O Mês em Resumo: Reforma tributária é aprovada, mina afunda em Maceió, Dino vira ministro do STF e Palmeiras é campeão brasileiro mais uma vez

O quadro O Mês em Resumo, o último de 2023 traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de dezembro.

Após uma espera de 30 anos a Reforma Tributária finalmente foi aprovada. O texto foi aprovado em uma votação histórica em dois turnos no Congresso no dia 15 e promulgada no dia 20. A aprovação da Reforma faz com que a agência de crédito S&P eleve a nota de crédito passando de BB- para BB ficando a dois passos de recuperar o grau de investimento.

O governador do Rio Cláudio Castro tem seus sigilos fiscal e bancário quebrados na investigação de um processo de desvio de recursos, pagamento de propina e fraude na licitação de contratos em projetos sociais entre 2017 e 2020.

O colapso da mina 18 da Braskem em Maceió chama a atenção do país no começo do mês. A mina que explorava sal gema começou a ceder e cinco bairros da capital alagoana tiveram de ser desocupados e no dia 10 parte da mina sofre rompimento.

O miliciano mais procurado do Rio de Janeiro, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho se entrega no dia de Natal e está preso em um presídio de segurança máxima.  

A advogada Amanda Partara foi presa sob a acusação de envenenar parentes do ex-namorado que acabaram morreno ao ingerir veneno que foi colocado em bolos de pote.  

A tensão aumentou na Venezuela e na Guiana apos a aprovação em referendo da anexação do território de Essequibo gerando uma crise entre os dois países. O ditador Nicolás Maduro quer anexar a região ao país e despertou o interesse dos Estados Unidos que realiza testes militares.

Flávio Dino é aprovado em sabatina na CCJ e no plenário do Senado e será ministro do STF a partir de fevereiro enquanto Paulo Gonet é aprovado como procurador-geral da República e já tomou posse. 

Jessica Canedo de 22 anos comete suicídio depois que o portal Choquei divulgou notícias falsas de que ela era affair do humorista Whindersson Nunes e supostas conversas foram divulgadas. 

O calor excessivo foi a causa da morte de Ana Clara Benevides que foi ao show da cantora Taylor Swift em novembro. O laudo aponta que a jovem teve exaustão térmica causando hemorragia no pulmão e três paradas cardíacas. 

Javier Milei toma posse na presidência da Argentina. O ultraliberal no discurso de posse diz que o pais esta quebrado e sem dinheiro. Ele implanta um pacote radical de medidas econômicas, mas enfrenta os primeiros protestos com o confronto entre policiais e manifestantes. Nos últimos dias do ano decide dispensar 7 mil servidores públicos num decretaço que faz com que a população proteste contra o pacote de medidas.

O Papa Francisco divulgou um documento histórico permitindo aos padres conceder bênçãos a casais do mesmo sexo. 

Dois estados americanos decidem barrar a campanha de Donald Trump à presidência por conta de seu envolvimento na invasão ao Capitólio em janeiro de 2021. Os estados do Colorado e do Maine decidem proibir a candidatura do ex-presidente nas primárias. E o ex-deputado filho de brasileiros George Santos foi cassado por envolvimento em práticas ilícitas.

Depois de ter escapado do passaralho de julho a jornalista esportiva Mylena Ciribelli é demitida e deixa a Record depois de 14 anos. 

O Palmeiras conquista seu 12° titulo brasileiro da história e o terceiro nos últimos seis anos com o empate contra o Cruzeiro na última rodada. O Verdão coroa uma das maiores viradas da história do campeonato brasileiro nos pontos corridos. 

Pela primeira vez o Santos foi rebaixado. O Peixe caiu pra Série B depois de perder pro Fortaleza por 2 x 1, três dias depois Marcelo Teixeira foi eleito presidente. 

A Justiça do Rio de Janeiro decide destituir Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e anula a última eleição. O interventor José Perdiz, presidente do STJD assume o cargo e convocará eleição dentro de 30 dias. E pra piorar Carlo Ancelotti deu o chapéu na entidade e resolveu renovar contrato com o Real Madrid até 2026.

O ex-jogador Marcelinho Carioca desaparece misteriosamente na cidade de Itaquaquecetuba em São Paulo e encontrado três horas depois. Marcelinho foi sequestrado pelos criminosos depois que conheceu uma mulher em um show, depois descobre-se que a mulher era casada e os criminosos o mantiveram em cárcere privado e inclusive chegaram a pagar R$ 40 mil.

O Manchester City é campeão mundial de clubes e na final goleia o Fluminense por 4 x 0. O título confirma a supremacia dos times europeus no torneio que deixa de existir nesse formato. Ano que vem a Copa Intercontinental substituirá o mundial e em 2025 acontece a primeira Copa do Mundo de clubes.

Bernardinho está de volta. O técnico voltará a dirigir a seleção masculina de vôlei visando a preparação pros Jogos Olímpicos de Paris e assume a vaga de Renan dal Zotto.

Na Copa Truck o título da temporada ficou com Felipe Giaffone numa decisão polêmica com Roberval Andrade.

Gabriel Casagrande se sagra bicampeão da Stock Car numa corrida emocionante em Interlagos. 

O jornalista Ricardo Pereira fez história no telejornalismo brasileiro sendo um dos primeiros correspondentes internacionais de destaque na TV Globo nas décadas de 1970 e 1980 participando de coberturas históricas como a redemocratização do país e a Guerra das Malvinas. Foi diretor do escritório da Globo em Portugal e lutava contra um câncer no pâncreas morrendo no dia 10 aos 72 anos.

Ícone da Bossa Nova e parceiro de Vinicius de Moraes o compositor Carlos Lyra morre no dia 16 aos 90 anos. Compôs clássicos da Bossa Nova como Você e eu, Coisa mais linda, Minha namorada e tantas outras. 

Às vésperas da Indy completar 40 anos no Brasil o automobilismo brasileiro perde no dia 29 o ex-piloto Gil de Ferran aos 56 anos. Nascido na França veio cedo ao Brasil e se destacou nas categorias de base, foi campeão da Fórmula Ford em 1987, foi campeão da Fórmula 3 inglesa em 1992 e chegou a fazer testes na Fórmula 1. Em 1995 foi pros Estados Unidos correr na Indy passando pelas equipes Hall e Walker sendo vice campeão pela Walker em 1997. No ano 2000 se muda pra Penske onde se sagra bicampeão pela CART nos anos de 2000 e 2001. Em 2002 se transfere pra IRL e em 2003 vence as 500 Milhas de Indianápolis se aposentando logo depois sendo diretor esportivo na BAR e desde então trabalhava como consultor na McLaren. Gil foi considerado por muitos como melhor piloto brasileiro pós Senna. Ele estava na Flórida guiando um carro ao lado do filho Luke quando teve uma parada cardíaca falecendo logo a seguir.

Outros mortos do mês: Ryan O'Neal (7 de dezembro) ator americano que antes de atuar foi boxeador. Fez filmes sendo o de maior de destaque Love Story (1970) onde foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, Pedro Henrique (13 de dezembro) cantor gospel que fazia um show quando passou mal e morreu subitamente, Pedrinho (25 de dezembro), inspirou o hit Acorda Pedrinho da banda Jovem Dionísio em meados de 2022, Lee Sun-kyun (27 de dezembro), ator sul coreano que atuou em Parasita que ganhou quatro Oscars, PC Siqueira (27 de dezembro), influenciador digital que foi enconrado morto e existe a suspeita de suicídio e Tom Wilkinson (30 de dezembro), ator que foi indicado duas vezes ao Oscar nos filmes Entre Quatro Paredes e Conduta de Risco.

Dezembro marcou o fim de um dos maiores perrengues que atravessei nesses 16 anos de blog. No dia 19 retornei as atividades no PC e durante os 40 dias sem internet o que me salvou foi o TV Box e mesmo com todas as dificuldades não deixei me abater. Com tudo normal espero ter um 2024 sem problemas pra me atrapalhar. Dito iso aviso que o quadro retorna em janeiro de 2024.

Postar um comentário

1 Comentários

FABIOTV disse…
Olá, tudo bem? Lembro muito do Gil de Ferran. Meus pêsames aos familiares, amigos e fãs. Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo 2024. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br