A penúltiima edição do quadro Semana em Resumo de 2025 destaca a semana infernal do Congresso e os efeitos do vendaval que deixou São Paulo às escuras mais uma vez.
1 - Caos no Congresso: A semana foi caótica no Congresso Nacional. Na terça feira uma sessão tumultuada que começou com o protesto do deputado Gláuber Braga (PSOL-RJ) que sentou na cadeira do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta e depois retirado à força pela Polícia Legislativa. O sinal da TV Câmara foi cortado e os jornalistas expulsos do plenário, na madrugada de terça pra quarta os deputados aprovaram projeto de lei da dosimetria que reduziria a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2 anos e 4 meses, pois Bolsonaro foi condenado a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe. Na quarta feira a Câmara rejeitou a cassação de Gláuber Braga dando a ele pena de seis meses de suspensão, já Carla Zambelli acabou tendo sua cassação rejeitada só que esse ato foi anulado por determinação de Alexandre de Moraes que ordenou a perda imediata do mandato da deputada que está presa na Itália.
2 - Fim das sanções: O governo dos Estados Unidos decidiu pôr fim às sanções baseadas na Lei Magnitsky contra Moraes e sua esposa. A lei que é aplicada para sancionar estrangeiros economicamente foi usada pelo governo americano em razão do julgamento de Bolsonaro e o comunicado não justificou os motivos da remoção.
3 - Caos em São Paulo: O vendaval na região metropolitana da capital paulista dura dois dias e a cidade registra mais de 1 milhão de móveis sem energia elétrica, o comércio registra perdas bilionárias e mais de 400 voos foram cancelados e nos aeroportos pelo Brasil o caos é total devido ao atraso nos voos vindos de São Paulo.
4 - Sem queda nos juros: Na última reunião do ano o Copom decidiu manter a Taxa Selic em 15% e tudo indica que o BC não vai cortar tão cedo a taxa pois anda preocupado demais com a inflação que não baixa e custa a atingir a meta.
5 - Tecnologia: A Austrália se tornou a primeira nação do planeta a proibir o uso de redes sociais para menores de 16 anos. A medida impede que o menor não tenha conta precoce e a fiscalização terá reconhecimento facial e comportamento online e ainda na área da tecnologia a revista Time escolheu os arquitetos da Inteligência Artificial como pessoas do ano e segundo a matéria a indicação se dá pela capacidade deles de proporcionar a era das máquinas pensantes com tecnologia transformadora.
Imagem da semana
O vendaval que castigou São Paulo fez com que um boneco gigante do Papai Noel fosse ao chão em plena Avenida Paulista.
Sábado que vem tem a última edição do quadro na temporada 2025.








Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.