O câncer vence o guerreiro José Alencar

Ex-vice-presidente José Alencar morre em SP aos 79 anos (Ayrton Vignola / Agência Estado)

Depois de 17 cirurgias e quase 14 anos de luta, o câncer venceu o guerreiro. José Alencar, ex - vice presidente da República morreu às 14:45 minutos desta terça de câncer e falência múltipla de órgãos. Alencar foi internado ontem no Hospital Sírio Libanês com quadro de suboclusão intestinal.
O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.

Alencar passou o Natal e o Ano Novo para se tratar e foi impedido pelos médicos de ir até Brasília participar da transmissão de cargo no dia 1º de janeiro. Durante o tratamento contra o câncer, Alencar foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).

Filho de um pequeno comerciante de um vilarejo mineiro, José Alencar Gomes da Silva começou a trabalhar cedo e deixou a família quando tinha 14 anos para empregar-se numa loja na sede do município de Muriaé (MG). Em 1947, atrás de um emprego melhor, mudou-se para Caratinga, cidade em que conheceu Mariza, com quem se casou. Aos 18 anos, foi emancipado pelo pai (na época, a maioridade civil ocorria aos 21 anos) e, com apoio financeiro de um irmão, abriu uma loja na cidade.
Você não sabe o que é a morte, então você não tem de ter medo da morte. Você tem de ter medo é da desonra, dela você tem de ter medo, isso mata você."
Alencar, em 30 de dezembro de 2007
Hoje, a Coteminas S.A., controlada pela família de Alencar, é a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil. Alencar causou surpresa, à esquerda e à direita, ao aceitar a posição de vice na vitoriosa chapa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na campanha de 2002. Quatro anos depois, foi reeleito vice-presidente. Em julho de 2010, um juiz da comarca de Caratinga (MG), declarou José Alencar oficialmente pai de Rosemary de Morais, que passou a assinar Gomes da Silva. A sentença faz parte de uma ação de reconhecimento de paternidade ajuizada em 2001. Durante o mandato de Lula, o ex vice - presidente foi crítico ferrenho das altas taxas de juros.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às lágrimas nesta terça-feira (29), em Coimbra, ao falar sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. “O Brasil perde um homem de dimensão excepcional". Já a presidenta Dilma Rousseff disse que aquele era "um momento de muito sentimento" e afirmou que considera o ex-vice-presidente "uma das pessoas com quem foi uma grande honra ter convivido". "Ele deixa uma marca indelével nas nossas vidas", disse ela em Coimbra, poucos minutos após receber a notícia.
O Brasil se despede de um político que ensinou ao povo a lutar e não perder a esperança, jamais. Muito obrigado José Alencar pela lição de vida que você nos ensinou.

Postar um comentário

0 Comentários