Oléria levou pra casa o prêmio de R$ 500 mil, um carro zero e um contrato com a gravadora Universal Music.


Cacá Bueno ficou com o título da Stock Car 2012. Na Corrida do Milhão disputada no dia 9, ele ficou sem o milhão, mas ficou com o pentacampeonato se tornando o segundo maior vencedor da história ficando atrás apenas de Ingo Hoffman que venceu 12 campeonatos.


Na Copa Sul Americana, o São Paulo se sagrou campeão, mas foi um título manchado pela catimba dos argentinos do Tigre. Na primeira partida, a violência deu o tom e Luís Fabiano foi expulso. No jogo da volta no Morumbi, o tricolor jogou bola e venceu o jogo por 2 x 0. Lucas fez seu gol em sua despedida. no intervalo, jogadores do Tigre se estranharam com os seguranças e não voltaram pro campo para o segundo tempo. O árbitro então decidiu encerrar o jogo e o São Paulo ergueu a taça. Com isso, o Vasco entra direto na segunda fase da Copa do Brasil.





Coroando um ano inesquecível e uma volta por cima espetacular, o Corinthians se sagrou bicampeão mundial de clubes ao derrotar o Chelsea na decisão no estádio de Yokohama na manhã de 16 de dezembro. Os heróis da conquista foram o goleiro Cássio que foi eleito o melhor jogador do torneio e o peruano Paolo Guerrero que marcou de cabeça o gol do título. No dia 18 os jogadores fizeram a festa pelas ruas de São Paulo levando o bando de loucos à loucura.

Faltando menos de seis meses pra Copa das Confederações foi definido o sorteio dos grupos para a competição. E o Brasil caiu no Grupo da Morte com México, Itália e Japão, adversário da partida de estreia em 15 de junho no estádio Nacional de Brasília. E dois estádios estão prontos, os primeiros a serem usados na Copa 2014: O Castelão inaugurado no dia 16 e o Mineirão totalmente reformado no dia 21. No dia 8 foi inaugurada a Arena Grêmio, primeira no país com padrão FIFA.



O brasileiro Júnior Cigano dos Santos perdeu o cinturão dos pesos pesados na revanche contra Cain Velazquez. O americano foi superior e castigou Cigano vencendo a luta por unanimidade. Apesar da derrota, Cigano prometeu voltar a desafiá lo em breve.


Uma infecção respiratória matou o arquiteto Oscar Niemeyer, aos 104 anos no dia 5 de dezembro. Internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, Niemeyer manteve a lucidez até os últimos momentos. Ele completaria 105 anos no dia 15. Brasília parou para se despedir do homem que projetou a cidade com uma despedida emocionante no Palácio do Planalto, uma das obras do gênio. Com simples traços, ele se tornou um dos grandes nomes da arquitetura moderna em todos os tempos.


No dia de Natal, Dona Canô se foi. Aos 105 anos, a moradora mais ilustre de Santo Amaro da Purificação partiu deixando oito filhos, sendo que dois deles se tornaram músicos muito queridos pelos brasileiros: Caetano Veloso e Maria Bethânia. O mês ainda teve as mortes do poeta Décio Pignatari, um dos fundadores do concretismo, o indiano Ravi Shankar, que introduziu a cítara nas músicas dos Beatles, a atriz Thelma Reston, o escritor Lêdo Ivo e o locutor esportivo Luiz Noriega.

A retrospectiva mensal voltará em fevereiro de 2013 com o resumo dos fatos de janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários