O Mês em Resumo: País vê transição em meio a bloqueios golpistas, começa a Copa no Catar, Palmeiras é campeão brasileiro e mês pesado na música com adeus à Gal Costa, Rolando Boldrin e Erasmo Carlos

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de novembro.


O Brasil vive no começo do mês o pós-eleição mais conturbado em todos os tempos. Inconformados com a derrota de Jair Bolsonaro apoiadores do presidente fecham estradas provocando o caos nas rodovias. Foram vários atos antidemocráticos que paralisaram o país no começo do mês. A reação de Alexandre de Moraes foi enérgica mandando multar os infratores.

Em meio a tudo isso Jair Bolsonaro faz um discurso tímido não sinalizando reconhecer a derrota para Lula e depois se recolhe no Palácio do Alvorada durante 20 dias.

Começa a transição entre os governos. Conduzida pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin a transição até aqui tem como percalços a definição de nomes na composição do futuro ministério e declarações do próprio Lula sobre a economia que derrubam a Bolsa. No fim do mês é enviada PEC que abre espaço no orçamento de R$ 198 bilhões fora do teto de gastos, a chamada PEC da Transição.

O PL insiste na tentativa de melar a eleição e envia relatório pedindo a verificação das urnas no segundo turno, mas o relatório não foi considerado e o TSE impôs pagamento de multa no valor de R$ 22 milhões pois não revelou indício de fraude.

E ainda teve um festival de hostilidades em várias partes do mundo: em Nova York manifestantes atacaram ministros do STF e um deles atacou o ministro Luís Roberto Barroso que devolveu na mesma moeda dizendo Perdeu Mané, não amola! Já o cantor Gilberto Gil foi hostilizado no Catar durante a Copa do Mundo quando um bolsonarista o hostilizou.

O Twitter sofre uma onda de demissões em massa e escritórios são fechados motivados pela decisão de Elon Musk de abolir o trabalho remoto e exigir longo comprometimento dos colaboradores. Rumores de que o aplicativo seria encerrado levam os usuários a buscarem alternativas e em pouco tempo o aplicativo indiano Koo registra um aumento gigantesco na adesão de usuários. 

A ex-deputada Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por ter sido mandante do assassinato do pastor Anderson do Carmo em junho de 2019. Flordelis foi condenada em três crimes: homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, falsificação de documentos e associação ao crime.

Um navio graneleiro bateu na estrutura da ponte Rio-Niterói e causou interrupção do tráfego de veículos. A embarcação estava em estado avançado de degradação e estava ancorada há seis anos.


Tragédia em Aracruz: Na manhã do dia 25 um atirador invade duas escolas e atira contra as pessoas. Quatro pessoas morreram sendo três professoras e uma aluna. O atirador foi preso horas depois e irá responder por três crimes. Já no Rio durante uma semana 20 pessoas morreram em conflitos armados entre policiais e traficantes em vários confrontos.

Um deslizamento de terra causado por uma avalanche deixou duas pessoas mortas na BR-376 no município de Guaratuba no Paraná. 

O Brasil volta a registrar aumento súbito no número de casos de Covid-19 causados pelas subvariantes BQ5 e BA1 da ômicron. A Anvisa determina a volta do uso obrigatório de máscara nos aeroportos e também aprovar o uso de vacina bivalente da Pfizer. E aqui dou meu recado: vacine-se, complete o seu ciclo vacinal e se proteja, pois ontem tomei a quarta dose da vacina, desta vez tomei a da Janssen.

Na guerra entre Rússia e Ucrânia a cidade russa de Kherson foi retomada pelos ucranianos. A cidade está na península da Criméia e é um importante ponto estratégico. 


Nas eleições de meio de mandato o partido Democrata do presidente Joe Biden obtém maioria no Senado e mantém o controle do congresso. O ex-presidente Donald Trump anunciou sua pré candidatura e vai tentar voltar à Casa Branca em 2024.


Começa a Copa do Mundo no Catar. O torneio apresenta surpresas como as derrotas de virada das favoritas Argentina e Alemanha para Arábia Saudita e Japão respectivamente, também mostra protestos contra o país que violoa os direitos humanos, a seleção da Alemanha protestando com as mãos na boca por causa da proibição do uso da faixa de capitão nas cores da causa LGBTQIA+ e o time do Irã não canta o hino nacional na partida contra a Inglaterra em razão do protesto contra a presença de mulheres nos estádios do país.

 

O Brasil estreia na Copa com uma boa vitória sobre a Sérvia no dia 24 com dois gols de Richarlison, o segundo um golaço de voleio e no dia 28 sofre pra vencer o ferrolho defensivo da Suíça com Casemiro marcando o gol salvador. O astro Neymar sofre uma entorse no tornozelo direito na partida contra a Sérvia e fica de fora juntamente do lateral Danilo. 

Antes da Copa do Mundo o Palmeiras se sagra campeão brasileiro mais uma vez. O título veio sem entrar em campo graças à vitória do América Mineiro sobre o Internacional que termina como vice-campeão. Ambos jogarão a Libertadores junto do Flamengo, atual campeão, Fluminense, Corinthians e Athlético Paranaense que estarão na fase de grupos com Atlético Mineiro e Fortaleza que saiu da condição de rebaixado para disputar as fases preliminares. Avaí, Atlético Goianiense, Ceará e Juventude foram rebaixados. 

Na Série B Vasco e Bahia conquistam o acesso na última rodada se juntando ao Cruzeiro campeão e o Grêmio com todos os gigantes voltando pra Série A do ano que vem.



Nas pistas tivemos campeões saindo. Na Copa Truck o campeão foi Wellington Ciirino que foi beneficiado pela desclassificação de Beto Monteiro e levou o troféu, na NASCAR Joey Logano se sagrou bicampeão vencendo a etapa decisiva em Phoenix e na Fórmula 1 o monegasco Charles Leclerc ficou com o vice campeonato, no GP de São Paulo que marcou os 50 anos do GP Brasil o inglês George Russell da Mercedes conquista sua primeira vitória na carreira. 



Um mês extremamente triste pra música não só no Brasil, também no mundo tivemos perdas impactantes. No dia 5 morre o cantor americano Aaron Carter, cantor de hip hop, no dia 22 morre o cubano Pablo Milanés, autor de músicas de destaque dentre as quais Yolanda, gravada por Chico Buarque e Simone, no dia 26 morre a cantora americana Irene Cara aos 63 anos. Irene deu voz às canções de filmes como Fama e Flashdance com What a Felling, vencedora do Oscar de melhor canção original em 1983.

O dia 9 de novembro é marcado por duas mortes na música brasileira. Gal Costa morre aos 77 anos e deixa um enorme legado na MPB. Gal foi intérprete de grandes sucessos da nossa música e sua voz cristalizada e forte ficou pra sempre na história da MPB. 

No mesmo dia morria Rolando Boldrin aos 86 anos. Boldrin foi ator, compositor, cantor e apresentador contando causos da nossa cultura e do interior do Brasil através de uma carreira de 60 anos onde atuou em 30 novelas e apresentou os programas Som Brasil (Globo), Empório Brasileiro (Band), Empório Brasil (SBT) e Sr. Brasil pela TV Cultura onde esteve por 17 anos.

Ícone da Jovem Guarda e eterno parceiro de Roberto Carlos o Tremendão Erasmo Carlos morre no dia 22 aos 81 anos por complicações causadas por paniculite. Erasmo compôs com o rei mais de 600 músicas que ajudam a entender a força do gigante gentil na nossa música. Sucessos como Festa de Arromba, Parei na Contramão, Minha fama de mau, Coqueiro Verde, Sentado à beira do caminho entre tantas ficarão pra sempre marcadas na vida de muita gente. 

Assassino da atriz Daniella Perez num crime que chocou o Brasil às vésperas da virada de 1992 para 1993 Guilherme de Pádua se converteu, virou pastor, mas nada irá apagar as tristes lembranças de um crime que saltou da ficção para a realidade. Depois de ter sido condenado junto de Paula Thomaz ficando três anos na cadeia ele acabou se casando de novo e no dia 6 de novembro sofre um infarto fulminante morrendo aos 52 anos.

O ator Roberto Guilherme fez muitas crianças que hoje são quarentões e quarentonas (idade detectada como diz o Fábio Maksymczuk) e eu me incluo na maior sinceridade - rirem com o sargento Pincel nas esquetes do humorístico Os Trapalhões. Internado para se tratar de um câncer o ator morre no dia 10 aos 84 anos.

Luiz Antônio Fleury Filho foi governador do estado de São Paulo entre 1991 e 1994 e em outubro de 1992 ordenou a famigerada invasão ao presídio do Carandiru para conter uma rebelião e o saldo virou uma carnificina com 111 presos mortos. (Para saber mais deixarei o link do Contando a História que detalha como foi o massacre do Carandiru: http://contandohistoria1977.blogspot.com/2022/10/30-anos-do-massacre-do-carandiru-o.html). Fleury morre no dia 15 aos 72 anos.

Isabel Salgado foi um dos ícones do vôlei brasileiro quando o esporte começava a bombar no início dos anos 80 se tornando musa e abrindo as portas para novas gerações de mulheres. Disputou as Olimpíadas de Moscou em 1980 e Los Angeles em 1984 e depois migrou da quadra e jogou na areia sendo uma das pioneiras do vôlei de praia e três dos cinco filhos jogam vôlei de praia: Pedro, Carol e Maria Clara Solberg. Isabel foi internada no dia 15, um dia antes havia sido nomeada para a equipe de transição do futuro governo, mas não teve tempo, acabou morrendo no dia 16 por complicações de uma pneumonia aos 62 anos.





Outras mortes do mês: Paulo Jobim (4 de novembro), músico e um dos filhos de Tom Jobim, Jason David Frank (19 de novembro),  ator americano que interpretou no seriado Power Rangers o personagem Tommy que inicialmente era o Ranger Verde, depois virou ranger vermelho, Hebe de Bonafini (20 de novembro), ativista argentina e líder das mães da praça de Maio em Buenos Aires onde as mães se reúnem desde 1977 para cobrar da ditadura os filhos desaparecidos pelo regime militar que vigorou entre 1976 e 1983, Héctor Bonilla (25 de novembro), ator mexicano que integrou o elenco do seriado Chaves, Rochelle Costi (26 de novembro), artista plástica e fotógrafa vítima de atropelamento em São Paulo e Gilson Dipp (28 de novembro), jurista e magistrado sendo também ministro do STF.

O quadro volta em 31 de dezembro trazendo o resumo dos acontecimentos do mês de dezembro e também no dia 31 a super Retrospectiva 2022 com os principais acontecimentos do ano, não percam!

Postar um comentário

0 Comentários