O mês em resumo: Recomeça o governo Dilma em um país vulnerável virtual

Junho está terminando e o destaque do mês é para o recomeço do governo Dilma Rousseff, que ainda enfrentou um ataque virtual de hackers.

Antonio Palocci participa, com Dilma, de seu último evento oficial como ministro da Casa Civil, em Brasília

No dia 7 de junho Dilma recomeçava seu governo com a demissão de Antonio Palocci da Casa civil. Bem que Palocci tentou explicar a origem de seu patrimônio em entrevista ao Jornal Nacional do dia 3. Foi em vão. Palocci enviou uma carta à presidenta Dilma anunciando que saía do cargo para evitar um embate político. Dilma foi rápida e convidou a senadora Gleisi Hoffmann para assumir o cargo. Outra mudança foi a troca entre os ministros Ideli Salvatti e Luís Sérgio. Ideli assumiu a pasta das Relações Institucionais enquanto Luiz Sérgio foi pra Secretaria de Pesca.

Outra dor de cabeça de Dilma aconteceu no feriado de Corpus Christi. Uma série de ataques feita por hackers invadiu os sites do governo federal que ficaram fora do ar. Os piratas virtuais também deixaram marcas na campanha presidencial de 2010. Os hackers tentaram acessar dados secretos da então candidata Dilma.


Personagem do mês: Edmundo: O ex- jogador e comentarista esportivo passou 18 horas preso em São Paulo no dia 16. Edmundo havia sido condenado em 1999 à quatro anos de prisão devido à um acidente de carro em que estava envolvido em dezembro de 1995 matando três pessoas. Edmundo havia sido condenado por homicídio culposo.


No mundo, surgiu uma bactéria letal que preocupou as autoridades. A E. coli, uma espécie de cepa foi encontrada em brotos de feijões matando mais de 50 pessoas na Europa.


Personagem do mês: Cesare Battisti: O ex- ativista italiano acusado de quatro crimes ficará para sempre no Brasil. O Supremo Tribunal Federal decidiu libertar Battisti que estava preso desde 2007 e com isso poderá morar e trabalhar no Brasil, segundo a Constituição.


O vulcão Puyehue deu uma tremenda dor de cabeça aos países sul americanos. As cinzas do vulcão vindas do Chile chegaram ao Brasil. Aeroportos ficaram fechados e vários voos foram cancelados.



No dia 14, Brasília viu um drama que durou seis horas. Quatro mulheres, dentre elas uma mulher grávida de seis meses foram reféns de dois bandidos na quadra 711 Sul. Depois de intensas negociações, os bandidos se entregaram à Polícia.


E ele voltou: José Luiz Datena retornou depois de oito anos à Rede Record de Televisão. O apresentador que saiu em 2003 e jurava que nunca mais voltaria pra emissora de Edir Macedo resolveu voltar e ressuscitar o Cidade Alerta que logo alcançou picos de 15 pontos. A Bandeirantes promoveu Luciano Facciolli que assumiu o comando do Brasil Urgente.


A Record foi protagonista de um vexame. Anunciou no Hoje em Dia a morte do promoter Amin Khader, mas tudo não passou de boatos e o próprio Amin desmentiu tudo no Balanço Geral.


O Vasco é o primeiro time classificado para a Libertadores do ano que vem. Para chegar lá, o time conquistou a Copa do Brasil em uma final eletrizante contra o Coritiba. No primeiro jogo, 1 x 0 Vasco, na partida de volta, deu Coritiba, mas com a vitória em São Januário, o time carioca ficou com a taça dando a volta por cima depois de um péssimo começo de ano.


E Ronaldo deu adeus á camisa da seleção. O Fenômeno se despediu da Amarelinha sem marcar gol. Foi o capítulo final de uma carreira de 67 gols com a camisa 9 da seleção.


Santos é campeão da América

E a América é alvinegra. Depois de quase 50 anos, o Santos é o grande campeão da Libertadores. A geração de Neymar e Ganso conquistou o terceiro título do time na história ao derrotar o Peñarol na decisão no Pacaembu. Neymar se consagrou definitivamente como símbolo da conquista.


Na Argentina o River Plate, clube de tradição histórica amargou o inédito rebaixamento para a segunda divisão. Maior campeão da história da Argentina, o time não passou pelo Belgrano e pela primeira vez disputará a Nacional B. Humilhante situação de um clube de tradição. A torcida se revoltou e fez quebra quebra pelas ruas de Buenos Aires.


Em junho tivemos a morte de Wilza Carla, aos 75 anos. Wilza ficou conhecida na pele de Dona Redonda, personagem de Saramandaia além de ser vedete nos anos 60 e jurada de programas de auditório como o de Silvio Santos. Wilza sofria de diabetes e andava esquecida na mídia. Outra morte foi de André Cowboy, assassinado de forma misteriosa.

Em julho tem mais retrospectiva do mês.

Postar um comentário

0 Comentários