Retrospectiva 2011: Um mundo virado de cabeça pra baixo

A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia de relembrar o noticiário internacional num ano marcado pela revolução nos países árabes, pela maior tragédia natural no Japão e pelo fim da caçada ao mais procurado terrorista, autor dos atentados de 11 de setembro de 2001.

FATO DO ANO: A Revolução do mundo árabe


Praça Tahir, Fevereiro de 2011: Os egípcios comemoram a renúncia de Mubarak e iniciam uma nova era

2011 ficará marcado como o ano em que o povo foi às ruas e derrubou ditaduras que perpetuavam no poder há anos, décadas, enfim, foi o ano da Primavera Árabe. O movimento começou na Tunísia e rapidamente se espalhou nos países do Oriente Médio, uma região altamente explosiva por conta de conflitos. O movimento começou no final de 2010 e os primeiros protestos começaram em janeiro e o presidente da Tunísia Zine El Abdine Ben Ali renunciou ao mandato depois de 23 anos. Ben Ali fugiu para a Arábia Saudita e julgado à revelia foi condenado por cometer crimes. A liberdade florescia e logo depois foi a vez do Egito se libertar de um tirano. Hosni Mubarak governava o país desde 1981 e no dia 11 de fevereiro foi expulso do poder. A Praça Tahir virou marco da revolução egípcia. O povo foi às ruas protestar contra a ditadura e depois de 18 dias derrubaram Mubarak. O ex- ditador fugiu para Sham el Sheik, e como seu colega tunisiano foi julgado junto de seus dois filhos por ordenar a morte de manifestantes e corrupção. Uma junta militar assumiu o poder e nove meses depois o povo voltou à Praça Tahir, desta vez para exigir a retirada dos militares, desta vez os protestos foram menos frequentes e o país realizou eleições que terão três etapas para formar o novo parlamento. Os ventos da liberdade continuaram soprando em outros países como Bahrein, Omã e Iêmen, onde o presidente Ali Abdullah Saleh que chegou a ser ferido em um atentado assinou um acordo que negocia sua transição depois de 32 anos no governo. Na Síria, o ditador Bashar - al Assad resiste como pôde à revolução, mas o xeque mate pode ser dado em 2012.

A morte de um tirano muda a história na Líbia

 


Imagem captada por celular mostra Kadafi agonizando ao ser carregado pelos rebeldes e logo depois em outra foto, já morto tem seu corpo exposto 

O capítulo mais importante da Primavera Árabe foi escrito na Líbia. Em fevereiro os rebeldes iniciaram o movimento para derrubar a ditadura de Muammar Kadafi. Os protestos se transformaram em conflitos armados entre as forças de Kadafi e os rebeldes que duraram meses com intervenção militar da OTAN. A primeira cidade conquistada pelos rebeldes foi Bengazi.  As forças rebeldes foram com tudo e no dia 23 de agosto tomaram a capital Trípoli, mas as forças revolucionárias queriam era mesmo Kadafi. O ex- ditador se refugiou em Sirte, cidade natal e último bastião de resistência onde os conflitos continuaram, mas na manhã de 20 de outubro, Kadafi foi localizado, capturado e morto pelas forças rebeldes. Chegava ao fim uma ditadura que assombrou a Líbia durante 42 anos. Seu corpo foi exposto durante vários dias e enterrado em local deserto.

A maior tragédia natural da história do Japão



A força do tsunami deixou rastros de destruição nas cidades mais atingidas pelo desastre natural

O Japão jamais passou por uma situação catastrófica como a que aconteceu em 11 de março, quando a natureza mostrou sua força. Um forte tremor de terra que atingiu 9 graus de magnitude na Escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão. O tremor veio seguido de tsunami com ondas que chegaram a sete metros de altura. O saldo da tragédia: 20 mil mortos e milhares de desaparecidos.

A Chernobyl do Século XXI


Fumaça branca sai da usina de Fukushima: maior acidente nuclear desde Chernobyl

A grande consequência desse terremoto e tsunami foi o acidente nuclear na usina de Fukushima. Uma falha no resfriamento causou o derretimento de três dos seis reatores da usina .Foi o maior acidente atômico nos últimos 25 anos desde o desastre nuclear em Chernobyl, na Ucrânia em 1986.

Santo Karol Wojtyla

No dia 1º de maio, o polonês Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II foi beatificado em cerimônia no Vaticano. O Papa Bento XVI, seu sucessor confirmou a beatificação que foi assistida por mais de 1 milhão de pessoas. João Paulo II morreu em abril de 2005.

Fim da caçada: Bin Laden é morto nos 10 anos do 11 de setembro




De uma base militar, Obama acompanha o desenrolar da operação que acabou com Bin Laden e os americanos saíram às ruas para festejar o fim do terrorista

Nos dez anos do maior atentado terrorista da história, os americanos se vingaram do mentor dos ataques. Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto por militares de elite dos Estados Unidos no Paquistão. A operação militar durou quatro anos. Escondido em uma casa, o terrorista foi morto pelos americanos e seu corpo foi jogado ao mar. O presidente americano Barack Obama anunciou a morte do terrorista na madrugada do dia 2 de maio dizendo que a justiça foi feita. Assim que foi anunciada a morte de Bin Laden, os americanos saíram às ruas para comemorar o fato. Quatro meses depois, a população americana lembrou emocionada os dez anos do 11 de setembro. Houve rumores de que a rede Al Qaeda preparava uma vingança da morte de Bin Laden, mas tudo não passou de boatos. Sob um forte esquema de segurança, a cerimônia oficial no Marco Zero reuniu George W. Bush e Obama. No local foi inaugurado um memorial que homenageia os mais de 3 mil mortos no ataque.

