O quadro O Mês em Resumo, o primeiro de 2024 traz os principais fatos que marcaram o mês de janeiro.
Mal os fogos de artifício romperam o novo ano o Japão enfrenta uma série de tragédias, começando com o tremor de magnitude 7,6 deixa 82 mortos logo no primeiro dia do ano, no dia 2 um avião Airbus se choca com o avião de ajuda da Guarda Costeira que matou 5 pessoas. Todos os ocupantes do Airbus escaparam ilesos.
O Equador enfrenta uma forte onda de violência causada pelo narcotráfico e suas facções. A fuga do chefe de uma dessas facções levou ao descontrole e grupos armados invadiram uma emissora de televisão e renderam os jornalistas. A onda levou 12 pessoas à morte.
No primeiro aniversário dos atos de 8 de janeiro de 2023 uma cerimônia exaltou a força da democracia e nos discursos fortes críticas à quem queria fazer uma tentativa de golpe.
O ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski assume em fevereiro a pasta da Justiça substituindo Flávio Dino que vai ocupar o cargo de ministro do Supremo.
Quatro jovens morreram asfixiados por monóxido de carbono dentro de um BMW na rodoviária de Balneário Camboriú. O laudo da perícia aponta que o gás saiu do ar condicionado do veículo.
O helicóptero que desapareceu em 31 de dezembro é encontrado no dia 12 com todos os ocupantes mortos. A aeronave caiu a 100 km do Campo de Marte e tinha como destino Ilhabela
As chuvas castigam o Rio de Janeiro no dia 14 e matam 12 pessoas na região da Baixada Fluminense. Em São Paulo três pessoas morreram em consequência das chuvas que castigaram a região.
Tragédia em Brasília: No dia 14 um sargento da PM disparou contra um colega policial no Recanto das Emas e depois tira a própria vida.
Começam as eleições americanas com as primeiras prévias do Partido Republicano e Donald Trump sai na frente vencendo de forma esmagadora em Iowa e de forma apertada em New Hampshire. Ron de Santis anuncia desistência.
Em mais um capítulo da guerra entre Rússia e Ucrânia um avião que levava prisioneiros de guerra cai matando todos os 74 ocupantes.
Javier Milei enfrenta sua primeira greve geral convocada pelos sindicatos contra as reformas implantadas em seu governo que sofre com falta de apoio.
Reviravolta na CBF: Liminar do ministro do STF Gilmar Mendes reconduz Ednaldo Rodrigues à presidência e ao voltar Ednaldo demite Fernando Diniz do cargo de técnico interino e Dorival Júnior é escolhido novo técnico. Ele aceita a proposta e deixa o comando do São Paulo.
E em meio à crise da CBF vem a triste notícia que enluta o futebol. Único tetracampeão da história sendo bicampeão como jogador, técnico no tri e coordenador técnico no tetra Mário Jorge Lobo Zagallo, o Velho Lobo morre no dia 5 aos 92 anos. Zagallo foi sem dúvida nenhuma uma lenda do futebol mundial pelos seus feitos em Copas do Mundo e principalmente por ter espírito de seleção.
No dia 7 morre outra lenda do futebol mundial: Franz Beckenbauer aos 78 anos. O Kaiser como era conhecido foi campeão como jogador em 1974 e campeão como técnico pela seleção da Alemanha.
No dia 3 a música sertaneja perde o cantor João Carreiro aos 41 anos que formava dupla com Capataz. Ele não resistiu á complicações de uma cirurgia cardíaca.
No mesmo dia 3 o samba fica de luto com a morte de Quinho, puxador de sambas na União da Ilha e no Salgueiro onde conquista dois títulos do carnaval carioca sendo o mais lembrado Peguei um Ita no Norte, samba campeão de 1993 e o refrão Explode Coração na maior felicidade cai no gosto do público.
O banqueiro Edemar Cid Ferreira ficou conhecido por possuir uma vasta coleção de arte, mas também por ter sido dirigente do Banco Santos que foi extinto em 2005 por gestão fraudulenta. Edemar morre no dia 13 aos 80 anos.
Atriz que atuou em novelas como O Clone, Caminho das Índias e outras Jandira Martini morre no dia 29 aos 78 anos vitima de câncer.
Pedi pra não ter um ano sem problemas, mas não tem jeito. De novo fiquei sem internet no PC que por sua vez voltou a apresentar sintomas de quer me deixar na mão, mas tenho de ser resiliente. Felizmente tenho o TV Box pra socorrer, mas até quando ? O quadro retorna em fevereiro.
0 Comentários