Semana em Resumo: Lula sofre duas cirurgias depois de susto e a Síria respirando novos ares depois da queda da ditadura

A semana termina com o presidente Lula se recuperando de duas cirurgias depois do susto e a Síria iniciando uma nova era depois do fim da ditadura de Bashar-al-Assad, assuntos em destaque na penúltima edição do resumo da semana em 2024.

1 - Saúde do presidente Lula: O presidente Lula passou nesta semana por duas cirurgias intracrananas depois que ocorreu um sangramento devido à queda sofrida em outubro. A primeira, na terça foi pra conter a hemorragia e a segunda na quinta foi pra evitar novos sangramentos e ambas foram um sucesso. O presidente está cognitivamente íntegro, ótimo e sereno segundo a equipe médica, já deixou a UTI e inclusive divulgou nas redes sociais um vídeo onde caminha tranquilo pelos corredores do hospital, deve ter alta e voltar às atividades no começo da semana.

2 - Fim da ditadura na Síria: Os rebeldes tomaram Damasco e colocaram fim a ditadura sanguinária de Bashar-al-Assad que durou 24 anos. A ofensiva relâmpago de dez dias não encontrou resistência e Bashar-al-Assad fugiu pra Rússia onde deve ter asilo político. Nos dias seguintes à queda Israel promoveu ataques militares e 480 navios foram abatidos. 

3 - Violência no Rio de Janeiro: A semana foi marcada por dois casos graves no Rio de Janeiro. No primeiro caso a médica Gisele de Souza e Melo que era capitã da Marinha morreu ao ser atingida por uma bala perdida dentro do hospital naval Marcílio Dias. O segundo caso foi com um turista argentino que acabou errando o caminho pro Corcovado e entrou em uma comunidade e dentro de uma favela teve seu carro crivado de balas por traficantes. O seu estado é gravíssimo. 

4 - Explosão dos juros: O Copom decidiu dar um choque dos juros e elevou a Taxa Selic em 1 ponto porcentual passando de 11,25 para 12,25% a.a. O pacote de ajuste fiscal fraco e a escalada do dólar que voltou a estar cotado na faixa dos R$ 6 levou o comitê a elevar a taxa e nos próximos meses a tendência é aumentar ainda mais a taxa pois a incerteza permanece.

5 - Pessoa do ano: O presidente eleito dos EUA Donald Trump foi escolhido pela revista Time a pessoa do ano e ao mesmo tempo prometeu dar anistia aos invasores do prédio do Capitólio que foram condenados pelo ato em 6 de janeiro de 2021. E o presidente Joe Biden por sua vez concedeu pedido de clemência para 39 pessoas e reduz a sentença de cerca de 1500 presos nesse que é o maior ato de clemência da história americana.

Imagem da semana

A queda da ditadura na Síria levou os rebeldes a atacarem a tumba de Hafez Assad, pai de Bashar-al-Assad incendiando o caixão do ditador morto em 2000. 

Sábado que vem tem a última edição do quadro na temporada.

Postar um comentário

0 Comentários