O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de fevereiro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR junto de mais 33 pessoas pela tentativa de golpe de estado após a eleição presidencial de 2022. Segundo relato do procurador - geral Paulo Gonet Bolsonaro articulou o plano de ruptura que o manteria no poder e concordou com o plano para matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. O julgamento ainda não tem data marcada e caso seja condenado Bolsonaro pode pegar penas que ultrapassam 43 anos de prisão. No dia seguinte Moraes retirou o sigilo da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente que citou Bolsonaro dizendo que ele pressionou aos militares a execução do plano. Áudios mostrados pelo programa Fantástico da TV Globo reforçam a ideia golpista.
Em meio à queda de sua popularidade o governo Lula inicia a reforma ministerial demitindo Nísia Trindade do cargo de ministra da Saúde. Nísia foi fritada durante semanas e em seu lugar assume Alexandre Padilha. A taxa de aprovação de Lula atinge os níveis mais baixos em todos os três mandatos chegando a 24%.
O Congresso elege seus presidentes: David Alcolumbre é eleito presidente do Senado e Hugo Moura é eleito presidente da Câmara.
O Papa Francisco segue internado há 15 dias pois sofre de uma pneumonia bilateral. Francisco tem 88 anos e ele vem se recuperando depois de ter passado por uma crise que piorou sua saúde.
Em seu segundo mês de mandato o presidente americano Donald Trump segue fazendo das suas: na economia anuncia tarifaço de 25% sobre as importações de aço e alumínio e a medida afeta o Brasil, no cenário diplomático se encontra com o premiê de Israel Benjamin Netanyahu e propõe a retirada da população palestina na Faixa de Gaza revoltando Israel e na guerra entre Rússia e Ucrânia se encontra com Vladimir Putin e negociam a retirada da Ucrânia de entrar na Otan.
Na Alemanha os conservadores vencem a eleição parlamentar e ao mesmo tempo a extrema direita avança. O resultado acaba sendo uma derrota pro atual chanceler Olaf Schonz que deixará o poder sendo substituído por Friederich Merz.
Na manhã do dia 7 um avião bimotor que acabava de decolar do Campo de Marte cai na Barra Funda, uma avenida de grande movimento em São Paulo e os dois ocupantes morreram na queda. No dia 17 um avião Bombardier capota durante o pouso no Canadá e deixa 19 pessoas feridas.
O teto da Igreja de Ouro de São Francisco em Salvador, construção de 1708 desaba e mata a turista Giulia Righetto. O acidente foi no dia 5 e a igreja teve de ser interditada. Ainda não se sabe a causa do acidente.
No dia 13 o ciclista Vitor Medrado de 46 anos é morto de forma violenta, sem esboçar reação. Ele fo abordado por dois homens armados nas imediações do Parque do Povo e um deles atirou na garupa da moto.
Deise dos Anjos, acusada de envenenar uma família com um bolo contendo arsênio é encontrada morta dentro da cela onde estava em Guaíba. Ela era investigada por causar a morte de três pessoas de uma mesma família no final do ano passado na cidade gaúcha de Torres.
Com dívidas ultrapassando os R$ 800 milhões a Editora Três tem falência decretada pela Justiça de São Paulo por não cumprir os termos do processo de recuperação judicial firmado em 2021. A falência implica no fim definitivo das revistas Istoé e Istoé Dinheiro que haviam encerrado a impressão dos exemplares e que migrariam pro digital.
Após 45 anos Galvão Bueno retorna à Band e vai comandar um programa semanal nas noites de segunda feira pra repercutir o futebol.
O Flamengo é campeão da Supercopa do Brasil derrotando o Botafogo por 3 x 1 na final em Belém. O alvinegro ainda perde outro título, o da Recopa Sul Americana perdendo pro Racing da Argentina.
O Philadelphia Eagles é campeão da NFL. O time venceu o Superbowl impedindo o tricampeonato seguido do Kansas City Chiefs vencendo a partida por 40 x 22
O tenista João Fonseca vence o ATP de Buenos Aires e chega a posição de número 68 do ranking da ATP, mas cansado perde na estreia do Rio Open.
Um dos criadores do Cinema Novo Cacá Diegues ajudou a formar a identidade nacional através do cinema. Dentre os filmes de destaque estão Bye Bye Brasil, Deus é brasileiro, Tieta do Agreste e outras obras. Cacá Diegues morre no dia 14 devido à complicações antes de uma cirurgia aos 84 anos.
O ator Gene Hackman é encontrado morto junto de sua esposa Betsy Arakawa e do cachorro. O caso foi no dia 26. A polícia suspeita de envenenamento. Gene Hackman participou de mais de 80 filmes na carreira e teve como personagens de destaque o vilão Lex Luthor no filme Superman e ganhou dois Oscars de melhor ator nos filmes Operação França e Os Imperdoáveis.
Outras mortes do mês: Newton Cardoso (2 de fevereiro), político mineiro que foi prefeito de Contagem, deputado federal e governador do estado de Minas Gerais entre 1987 e 1991, Eurides Brito (3 de fevereiro), foi secretária de educação do DF entre 1979 e 1984, deputada federal e deputada distrital em dois mandatos, Ivan Zimmermann (5 de fevereiro), jornalista e narrador, pioneiro em narrar esportes americanos como a NBA e NFL e ele sofreu um acidente de carro morrendo em 31 de janeiro, mas sua morte é anunciada no dia 5, Carlos Miranda (17 de fevereiro), ator e militar ficou famoso por interpretar o Vigilante Rodoviário que foi uma série de televisão de grande sucesso na década de 1960, Lilian Knapp (22 de fevereiro), cantora que fez sucesso na Jovem Guarda e fez parceria com Leno na dupla Leno e Lílian com sucessos como Pobre menina e Devolva-me, Roberta Flack (24 de fevereiro), cantora americana que se destacou tendo como grande hit Killing me soffly, clássico dos anos 1970 e Michelle Trachtenberg (26 de fevereiro), atriz que se destacou nas séries Buffy, a caça vampiros e Gossip Girl.
O quadro retorna em março.


























Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.