Estamos a 125 dias do início da Copa do Mundo em três países: EUA, México e Canadá e o Blog de knunes começa a entrar no clima do mundial e a partir de hoje inicia a cobertura do evento trazendo um quadro mensal de notícias rápidas sobre a preparação das seleções e as notícias envolvendo a organização final. Inicialmente pensei em fazer semanal, mas como é tudo complexo decidi fazer o quadro mensal e toda primeira sexta feira de cada mês até junho você terá aqui um resumo do que as seleções fizeram e pra começar vamos ao resumo dos fatos do mês de janeiro.
Falando na seleção brasileira a FIFA definiu a base onde a equipe ficará na primeira fase da Copa. Será em Nova Jersey atendendo o desejo da CBF. O hotel onde a delegação se hospedará é o The Ridge em Basking Ridge e o campo de treinamento será o do RB New York em Columbia e o local passa por reforma nas instalações que serão modernizadas. Outras seleções já conhecem suas bases: a França ficará em Boston, a Alemanha ficará em Winston-Salem na Carolina do Norte, a campeã Argentina ficará em Kansas City e as demais ficarão em cidades espalhadas pela costa leste e oeste americana.
Ainda sobre a seleção o técnico Carlo Ancelotti em evento na sede da CBF no começo desta semana comentou sobre a expectativa de definir a lista final de convocados que segundo ele está perto de ser fechada, pois falta ainda algumas definições. A seleção jogará em março dois amistosos contra França em Boston e contra a Croácia em Orlando, deverá jogar contra o Panamá no Rio e negocia um amistoso com o Egito. O Brasil está no grupo C com Haiti, Escócia e Marrocos.
Falando no nosso adversário da estreia a seleção marroquina ficou com o vice campeonato da Copa Africana de Nações quando perdeu pro Senegal num jogo decidido na prorrogação. Os senegaleses venceram a decisão que teve polêmicas e a mais importante envolveu Brahim Díaz que perdeu o pênalti que poderia ter dado o título à equipe. A imprensa marroquina pediu a cabeça do técnico Walid Regragui que manteve a confiança e olhar pro futuro. Atualizando: segundo o jornal Foot Mercato Walid Regragui pediu demissão e não treina mais o time.
A tensão geopolítica na Europa provocada por Donald Trump levou a federação da Alemanha a pensar em boicotar o torneio. O presidente americano ameaçou anexar o território da Groenlândia e impor tarifas aos países europeus, mas recuou. O assunto rendeu discussões e chegou na possibilidade de usar o boicote como retaliação política, mas o movimento recuou e a Alemanha irá participar do mundial. Outras seleções europeias ameaçaram boicotar e recuaram.
Pra fechar destaque pra seleção da Espanha que ligou a luz de alerta em relação à lesões pois cinco titulares no momento estão sem condições de jogar a Copa: O meio campista Merino do Arsenal fraturou o pé direito no jogo contra o Manchester United e sofreu cirurgia, o atacante Nico Williams do Atlético de Bilbao decidiu parar por dois meses pra tratar uma pubalgia. Carvajal e Rodri voltaram agora de lesões e ainda estão sem ritmo de jogo e o zagueiro Hujisen do Real Madrid sofre com problemas na panturrilha. A Espanha lidera o ranking da FIFA e está no Grupo H com Arábia Saudita, Cabo Verde e Uruguai.
O quadro retorna em março com os destaques de fevereiro.







Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.