Semana em Resumo: Agitação com CPI em Brasília, novos desdobramentos do caso Henry e mundo passa dos 3 milhões de mortos na pandemia

A semana que passou foi agitada nos lados de Brasília com a criação da CPI, novas revelações no caso Henry e o mundo passando de 3 milhões de mortos na pandemia.


1 - Agitação no poder: Nesta semana o clima esquentou em Brasília. Primeiro o senador Jorge Kajuru divulgou e gravou uma conversa com o presidente Bolsonaro em que ele pedia que a CPI da Covid investigue prefeitos e governadores. Durante um dos trechos xingou e ameaçou na porrada o senador Randolfe Rodrigues e ainda criticou o STF. Por conta disto Kajuru está sendo convidado a sair do Cidadania e rumar para o Podemos. Com a CPI instalada foram definidos os participantes que não vão investigar prefeitos e governadores como queria o presidente. O senador Renan Calheiros será o relator da CPI.


2 - De volta ao jogo: O STF através da Segunda Turma decidiu que o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva pode sim concorrer à próxima eleiçao presidencial. Por 8 votos a 3 Lula teve anuladas todas as condenações na Lava Jato. Com o recurso rejeitado Lula está livre pra concorrer em 2022.


3 - Caso Henry: As investigações sobre a morte de Henry Borel tiveram uma reviravolta com o depoimento da babá Thayná que resolveu descrever o dia em que Henry foi agredido. Ela descreveu as cruéis agressões feitas pelo sádico Dr. Jairinho no dia 12 de fevereiro e disse que foi Monique de Medeiros mentisse para os policiais. Para a polícia tudo indica que Jairinho é o assassino da criança. 

4 - Pandemia de Covid -19: O mundo registrou neste fim de semana a triste marca de 3 milhões de mortos por Covid, só o Brasil já tem quase 370 mil mortos (menos de 10% em todo o mundo). O caos brasileiro virou motivo de preocupação por parte da OMS que definiu a situação como crítica. A América do Sul apresenta os piores índices por culpa do Brasil e na Ásia os óbitos aceleraram, em especial na Índia onde o país ultrapassou o Brasil em número de casos diários. Por isso tem de acelerar e muito a vacinação aqui. Minha mãe e minha irmã estão com Covid, mas assintomáticas e isoladas e por isso tive de me isolar porque não tá de brincadeira essa doença. Pra que tenham ideia de como chegamos até aqui quando foi registrada em 9 de janeiro de 2020 a primeira morte no mundo até agora para se chegar ao primeiro milhão se passaram 264 dias (nesse período veio uma forte onda na Europa e o vírus se espalhando muito rápido pelo mundo levando a OMS a decretar a pandemia), 108 dias depois chegamos ao segundo milhão de mortos em que a descoberta de variantes acelerou o número de óbitos e agora chegamos ao terceiro milhão de mortos devido à queda nos EUA e aceleração brutal na América do Sul, em especial no Brasil que é infelizmente o epicentro dessa desgraça.

5 - Fim de era em Cuba: Raúl Castro de 89 anos se aposentou do cargo de primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba. Com a decisão sai de cena o último representante da família Castro que dominou o país por décadas, em especial seu irmão Fidel Castro que governou o regime até 2006. Quem assume o cargo é o presidente cubano Miguel Diaz - Canel.

Imagem da semana

A foto de um abraço entre a idosa e sua cuidadora em São Paulo foi a grande vencedora do Prêmio World Press Photo e simboliza aquilo que a pandemia nos roubou, mas que se Deus quiser teremos novamente assim que todo mundo for vacinado. 

Sábado que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários