Foi tensão até o último segundo pra cinco equipes que estavam com a corda no pescoço e ao final dois times choraram a queda e os dois do estado do Ceará que caíram juntos pra Série B. Assim terminou o Brasileirão de 2025.
JP Pinheiro/Divulgação e Jorge Rodrigues Jorge/AGIF
Ontem o Flamengo encerrou a campanha jogando com os garotos do Sub-20 e num grande jogo empatou com o Mirassol por 3 x 3 e terminou com 79 pontos e com o melhor saldo de gols da era dos pontos corridos, o Mirassol termina o campeonato invicto como mandante pois não perdeu no Maião e ano que vem desafios maiores esperam pelo time que vai jogar uma competição internacional pela primeira vez. Hoje três partidas não valiam mais nada: Corinthians 1 x 1 Juventude e o Timão jogará por enquanto a Sul Americana, Grêmio 4 x 0 Sport, realmente que campanha triste do Sport em 2025, digna de ser jogada na lata de lixo e Atlético Mineiro 5 x 0 Vasco, outro time que tem de passar a borracha no ano e recomeçar tudo novamente. Na briga por vaga direta na Libertadores o Fluminense venceu o Bahia por 2 x 0 e ficou na quinta posição e com vaga direta naa fase de grupos.
A queda dupla que entristeceu o futebol cearense
Victor Ferreira/Divulgação, Duda Fortes/RBS, Baggio Rodrigues e Thiago Ribeiro/AGIF
Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional entraram na última rodada no desespero pra escapar da degola. O Peixe tinha pequeno risco e não tomou conhecimento do Cruzeiro que poupou jogador vencendo por 3 x 0 na Vila Belmiro e assegurando vaga na Sul Americana, mesmo assim não dá pra tapar o sol com a peneira, o time teve um ano ruim e se não fosse Neymar ter jogado no sacrifício o resultado seria outro e falando em Neymar que ele faça a cirurgia, zere o mental e que em 2026 ele possa dar a volta por cima e quem sabe possa ajudar a seleção na busca pelo hexa na Copa. O Vitória buscou na raça a permanência na elite e com gol de Baralhas venceu o São Paulo por 1 x 0, o Internacional que começou a rodada no Z4 venceu o Bragantino por 3 x 1 e assegurou a permanência na Série A e Abel Braga saiu da aposentadoria e salvou o Colorado de ter um novo vexame. Para Ceará e Fortaleza o dia virou noite pois foram os dois times rebaixados, só dependiam de suas próprias forças mas sucumbiram juntos e ano que vem jogarão a Série B. Ambos saíram na frente de seus jogos: o Ceará com Pedro Raul e Breno Lopes para o Fortaleza, mas aí o Palmeiras empatou com Facundo Torres e no fim do primeiro tempo Montoro empatava pro Botafogo, na segunda etapa o que parecia improvável aconteceu. Os dois times tomaram a virada: Sosa fez o segundo do Palmeiras e Arthur Cabral virava pro Botafogo, o Fortaleza esboçou a reação com Bareiro marcando de pênalti, mas o time caiu de rendimento e o Botafogo fez mais dois gols com Marçal e Ponte colocando ponto final na trajetória do Laion na Série A e no Castelão o Ceará sentiu o gol e veio o golpe de misericórdia com o terceiro gol marcado por Flaco López decretando a queda do Vozão, um domingo triste pro torcedor dos dois times cearenses jamais esquecer. O Fortaleza cometeu erros, ficou 27 rodadas no Z4, errou na contratação de treinadores depois da saída de Juan Pablo Vojvoda que fez campanhas memoráveis, mas que em 2025 não deu certo e mesmo lutando até o fim não deu pro Laion se salvar, já o Ceará não esteve em nenhuma rodada na zona de rebaixamento só entrando nela na última rodada, o que foi fatal.
Depois de 38 rodadas veja como ficou a classificação final do Brasileirão 2025
- Campeão: Flamengo
- Na Libertadores via fase de grupos: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense (ainda disputa a Copa do Brasil)
- Na Pré Libertadores: Botafogo e Bahia
- Na Sul Americana: São Paulo (pode ir pra Libertadores caso Fluminense ou Cruzeiro seja campeão na Copa do Brasil), Grêmio, Bragantino, Atlético Mineiro, Santos e Corinthians
- No limbo: Vasco, Vitória e Internacional
- Rebaixados à Série B: Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport
- Promovidos da Série B: Coritiba, Athlético Paranaense, Chapecoense e Remo
E chegamos ao fim de mais uma cobertura de Brasileirão. Em 2026 vai ter Brasileirão o ano todo a partir de 28 de janeiro e claro a melhor cobertura é aqui no Blog de knunes.







Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.