O Mês em Resumo: Mundo volta a ficar alerta com nova cepa, tabuleiro eleitoral começa a se mover, Palmeiras é tri da Libertadores e o adeus trágico à Marília Mendonça

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de novembro.

 


Surgiu uma nova e preocupante variante do coronavírus. Batizada de ômicron a nova cepa foi descoberta no sul do continente africano e levou o mundo a entrar em alerta, pois a variante foi classificada pela OMS como variante de preocupação. Por conta disto países fecharam aeroportos para seis países africanos e a economia voltou a ter queda nos negócios. A Europa voltou a ser o epicentro com o aumento de casos e países como a Áustria decretaram lockdown e  vacinação obrigatória para sua população. Aqui no Brasil a vacinação avança, a média de mortes chega a cair pra menos de 200, mas com a variante várias capitais decidem suspender a festa de reveillón e o carnaval. São Paulo anunciou o fim do uso obrigatório de máscara, mas deverá rever a decisão assim como Brasília que liberou o fim do uso de máscara em locais abertos. 



Faltando menos de um ano pras eleições presidenciais começam a surgir os candidatos. O ex- juiz e ministro Sérgio Moro se filia ao Podemos e no discurso de filiação ataca Lula e Bolsonaro pedindo chega de mensalão e rachadinha. O presidente Jair Bolsonaro acerta sua filiação ao PL, partido que integra o Centrão e o PSDB realiza prévias, só que uma falha no aplicativo atrasa o processo em seis dias e no fim o escolhido para ser o candidato do partido é o governador de São Paulo João Dória. 

No mês do ENEM acontece uma debandada no Inep e na Capes. No Inep 37 servidores pedem demissão fazendo duras críticas a gestão do presidente do instituto que é acusado de assédio sexual. O exame tem o maior índice de abstenção dos últimos 16 anos e as questões não enfocam temas da atualidade como a pandemia dando mostra de que o banco de questões está no limite. Durante viagem ao Oriente Médio o presidente Bolsonaro disse que o exame tem a cara do governo.

 

Por uma semana uma escultura de um touro de ouro chamou a atenção de quem passava pela sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A escultura inspirada no touro de bronze de Wall Street não tinha autorização municipal e foi retirada depois de ser alvo de protestos. Ainda na economia o governo decreta o fim do Bolsa Família e cria o Auxílio Brasil.

Um grupo de garimpeiros invadiu o Rio Madeira para praticar garimpo ilegal de ouro através do uso de mercúrio que contamina os peixes. A Polícia Federal incendiou as balsas para dispersar os invasores.

A COP 26, conferência do clima realizada em Glasgow teve poucos avanços nas ações para conter o aquecimento global. O acordo assinado por líderes mundiais prevê reduzir os índices de aquecimento para 1,5º além da redução do uso de combustíveis fósseis. 

No Morro do Salgueiro nove corpos foram encontrados em um manguezal e policiais foram acusados de atirar nas pessoas como represália ao assassinato de um policial. Denúncia exibida no Fantástico aponta que mais de 1500 tiros foram disparados por PMs.

Na Alemanha os sociais - democratas se unem aos liberais e verdes formando um governo de coalizão com Olaf Scholz assumindo o poder em dezembro e no Chile Sebastián Piñera escapa de sofrer impeachment no Senado e a eleição presidencial terá um esquerdista contra um ultradireitista.

Mais dez seleções asseguraram o passaporte pra jogar a Copa do Mundo ano que vem e o Brasil está entre eles. A seleção carimbou o passaporte ao vencer a Colômbia e junto da Argentina estará no Catar. Na Europa dez seleções asseguraram a vaga e outras duas, Itália e Portugal caíram na mesma chave da repescagem e só uma delas irá à Copa do Mundo.

 

 

O Palmeiras se sagra tricampeão da Libertadores ao derrotar o Flamengo na decisão em Montevidéu por 2 x 1. O herói improvável foi Deyverson que marcou o gol depois da falha de Andreas Pereira. A derrota na final da Liberta foi o estopim para a saída de Renato Gaúcho que não dirige mais o Flamengo. Na decisão da Copa Sul Americana o Athlético Paranaense derrotou o Bragantino por 1 x 0 conquistando o troféu pela segunda vez.



O Botafogo conquista o bicampeonato da Série B do Brasileirão e volta à elite um ano depois. Coritiba e Goiás, dois times que caíram junto do Botafogo também conseguem o retorno. A exceção é o Vasco que fracassa na briga e termina a competição em 10º lugar. O Avaí fica com a última vaga no acesso. Caíram Remo, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas.


Na Fórmula 1 Lewis Hamilton levanta a torcida brasileira vencendo o GP de São Paulo em Interlagos e comemora a conquista repetindo o gesto de Ayrton Senna carregando a bandeira do Brasil. Na NASCAR o campeão da temporada é Kyle Larson que vence 10 corridas no campeonato.



Na tarde de 5 de novembro o Brasil fica chocado e abalado com o trágico acidente aéreo que calou a voz de Marília Mendonça. A rainha da sofrência vinha numa carreira extraordinária e estava no auge do sucesso. Ela era uma das vozes do movimento feminino na música sertaneja e iria fazer um show em Caratinga. O avião bimotor se chocou com um cabo de alta tensão e acabou caindo nas proximidades de Piedade de Caratinga e todos os ocupantes morreram por politraumatismo. Marília Mendonça sai de cena precocemente aos 26 anos deixando tristes os fãs com músicas que falam de relacionamentos conturbados e que viraram sucesso em visualizações e execuções nas rádios e no Spotify bateu recorde no dia em que foi enterrada com músicas executadas o tempo todo.

O goiano Íris Rezende exerceu diversos cargos em 70 anos de carreira começando como vereador, depois foi prefeito de Goiânia, cargo que ocupou quatro vezes, a última encerrada no fim de 2020 quando se aposentou, deputado estadual, deputado federal e governador duas vezes do estado de Goiás. Foi senador entre 1995 e 2003 e ministro da Agricultura no governo de José Sarney e ministro da Justiça no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Após a aposentadoria morou em sua fazenda e desde agosto estava internado após sofrer um AVC e morre no dia 9 de novembro aos 87 anos por complicações do AVC.

O ex-presidente da África do Sul Frederik de Klerk teve um papel fundamental no desmantelamento do apartheid, o cruel regime de segregação racial que vigorou no país até 1994 quando Nelson Mandela foi eleito presidente. Foi o último branco a assumir o poder e em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Diagnosticado com mesotelioma, um tipo raro de câncer Frederik de Klerk morre no dia 11 de novembro aos 85 anos enquanto dormia na Cidade do Cabo.


Cristiana Lobo acompanhou de perto os movimentos da política brasileira desde a redemocratização. Começou carreira no jornal O Globo onde foi setorista em vários ministérios. A partir de 1984 se especializou em cobrir a política acompanhando desde o governo de João Figueiredo até Jair Bolsonaro todos os desdobramentos políticos. Em 1992 trabalhou no jornal O Estado de S.Paulo onde assinou coluna por seis anos. Em 1997 estreou na Globo News onde foi comentarista política do Jornal das Dez e em 2010 passou a ancorar o programa Fatos e Versões. Ela estava se tratando contra um mieloma múltiplo que a levou à morte no dia 11 de novembro aos 64 anos.

O arquiteto Ruy Ohtake criou obras arquitetônicas que mudaram a cara de São Paulo como os edifícios Unique e Renaissance além do Parque Ecológico do Tietê. Filho de Tomie Ohtake ganhou diversos prêmios em sua carreira. Ruy Ohtake morre no dia 27 aos 83 anos.

Último representante dos chamados garagistas que mudaram a cara da Fórmula 1 o inglês Frank Williams criou junto de Patrick Head a equipe Williams em 1977 e conquistou ao todo 9 títulos de construtores e 7 de pilotos, dentre eles um com Nélson Piquet em 1987. Seis brasileiros pilotaram para a equipe dentre eles Ayrton Senna, mas a parceria terminou de forma trágica com o acidente fatal sofrido pelo brasileiro no GP de San Marino de 1994 em Ímola. Felipe Massa, Rubens Barrichello, Antônio Pizzonia e José Carlos Pace dirigiram os carros de Sir Frank. Em 1986 um acidente de carro o deixou tetraplégico e em 2019 a equipe é vendida. Frank Williams morre no dia 28 aos 79 anos de idade.




Outros mortos do mês: Nélson Freire (1º de novembro) pianista de destaque na música clássica que participou das orquestras mais importantes do mundo incluindo a Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica de Londres e Nova York entre outras, Luiz Antônio dos Santos (6 de novembro) maratonista brasileiro que foi medalha de bronze no mundial de atletismo de 1993 e bicampeão da tradicional maratona de Chicago, Barcímio Sicupira (7 de novembro) maior artilheiro da história do Athlético Paranaense com 158 gols e foi também comentarista de TV e Stephen Sondhein (26 de novembro) considerado um dos maiores compositores do teatro musical americano onde escreveu letras para musicais de sucesso da Broadway como West Side Story.

Em dezembro o quadro retorna e a partir do dia 27 de dezembro a Retrospectiva 2021.

Postar um comentário

0 Comentários