Semana em Resumo: Brasil tem o seu pior mês na pandemia e Bolsonaro troca seis ministros

A semana termina e os destaques ficam por conta do pior mês da pandemia e da série de trocas no ministério do governo.

1 - Brasil em situação crítica: O Brasil teve o pior mês da pandemia e março de 2021 teve o maior número de óbitos com mais de 66 mil vidas perdidas. Há três dias o número de mortes se proxima das 4 mil vidas perdidas e a média diária subiu pra 3 mil. E nosso presidente vive criticando medidas de isolamento social. Na corrida pela vacina mais um imunizante teve seu uso emergencial aprovado. A farmacêutica Janssen teve seu pedido aprovado pela Anvisa e 38 milhões de doses foram compradas com entrega no segundo semestre, já a vacina Covaxin teve seu pedido negado. Falando em vacinação 9% da população já tomou a primeira dose, pois precisamos de mais vacinas. E seguem medidas restritivas nos estados. O Rio prorrogou por mais uma semana as medidas restritivas. Aqui em Brasília o GDF autorizou a reabertura do comércio, mas a Justiça determinou fechamento só que o GDF recorreu e uma liminar manteve o comércio aberto seguindo protocolos. No mundo destaque para um lockdown de um mês na França a proibição de viagens ao Brasil pelos vizinhos sul americanos. 


2 - Reforma Ministerial: O governo Bolsonaro promoveu nesta semana uma série de mudanças no primeiro escalão. Começou com a demissão de Ernesto Araújo que não é mais ministro das Relações Exteriores, depois veio a demissão do ministro da defesa Fernando Azevedo e silva, depois os conandantes das Forças Armadas renunciaram aos cargos. Assim que os três comandantes renunciarma foram nomeados novos comandantes pelo novo minsitro da pasta Braga Neto.

3 - Suspenso: O deputado estadual Fernando Cury foi suspenso por 180 dias no processo em que a deputada estadual Isa Penna moveu contra ele por importunação sexual. A decisão foi unânime e o deputado assediador perde temporariamente o mandato. Isa Penna comemorou a decisão e disse que a Assembleia não aceitará assédio.

4 - Novo ataque ao Capitólio: Menos de três meses depois do ataque impetrado por apoiadores de Donald Trump desta vez foi um lobo solitário que avançou com um carro sob uma barreira que protege a entrada do prédio e atropelou dois policiais. Um deles morreu e o criminoso foi baleado e também morreu. 

5 - Novo meio de pagamento: O Banco Central autorizou os usuários a realizarem transferências e pagamentos por meio do aplicativo WhatsApp. Com a decisão o aplicativo poderá oferecer um sistema de pagamentos com as bandeiras Visa e Master Card. A novidade já vem sendo usada em países como a Índia.

Imagem da semana

O cantor Lulu Santos foi imunizado contra a Covid e assim que recebeu a injeção fez questão de cantar um de seus sucessos, A Cura com uma pequena alteração. Que venham mais vacinas para que não só o Brasil, mas o mundo saia desse pesadelo que há mais de um ano atormenta o planeta.

Sábado que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários