Retrospectiva 2011: Sangue, lágrimas e luto nas pistas

A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia de velocidade. 2011 entra pra história como o ano mais triste de todos os tempos com quatro pilotos mortos, mas também de títulos. Assim, o ano passou voando nas pistas do mundo.

FATO DO ANO: A temporada mais sangrenta do automobilismo





















Sondermann, Wheldon, Simoncelli e Falaschi: jovens vidas perdidas nas pistas

O automobilismo é e sempre será um esporte de risco, mas em 2011 foi assustador a quantidade de acidentes graves que tiraram a vida de quatro pilotos e deixou outros seriamente feridos. Mesmo com equipamentos de segurança obrigatórios como o hans, os macacões antichama e os capacetes à prova de bala e os autódromos mais seguros, 2011 deixará marcas indeléveis para o torcedor fã de esportes a motor.

Em fevereiro o piloto polonês Robert Kubica sofreu um grave acidente durante uma prova de rali na Itália. Kubica foi atingido na mão esquerda por uma lâmina de guard rail, precisou passar por duas intervenções cirúrgicas para não perder os movimentos da mão afetada e ficou fora da temporada da Fórmula 1. A recuperação foi positiva, mas ainda n]ao há definição para quando Kubica voltará a pilotar novamente. Ainda em fevereiro, um susto nos treinos da pré - temporada da Stock Car. O piloto Xandinho Negrão sofreu um grave acidente durante testes em Piracicaba, no interior de São Paulo. Ele fraturou a clavícula depois que seu carro capotou, voando sobre o alambrado e parando na parte de fora.

Dias tristes em Interlagos

Pedro Boesel Gustavo Sondermann acidente (Foto: Vanderley Soares)

Carro de Gustavo Sondermann destruído após a batida que tirou sua vida

O Autódromo de Interlagos é elogiado pela excelente estrutura, mas entre fevereiro e abril, a pista que recebe a Fórmula 1 foi palco de três mortes. A primeira delas foi a do fotógrafo João Lisboa. Ele sofreu uma série de hemorragias depois de acidente na Curva do Café, a mesma curva que vitimaria Gustavo Sondermann. No dia 3 de abril, Sondermann perde a vida num acidente na Curva do Café durante a abertura da Copa Montana. Chovia na hora da batida. Sondermann foi tocado, bateu na barreira de pneus e voltou pra pista sendo atingido por Pedro Boesel. O piloto teve morte cerebral. Sondermann tinha 29 anos e chegou a correr na Stock Car. Após o acidente foi criada uma comissão de segurança da Stock Car. Quinze dias depois da morte de Sondermann, outro piloto morre na pista. Paulo Kunze, de 67 anos disputava uma prova da Stock Car paulista quando seu carro capotou na Curva do Sol e ele sofreu traumatismo craniano morrendo três dias depois. Após a série de acidentes a Curva do Café ganhou área de escape e uma chicane para reduzir a velocidade no ponto.

carro de Tuka Rocha pega fogo no Rio (Foto: Miguel Costa Jr. / Stock Car)

Tuka Rocha escapou ileso depois que seu carro pegou fogo

Em julho o piloto Tuka Rocha nasceu novamente. Durante a disputa da etapa de Jacarepaguá, seu carro pegou fogo e no meio da reta principal o piloto se jogou do carro em chamas e escapou ileso com pequenas escoriações.

A tragédia também veio sob duas rodas. Em setembro o piloto Swian Zanoni, de 23 anos morre ao se chocar com uma árvore durante uma exibição. Zanoni era considerado uma das promessas do motociclismo brasileiro.

A tragédia que tirou para sempre Dan Wheldon

Dan Wheldon morte na Indy (Foto: Getty Images)

Formula Indy - Acidente Dan Wheldon (Foto: Getty Images)





Acidente horrível em Las Vegas acabou com a carreira de Dan Wheldon, campeão da Indy e duas vezes vencedor em Indianápolis

A pista de Las Vegas tinha tudo para receber uma grande festa de velocidade, afinal seria conhecido o campeão da temporada 2011 da Fórmula Indy. Na disputa, Dario Franchitti e Will Power. A corrida tinha outro atrativo: o vencedor embolsaria US$ 5 milhões, se fosse Dan Wheldon, que era convidado. Mas o que parecia ser uma festa, acabou se tornando tragédia. Na 13ª volta de um total de 200, uma sequência de carros se tocando, capotando e pegando fogo e o mais grave acidente da história. Ao todo quinze carros envolvidos, entre eles, Dan Wheldon, o astro da festa. Wheldon ao invés de brigar pela vitória acabou perdendo a vida. Aos 33 anos, ele foi o único que não sobreviveu ao acidente. Seu carro acabou batendo no suporte do alambrado causando os ferimentos fatais na cabeça do inglês. O cenário era de guerra com pedaços de carros espalhados pela pista. Levado de helicóptero ao hospital, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. A prova foi cancelada e em clima de consternação os pilotos deram cinco voltas na pista. O Coração de Leão se foi.



As mortes de Marco Simoncelli e Guido Falaschi fecharam o ano triste da velocidade

Uma semana depois, mal se recuperava do baque da morte de Dan Wheldon, outra morte enlutou o automobilsmo. Foi na Malásia, durante a prova da Moto GP. O italiano Marco Simoncelli morreu depois de sofrer ferimentos graves após perder o controle da moto e ser atropelado por duas motos. Com lesões graves, o piloto de 24 anos morre no hospital. O ano triste da velocidade ainda teve a morte em novembro do argentino Guido Falaschi, de 22 anos. Durante uma corrida da Turismo Carretera, Falaschi sofreu um grave acidente. Depois de perder o controle de seu carro, bateu na barreira de pneus, voltou à pista sendo atingido por outros dois carros morrendo depois de 40 minutos. Conhecido na Argentina como El Principe, Falaschi conquistou o título argentino da Fórmula Renault e disputou duas corridas da F3 Sul Americana.

Indy: Franchitti é tetracampeão


Dario Franchitti conquistou seu quarto título nos últimos cinco anos

O escocês Dario Franchitti conquistou o quarto título da Indy numa temporada que marcou a despedida do carro da Dallara. Durante o ano, Franchitti e o australiano Will Power disputaram a liderança. Power mostrou mais uma vez força nos circuitos mistos vencendo cinco corridas, dentre elas a São Paulo Indy 300 que mais uma vez teve a chuva como protagonista. A tempestade adiou a prova do domingo para a segunda feira. A edição de 2011 das 500 Milhas de Indianápolis que completou 100 anos teve um final surreal. O americano JR Hildebrand estava com a vitória nas mãos, mas na última curva bateu e viu a vitória cair no colo de Dan Wheldon que vencia pela segunda vez a corrida. Os brasileiros não tiveram um bom ano sendo o melhor deles Tony Kanaan que terminou em quinto, Hélio Castroneves sofreu com a falta de acerto de seu Penske, Vitor Meira e Bia Figueiredo não tiveram carros à altura. Para 2012, a Indy fará a estreia do seu novo carro, batizado de DW, uma homenagem ao inglês que morreu no acidente de Las Vegas e um novo regulamento de motores que serão turbo com três empresas fornecedoras. O calendário ainda não foi divulgado.

NASCAR: Tony Stewart acaba com reinado de Johnson, faz fumaça e brasileiros descobrem a categoria


Tony Stewart venceu a NASCAR depois de desempenho brilhante nos playoffs

Tony Stewart acabou com um reinado de cinco títulos seguidos de Jimmie Johnson conquistando seu terceiro campeonato na Sprint Cup, a divisão principal da NASCAR. O Smoke chegou desacreditado, mas fez fumaça no final e conquistou o título com cinco vitórias nos playoffs, a última em Homestead numa reação espetacular depois de ter um pneu furado e cair pro final do pelotão num show de tática e estratégia. O vice campeão foi Carl Edwards que conquistou uma vitória, mesmo sendo regular e consistente durante o campeonato. Stewart e Edwards empataram em pontos, mas o Smoke levou a melhor no número de vitórias. A boa surpresa foi Brad Keselowski que conquistou três vitórias no ano e foi quinto colocado. Jimmie Johnson teve um ano decepcionante vencendo duas corridas apenas e ficando em sexto lugar. Outra decepção foi os irmãos Busch: Kyle Busch exagerou na agressividade e foi suspenso por uma corrida e Kurt Busch recebeu o bilhete azul de Roger Penske e não corre mais pro time em 2012.


A primeira corrida da temporada em Daytona foi vencida pelo jovem Trevor Bayne, de apenas 20 anos completados na véspera da prova.


Nelsinho Piquet ficou entre os dez primeiros na classificação geral da Truck Series

Em 2011 o Brasil descobriu a NASCAR. Dois brasileiros disputaram a temporada completa da Truck Series, uma das divisões da NASCAR. Nelsinho Piquet e Miguel Paludo representaram muito bem o país na categoria das picapes. Nelsinho correu com uma Chevrolet Silverado pela equipe de Kevin Harvick e terminou o campeonato no Top 10 graças aos bons resultados nas últimas corridas e por pouco não fica com o título de Rookie do ano e conquistou um segundo lugar em Nashville, o melhor resultado de um brasileiro na história e Paludo que correu com um Toyota Tundra da Red Horse teve como melhor resultado um terceiro lugar em Michigan terminando na 17ª posição na classificação geral. No ano que vem os dois serão companheiros na Turner Motorsports e poderão participar de algumas provas na Nationwide. Já Pietro Fittipaldi fez história ao ser o primeiro brasileiro campeão, sendo numa divisão menor. a Limited Late Models. Aos 15 anos, o caçula dos Fittipaldi sonha em estar na Sprint Cup em até quatro anos.

Stock Car: O tetra de Cacá Bueno


Cacá Bueno teve uma temporada brilhante e levou o tetra

O piloto Cacá Bueno conquistou o tetracampeonato da Stock Car cercado de polêmicas. Na última corrida, no Velopark, Cacá disputava a vitória contra Marcos Gomes. Houve o toque que tirou os dois da prova. Apesar do abandono, Cacá foi campeão se tornando o segundo maior vencedor da história da categoria atrás apenas de Ingo Hoffmann, que é o maior vencedor com 12 títulos. Durante o ano, Cacá Bueno foi agressivo e seu desempenho melhorou na segunda parte do campeonato. Cacá Bueno conquistou três corridas e foi o maior vencedor da temporada. Pra coroar o ano de sucesso nas pistas, ele agora entrou para o clube dos casados,pois se casou com Talita Stopazzoli. Para 2012 as novidades serão o fim da Super Final e a transmissão ao vivo de todas as corridas pela Globo.

Mais um título de Felipe Giaffone na Truck


Felipe Giaffone levou dois títulos de uma só vez em 2011

O piloto Felipe Giaffone conquistou os títulos sul americano e brasileiro da Fórmula Truck. Foi o quarto título brasileiro do piloto. A disputa foi com Geraldo Piquet que teve direito à um acidente assustador na etapa de Curitiba. Ele também ganhou o título sul americano da categoria. E em 2012 aqui no Blog de knunes teremos a Fórmula Truck marcando presença, pois vamos acompanhar todas as provas da temporada.

A retrospectiva continua amanhã com a Fórmula 1 e o passeio de Sebastian Vettel.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
2011 entra pra história como um ano negro no automobilismo. As mortes do Wheldon, Simoncelli, Sondermann e Falaschi só mostram o quanto é arriscado o esporte. Espero que em 2012 não aconteçam mortes. Pois os quatro pilotos que morreram viraram estatística.