O Mês em Resumo: Talibãs voltam ao poder no Afeganistão, país vive dias turbulentos na política e de brilho de nossos atletas na Olimpíada e o adeus à Paulo José e Tarcísio Meira

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de agosto.



Depois de 20 anos os talibãs voltam ao poder no Afeganistão. O avanço do grupo extremista simboliza uma enorme derrota para os Estados Unidos que fracassam na missão de transformar o país. No dia 15 de agosto as forças do talibã tomaram a capital Cabul. Nos dias que se seguiram cenas chocaram o mundo, em especial no aeroporto da capital afegã onde milhares em desespero tentaram fugir do controle talibã e milhões lotaram aviões. No dia 26 um atentado nas proximidades do aeroporto matou 180 pessoas. O braço afegão do Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques, dois dias depois ataques de drones americanos mataram o líder do grupo. As tropas americanas saíram na madrugada de hoje pondo fim à guerra. 

Por aqui a guerra é do presidente Jair Bolsonaro contra a democracia, principalmente o Supremo. Ele protocolou pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes por causa do inquérito das fake news. O pedido foi rejeitado pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco. No começo do mês ele atacou a Corte e levou o presidente Luiz Fux a cancelar o encontro com os chefes dos três poderes. Sobrou até para o presidente do TSE luiz Roberto Barroso. 

A pandemia ainda está aí, mas o país vem em queda no número de mortes por Covid- 19 graças à vacinação que acelera, só que a insistente variante Delta faz com que o número de internações aumente. A variante matou uma senhora de 74 anos em São Paulo, a primeira vítima da variante. Por conta do avanço o governo autorizou a aplicação da terceira dose para idosos a partir de setembro. 



O cantor Sérgio Reis virou alvo por incitar a democracia. Em áudio vazado o cantor incita protestos no dia 7 de setembro com ameaças de quebrar tudo e invadir o STF à força. Ele acabaria sendo alvo de buscas, ao mesmo tempo diante da repercussão negativa cancelou a gravação de seu novo disco porque a maioria dos artistas declinou do convite entre eles Guilherme Arantes, Guarabyra e Zé Ramalho. No dia 13 o ex- deputado Roberto Jefferson foi preso por determinação de Alexandre de Moraes pelo mesmo motivo: incitação à democracia através de fake news. Quem também foi presa no mesmo dia foi a ex- deputada Flordelis que dois dias antes perdeu o mandato pela acusação de ter mandado matar o marido. 


A PEC do voto impresso foi definitivamente arquivada na noite do dia 10. Eram necessários 308 votos para a emenda ser aprovada, mas foram 229 votos a favor e a emenda foi cancelada. O presidente Jair Bolsonaro defendia o voto impresso nas próximas eleições e usava como bandeira. No mesmo dia um desfile militar na Esplanada causou indignação e revolta no meio político. Por outro lado o distritão foi rejeitado e as coligações partidárias voltaram a ser permitidas. 

Os preços sobem e a economia brasileira entra em parafuso. A gasolina tem aumentos sucessivos com o litro custando R$ 7. A conta de energia elétrica também passa por aumento e a partir do mês que vem a bandeira tarifária passa a ser vermelha com o valor de R$ 15 por 100 kw/h consumido.

No Haiti um forte terremoto de magnitude 7.2 na Escala Richter mata mais de 2 mil pessoas. O Haiti sofreu um terremoto de magnitude semelhante em janeiro de 2010. Como se não bastasse o ciclone Grace trouxe mais desgraça á sofrida população haitiana.

Lionel Messi troca o Barcelona pelo Paris Saint Germain. O jogador argentino deixou a Espanha e por 35 milhões de euros foi comprado pelo clube francês onde vestirá a camisa 30 e reencontrará Neymar, seu parceiro no Barça. Cristiano Ronaldo deixou a Juventus e voltou ao Manchester United. 

O holandês Nyck de Vries é o novo campeão da Fórmula E. Ele terminou a prova final na oitava posição, o suficiente pra ser o campeão da categoria.







O Brasil faz na Olimpíada de Tóquio sua melhor campanha olímpica da história conquistando 21 medalhas superando a marca do Rio terminando a competição na 12ª posição. O país repetiu a quantidade de ouros da Rio 2016. Rebeca Andrade se torna a primeira brasileira campeã na ginástica conquistando o ouro no salto sobre a mesa, Martine Grael e Kahena Kunze são bicampeãs na vela ao vencerem a 49erFX, Ana Marcela Cunha conquista o ouro na maratona aquática de 10 km, no boxe Hebert Conceição se sagra campeão olímpico nos pesados, Isaquias Queiroz se sagra campeão olímpico no C1 1000 m e o futebol masculino repete o feito do Rio e vence o torneio derrotando a Espanha na prorrogação. O outro ouro foi de Ítalo Ferreira no surfe. Nas Paralimpíadas o país atinge o feito de 100 medalhas de ouro em jogos paralímpicos com a medalha de ouro no atletismo com Yeltsin Jacques.

Ícone do teatro, cinema e televisão o gaúcho Paulo José era um multiartista, cheio de talento. Na sua brilhante carreira atuou em mais de 20 novelas na televisão, se destacou no cinema e além de atuar dirigia com enorme talento. O ator estava com o Mal de Parkinson e foi vítima de uma pneumonia que o matou em 11 de agosto aos 84 anos.

Tarcísio Meira foi um gigante, o eterno galã das novelas que encantou gerações. Foram muitas novelas, filmes e peças de teatro em mais de seis décadas de carreira e personagens icônicos como João Coragem, Capitão Rodrigo, Juca Pitanga, Renato Villar, Raul Pelegrini e tantos outros. O ator foi internado no dia 6 junto de sua esposa Glória Menezes e morre no dia 12 por complicações da Covid- 19 aos 85 anos. 

Ele era a alma tranquila dos Rolling Stones, dono de um estilo refinado e tranquilo diferente de Mick Jagger e Keith Richards e sabia como poucos dominar a bateria com tocadas fortes e elegantes. Charlie Watts morre em 24 de agosto aos 80 anos desfalcando para sempre os Stones.





Outros mortos do mês: Francisco Weffort (2 de agosto), foi cientista político, professor e ministro da Cultura no governo FHC, Alicinha Cavalcanti (2 de agosto), promotora de eventos, José Ramos Tinhorão (3 de agosto), jornalista e crítico musical onde se especializou na MPB, João Lyra (13 de agosto) político alagoano e empresário da indústria, Carlos Alberto de Oliveira Andrade (14 de agosto), empresário fundador do grupo CAOA, Gerd Müller (15 de agosto), jogador alemão que marcou 14 gols em Copas do Mundo sendo o terceiro maior artilheiro da história das copas atrás de Ronaldo e Miroslav Klose, Duda Mendonça (16 de agosto), publicitário criador de campanhas políticas vitoriosas dentre elas a que levou Luís Inácio Lula da Silva ao poder em 2002, mas teve sua imagem arranhada em 2005 quando foi acusado de usar dinheiro e uma offshore para receber serviços prestados ao PT e Jacques Rogge (29 de agosto), ex-presidente do COI entre 2001 e 2013. 

Em setembro o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários