Retrospectiva 2011: Emoções no planeta bola

A retrospectiva 2011 continua e hoje começa a parte esportiva falando de futebol. Foi uma temporada de tirar o fôlego com a redenção de dois times que começaram mal o ano e terminaram em alta disputando o título brasileiro. Foi o ano de um jogador que amadureceu na carreira e de um timaço que parece jogar futebol em outro planeta.

Estaduais: Uma festa Brasil afora





Flamengo foi campeão invicto, Inter vira em jogo heroico, Brasiliense volta a dominar o futebol de Brasília e Santos conquista o bi com Neymar

O ano começou com a disputa dos campeonatos estaduais. De janeiro à maio os principais campeonatos foram disputados. Na Bahia, o campeão foi o Bahia de Feira de Santana que conquistou seu primeiro título estadual da história, em Pernambuco o campeão foi o Santa Cruz acabando com a hegemonia do Sport, no Paraná, o Coritiba ganhou os dois turnos e ficou com o título que veio com uma vitória na casa do Atlético Paranaense, seu maior rival. No Rio Grande do Sul deu Inter num Gre nal de arrepiar, com duas viradas e a vitória heroica nos pênaltis do Colorado em pleno estádio Olímpico. No Distrito Federal, o Brasiliense retomou a hegemonia perdida para o Ceilândia no ano passado e ficou com o título depois de dois resultados iguais contra o Gama, mas levou o troféu por ter a melhor campanha. Em Minas Gerais, o Cruzeiro levou a melhor na decisão contra o Atlético Mineiro. Em São Paulo, deu Santos. O time de Neymar ficou com o bicampeonato derrotando o Corinthians na decisão com direito à frango de Júlio César no gol de Neymar. No Rio de Janeiro, deu Flamengo. O rubro negro conquistou seu 32º título estadual conquistando os dois turnos, sendo o jogo do título contra o Vasco decidido nas cobranças de penalidades máximas. O Vasco teve três chutes pra fora e o Fla se sagrou campeão estadual invicto.

De volta pra minha terra


Ronaldinho Gaúcho voltou a jogar no Brasil pelo Flamengo

Em 2011 jogadores que atuavam nos grandes centros voltaram ao país. Um desses jogadores que voltaram a jogar no Brasil foi Ronaldinho Gaúcho. Depois de um leilão disputado que teve Palmeiras e Grêmio na briga, o R10 acabou indo para o Flamengo. Sua apresentação na Gávea levou 20 mil pessoas ao delírio, mas o ano foi mediano com a conquista do título estadual. Outro jogador que voltou a atuar no Brasil foi Luís Fabiano, o Fabuloso. Depois de sete anos, ele voltou ao São Paulo, só que uma lesão o deixou de fora por sete meses voltando a jogar somente em outubro. Já Adriano foi contratado pelo Corinthians, mas ficou boa parte do ano machucado e só voltou no fim do ano e ainda marcou um gol.

A América é de novo santista


Santos do capitão Edu Dracena voltou a dominar a América do Sul

O Santos voltou a comandar a América do Sul e depois de quase 50 anos conquistou a Taça Libertadores da América com grande destaque para Neymar. Ele foi o responsável pela conquista com gols e dribles desconcertantes. O Santos salvou a honra brasileira, já que seis começaram o torneio. Pela primeira vez uma equipe brasileira foi eliminada na fase de Pré Libertadores. O Corinthians caiu diante do modesto Tolima e deu adeus ao sonho da competição logo na estreia. Assim, cinco equipes foram pra fase de grupos. O Cruzeiro foi o melhor time da fase de grupos. O Fluminense mostrou espírito guerreiro e conquistou uma classificação pra lá de heroica na última rodada. Nas oitavas de final, um desastre: quatro dos cinco times brasileiros foram eliminados. O Flu caiu diante do Libertad, o Grêmio ficou pelo caminho, o Inter foi surpreendido em pleno Beira Rio e o Cruzeiro acabou sendo derrotado em casa pelo Once Caldas e depois seu futebol simplesmente desapareceu.

O Barcelona da América do Sul

Todo mundo exaltou o Barcelona como o time da moda, mas na América do Sul, há um time que joga parecido com os espanhóis. A Universidad de Chile, La U conquistou o título da Copa Sul Americana com uma campanha impecável e com direito à goleada humilhante em cima do Flamengo. O Vasco também sucumbiu à equipe chilena. O destaque foi Vargas que foi eleito o melhor jogador da competição e artilheiro.

Um drama argentino


O River Plate amargou o rebaixamento histórico na Argentina

Um dos clubes mais populares da Argentina enfrentou o drama do rebaixamento. O River Plate foi rebaixado pela primeira vez em sua história e teve de passar pela humilhante segunda divisão.

Barça sobra na Europa e no mundo



Lionel Messi, o melhor do mundo comandou o irresistível Barça

Um timaço de outro planeta. Assim podemos definir o Barcelona. O time liderado por Lionel Messi ganhou tudo o que pode no ano. Foi campeão espanhol com sobras, na Liga dos Campeões deu um baile no Manchester United com direito a mais um show do argentino duas vezes melhor jogador do mundo. E pra fechar o ano, ensinou ao Santos como se joga futebol goleando por 4 x 0. Outros campeões europeus:

- Alemanha: Deu Borussia Dortmund;
- França; O campeão foi o Lille;
- Inglaterra: O título foi do Manchester United;
- Itália: O título da temporada foi do Milan.

Dos gramados pros bastidores


Ronaldo deixou o futebol e passou a atuar como empresário

O corpo não aguentou, as dores constantes incomodavam. Assim, Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno anuncia sua aposentadoria dos gramados. Aos 35 anos, ele trocou a badalação dos campos pelos bastidores atuando com sua agência de marketing, a 9ine. Em junho se despede com a camisa da seleção brasileira e no final do ano é convidado a integrar o Comitê Organizador da Copa de 2014.

Definido o calendário da Copa

Em 2011 foi definido o calendário da Copa de 2014. A cidade de São Paulo abrirá o torneio em 12 de junho de 2014 no Itaquerão, o futuro estádio do Corinthians que começou a ser construído este ano e receberá ainda mais cinco jogos, sendo uma das semifinais. O Brasil ainda jogará na primeira fase em Fortaleza e Brasília. O Estádio Nacional de Brasília segue suas obras em ritmo acelerado e em maio a implosão das antigas arquibancadas acabou fracassando. A grande final será no Maracanã.

Um ano de ouro dos moleques da Sub 20



Brasil papou os títulos sul americano e mundial num ano de ouro na sub - 20

O Brasil brilhou no sub 20 em 2011. O time de garotos que são o futuro do futebol brilhou conquistando dois títulos. O primeiro deles foi o Sul Americano em fevereiro. Com show de Neymar, a seleção atropelou seus adversários e além de conquistar o título acabou ganhando a vaga pros Jogos de Londres no ano que vem onde vai tentar ganhar mais uma vez a medalha de ouro olímpica, o único título que ainda falta. Em agosto, sem Neymar, mas com Oscar, Casemiro e cia, nossos garotos conquistaram o pentacampeonato mundial da competição.

Um ano de altos e baixos


Mano Menezes teve um ano difícil no comando da seleção

O ano de 2011 não foi muito bom pra seleção brasileira. Mano Menezes teve um ano duro, com derrotas para grandes seleções e o fracasso na Copa América. O ano começou mal com mais uma derrota pra França em amistoso. Em março, Neymar se destacou e o Brasil venceu a Escócia. Em junho o Brasil fez dois amistosos em casa: 0 x 0 com a Holanda e 1 x 0 na Romênia. Em agosto, depois da Copa América, o Brasil acabou perdendo pra Alemanha por 3 x 2. Em setembro, outro amistoso e vitória magra sobre Gana. No superclássico das Américas, deu Brasil com vitória no jogo da volta sobre nossos rivais hermanos. O ano terminou com dois amistosos contra Gabão e Egito.

A volta da Celeste e fracasso brasileiro


Uruguai consolida domínio no continente sul americano conquistando seu 15º título na Copa América

A Copa América na Argentina foi conquistada pelo Uruguai. Provando que o quarto lugar na última Copa não foi mero acaso, a Celeste mostrou a força da camisa e conquistou seu 15º título da competição com destaque para Diego Forlán e Luis Suarez que comandaram os uruguaios na vitória maiúscula sobre os paraguaios na final.

O fracasso amarelo


Fred anda cabisbaixo e Villar comemora a classificação do Paraguai: incompetência derruba seleção de Mano

A Seleção de Mano fracassou em sua primeira competição oficial. A equipe não apresentou um bom futebol na Copa América e foi eliminada nas quartas de final. A primeira fase não foi aquela que todos esperaram. Logo na estreia um empate chocho contra a Venezuela, depois contra o Paraguai, parecia que as coisas iriam entrar nos trilhos, mas o time recuou, tomou a virada, mas Fred salvou no fim e na última rodada, Neymar e Pato marcaram os gols da vitória sobre o Equador. Nas quartas, novamente o Paraguai. O Brasil martelou e não transformou o domínio em gols. E nos pênaltis, um show de incompetência. Quatro cobranças, quatro pênaltis desperdiçados. E o Brasil era eliminado da competição. Um péssimo começo para um time que visa a Copa de 2014.

Santa Cruz sai do buraco 

A Série D do Brasileirão foi conquistada pelo Tupi, o Galo Carijó, mas o destaque é para o Santa Cruz. A equipe Cobra Coral atraiu mais público que os times da Série A e assim conquistou um lugar na Série C do Brasileirão. Na terceirona, o título da temporada foi do Joinville que sobe pra Série B junto de CRB, Ipatinga e América de Natal. Os times de Brasília amargaram um ano de fracassos. O Brasiliense parou na segunda fase e fica na Série C, já o Gama não passou da primeira fase junto do Formosa.

Um ano com festa portuguesa, com certeza!


Portuguesa ficou com o título da Série B com sobras numa campanha excelente

Com sobras, a Portuguesa conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro numa campanha de encher os olhos do torcedor. A Lusa papou o título com uma campanha excelente de 23 vitórias e apenas 3 derrotas durante a competição fazendo que sua torcida chamasse carinhosamente de Barcelusa. Com jogadores importantes como Edno que voltou a marcar gols e Marco Antônio, a Lusa foi a melhor em tudo e conquistou seu acesso com seis rodadas de antecipação. Além da Portuguesa, voltaram a Ponte Preta e os pernambucanos Sport e Náutico. O Sport só conseguiu seu acesso na última rodada com uma vitória heroica diante do Vila Nova que já estava rebaixado. Além do Vila caíram o Icasa, o Salgueiro e o Duque de Caxias que teve apenas 2 vitórias durante toda a competição e teve o pior aproveitamento.

FATO DO ANO: O mais eletrizante Brasileiro de todos os tempos


Euforia da Fiel: Jogadores e torcedores comemoram o título do mais eletrizante campeonato da era dos pontos corridos

Um Brasileirão que ficará na história. Assim, a edição de 2011 do Campeonato Brasileiro da Série A vai ficar na história como a mais emocionante da era dos pontos corridos.

O Corinthians se sagrou campeão pela quinta vez em um campeonato que só foi decidido na última rodada. No começo, o Timão foi arrasador. Nas dez primeiras partidas, nove vitórias e um empate, incluindo o chocolate aplicado no São Paulo. Depois veio duas derrotas que o fizeram perder a liderança. A partir daí, veio a disputa emocionante com o Vasco.

A redenção de dois gigantes


O abraço de Andrés Sanchez em Tite celebrou o momento de glória do Timão campeão nacional de 2011

2011 ficará marcado na memória de Corinthians e Vasco como o ano da redenção depois de tantas humilhações e passado recente na Série B. O Corinthians começou o ano sendo eliminado pelo Tolima na Libertadores, a torcida se enfureceu e praticou atos de vandalismo. Tite seguiu no comando, a equipe esquece a Libertadores e chega à final do Campeonato Paulista perdendo pro Santos. No Brasileirão tem um início arrasador, e a partir daí iniciou uma disputa emocionante contra o Vasco.



Título da Copa do Brasil e drama de Ricardo Gomes marcou o histórico ano do Vasco

O Vasco começou mal o ano com cinco jogos sem vitória, quatro derrotas consecutivas e o clube realizou uma faxina. Com a chegada de Ricardo Gomes, o time reencontrou o caminho das vitórias e veio o título da Copa do Brasil numa final de tirar o fôlego contra o Coritiba. Depois que conquistou o título da competição, o momento era de relaxar, certo? Errado. O time manteve o ritmo, ainda mais depois do drama vivido por Ricardo Gomes. Ele passou mal durante o clássico contra o Flamengo, foi internado com um AVC e passou 21 dias entre a vida e a morte. Assume o cargo o auxiliar Cristóvão Borges e o time demonstra união e começa a entrar de vez na briga pelo título com o Corinthians. Dentre os destaques, Dedé, o zagueiro que virou ídolo, Felipe, reencontrando seus bons momentos, o reizinho Juninho Pernambucano e o comandante do Trem Bala da Colina Diego Souza. Assim, o Vasco brigou pelo título até a última rodada.

A disputa pelo título foi eletrizante. Até as últimas rodadas, a briga foi intensa. Corinthians, Vasco, Fluminense, Botafogo, Flamengo, São Paulo, Internacional e o surpreendente Figueirense disputavam o troféu. Na reta final, a disputa ficou entre Vasco e Corinthians. Na penúltima rodada o Timão venceu o Figueirense com gol de Liédson e o Vasco colocou emoção ao vencer o clássico contra o Fluminense com gol de Bernardo nos acréscimos. A última rodada foi repleta de clássicos. Bastava o Timão empatar para ser campeão. E o Corinthians empatou por 0 x 0 com o Palmeiras graças ao empate de 1 x 1 entre Vasco e Flamengo se sagrando campeão pela quinta vez.

Na parte de baixo, a disputa pra não cair foi emocionante. Os dois times mineiros passaram o campeonato no sufoco. O Atlético Mineiro escapou e o Cruzeiro ficou muito próximo de cair, mas na última rodada aplicou 6 x 1 no Galo e escapou da queda. A mesma sorte não tiveram Ceará, Atlético Paranaense, América Mineiro e Avaí que foram rebaixados para a Série B. O artilheiro do campeonato foi Borges, do Santos com 23 gols.

JOGO DO ANO: Santos 4 x 5 Flamengo



Na noite de 27 de julho de 2011, Santos e Flamengo fizeram um jogão. De um lado Neymar, do outro, Ronaldinho Gaúcho: duelo de gerações na Vila Belmiro. O Santos começou o jogo à mil e fez 3 x 0 com apenas meia hora de jogo. Só que aí, o Flamengo mostrou poder de reação. Diminuiu com Thiago Neves, Ronaldinho fez o segundo e Deivid empatou num primeiro tempo alucinante. O segundo tempo começou com o Santos de novo na frente com Neymar. Foi então que Ronaldinho Gaúcho demonstrou porque foi duas vezes o melhor do mundo marcando dois gols numa virada épica. Foi sem dúvida o jogaço do ano.

Adeus à elegância do Doutor Sócrates


O gesto de punho fechado na comemoração de um gol: marca registrada de Sócrates que engrandeceu o futebol com elegãncia e classe

O dia 4 de dezembro de 2011 foi um dia de sentimentos distintos para a nação corintiana. No dia em que comemorou seu quinto título, o futebol brasileiro perdeu a elegância do Doutor Sócrates. O Magrão nos deixou depois de três internações devido à problemas de saúde. Sócrates marcou época no Corinthians onde liderou o movimento da Democracia Corintiana. Também marcou época na seleção e foi capitão na Copa do Mundo de 1982 liderando um timaço que infelizmente não levou a taça.

O ano do amadurecimento de Neymar


Neymar teve um ano agitado e de afirmação no futebol

Em 2011 Neymar foi notícia não só no futebol. O craque santista brilhou nas conquistas da Taça Libertadores e do Paulistão. Fora das quatro linhas, o astro santista virou celebridade aparecendo em inúmeras campanhas publicitárias e seu envolvimento com várias mulheres, sendo a última a modelo Carol Abranches. Mas também Neymar tem seu lado humano este ano.Se tornou pai de David Lucca, que nasceu em agosto. Para nossa sorte ele recusou propostas do futebol europeu e ficará por aqui no Santos até a Copa de 2014.

A retrospectiva segue e amanhã é dia dos destaques da velocidade num ano de luto nas pistas.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
Agora falou do que eu gosto, futebol. rs
Neste ano podemos destacar o jogo entre Flamngo e Santos, um verdadeiro jogão.
A campanha pífia da seleção, e as grandes conquistas da Sub-20.
Devemos parabenizar o Corinthians, Vasco pelas conquistas obtidas e não esquecer do meu Mengão campão da Copa SP Júnior.

http://fcgols.blogspot.com/