A magia de um casamento real está de volta


Resultado de imagem para William e Kate  se beijam no lado de fora

Sob a benção do padre, William e Kate se declaram perante milhões que assistem pela TV e se beijam no lado de fora

O mundo parou em 29 de abril para acompanhar a cerimônia de casamento do Príncipe William com Kate Middleton. Os dois trocaram carinhos e deram o primeiro beijo do lado de fora da Abadia de Westminster. O vestido de noiva de Kate foi feito pela estilista Sarah Burton e depois do casório, os noivos partiram pra lua de mel. Kate, agora Princesa Catherine foi bastante comentada durante o ano pelas roupas e acessórios que foram copiados pelo mundo todo.

Ódio nacionalista na Noruega




Caos em Oslo: prédio do governo é atingido por explosão de carro bomba e o autor dos ataques, o nacionalista Anders Breivik

A Noruega, um dos países mais pacíficos do mundo foi alvo no dia 22 de julho de um duplo ataque causado por um nacionalista extremista. Anders Breivik assumiu a autoria dos atentados que tiveram 77 mortos. Na capital Oslo, um carro bomba explodiu no centro de Oslo e na ilha de Utoya, onde acontecia um evento da juventude, o autor dos ataques deixou sua marca. Andres Breivik rejeitou qualquer responsabilidade legal por considerar que os assassinatos foram necessários para salvar o país e o continente europeu dos muçulmanos.

Londres fervilha 


Manifestações deixaram Londres em polvorosa e mil pessoas foram indiciadas

Em agosto, a cidade de Londres foi palco de manifestações violentas. Os distúrbios começaram com a morte de Mark Dugham no bairro de Tottenham e seguiram por vários dias. Quatro dias de baderna renderam a prisão de milhares e o indiciamento de mil pessoas.

Tabloide secular é fechado depois de revelar grampos


Grampos telefônicos fecharam o tradicional tabloide inglês

Um escândalo fechou o tabloide britânico News of the world, que circulava há 168 anos. O jornal foi fechado depois que os jornalistas grampeavam as conversas telefônicas de 4 mil pessoas, entre políticos e celebridades comuns. O jornal de propriedade do magnata Rupert Murdoch se despediu de seus leitores no dia 10 de julho.

Soldado israelense é libertado

Depois de cinco anos, o soldado Gilad Shalit foi trocado por 1027 palestinos. O grupo Hamas fez acordo com o governo de Israel e abriu caminho para a libertação de outros presos. Gilad ficou preso na Faixa de Gaza.

Adeus á luta armada

Depois de 43 anos dedicados à luta pela independência do País Basco, o grupo separatista ETA anuncia em 27 de outubro o cessar fogo. O grupo deixou 829 mortos em vários ataques desde a década de 60.

Vitória esmagadora


Cristina Kirchner venceu com 54% dos votos

A presidenta Cristina Kirchner conquistou sua reeleição com uma vitória esmagadora nas urnas. Cristina venceu as eleições presidenciais na Argentina na maior vitória desde a redemocratização do país em 1983. Sem a oposição enfraquecida, Cristina Kirchner ganha um novo mandato que lhe permite controlar o Congresso e as províncias num poder inédito.

Embaixada inglesa é invadida no Irã

Em novembro, a embaixada da Inglaterra no Irã é invadida por manifestantes em Teerã. Um projeto de lei foi aprovado no Irã reduzindo as relações com o Reino Unido como retaliação à aprovação pelos ingleses de impor sanções ao programa nuclear daquele país. A resposta dos ingleses foi a retirada de sua embaixada no Irã e expulsão dos diplomatas iranianos.

Ciao Berlusconi


Incapacidade de gerir a crise econômica causa a renúncia de Silvio Berlusconi

Devido à aprovação de um pacote econômico para conter a crise, Silvio Berlusconi renunciou ao mandato de primeiro ministro da Itália em novembro. Depois de 17 anos, o premiê foi sucedido por Mario Monti que prepara um governo de transição. Envolvido em escândalos sexuais, dentre eles as famosas festas bunga bunga, Berlusconi não resistiu à forte pressão da União Europeia contra sua desastrosa condução da turbulência econômica.

Atirador desfere ódio e mata quatro na Bélgica

Nordine Amrani em foto divulgada pelas autoridades (Foto: AP)

Nordine Amrani se matou depois de cometer o crime de matar quatro pessoas

No dia 13 de dezembro, Nordine Amrani, um atirador solitário causou pânico e fúria em Liége, cidade da Bélgica. Ele vivia com medo de voltar pra prisão e por isso atirou contra populares e matou quatro pessoas se suicidando depois. 125 pessoas ficaram feridas, sendo 40 em estado grave.

Amanhã, a retrospectiva continua com o ano da televisão.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
Assim como no Brasil, ocorreram coisas mais marcantes ainda no mundo inteiro.
Teve o casamento real, e a morte de Bin Laden (eu não confio 100%) e demais assuntos.

(Por gentileza, porque meu nome não está no top comentaristas, rs).