Romain Grosjean sobrevive à acidente assustador e Hamilton vence mais uma







O GP do Bahrein de 2020 foi uma corrida tensa e que ficou marcada por um gravíssimo acidente. Foi logo na largada e no toque com Daniil Kyvat o francês Romain Grosjean perdeu o controle e encheu o guard rail. O carro pegou fogo e se dividiu em dois. Grosjean conseguiu sair do cockpit do carro em meio às chamas e com 29 segundos escapou da morte. A cena foi de impressionar e a corrida foi interrompida com bandeira vermelha por 1 hora e meia. O piloto da Haas foi levado primeiro ao Centro Médico e depois no hospital e o estado de saúde é bom, apesar de ter queimaduras leves, mas existe a suspeita de fratura de costelas. O guard rail teve de ser refeito e o que mais impressiona é o estado do carro que foi totalmente destruído e a parte da frente com o cockpit foi toda chamuscada e o tanque derreteu. Se fosse nos anos 70 certamente Grosjean não teria sobrevivido pois o impacto foi de 53G, ou seja 53 vezes a força da gravidade, o que mostra a eficácia dos componentes de segurança como o macacão antifogo e a estrutura do chassi além do halo que provou ser seguro. O mesmo halo salvou a vida de Lance Stroll que capotou na relargada ao ser tocado por Kyvat gerando a entrada do safety car. Apesar do susto nada aconteceu com o piloto da Racing Point.




Depois o que se viu foi mais um passeio de Lewis Hamilton que chegou à vitória de número 95. A corrida terminou sob intervenção do safety car faltando três voltas pro fim quando explodiu o motor de Sergio Perez. Max Verstappen foi o segundo com três trocas de pneus e Alexander Albon que ainda tenta sobreviver na Red Bull foi o terceiro. Décima primeira vitória do inglês na temporada em que já é heptacampeão. Faltam duas corridas pro término do campeonato e a próxima será domingo que vem na mesma pista do Sakkhir, só que no anel externo.

Postar um comentário

2 Comentários

Kleber Nunes disse…
O Grosjean nasceu de novo pois teve apenas queimaduras, não teve nada nos pulmões e está fora de perigo. Acho que esses circuitos tem de rever essas questões como o uso de guard rails que pra mim está ultrapassado e o acidente de hoje provou isso, no passado guard rails assassinos degolaram dois pilotos em Watkins Glen, o François Cevert e o Helmutt Koinigg. Os circuitos tem de adotar barreiras como o safe barrier, um muro que absorve os impactos que é muito usado nos ovais da Fórmula Indy e da NASCAR e eliminar os guard rails que provaram hoje sua ineficácia.
Kleber Nunes disse…
E depois de três anos teremos brasileiro no grid. No próximo domingo Pietro Fittipaldi será o 32º brasileiro a correr na Fórmula 1, já que é piloto reserva da Haas irá substituir o francês Romain Grosjean no GP do Sakkhir. Teremos então mais um Fittipaldi correndo depois de Emerson Fittipaldi, bicampeão em 1972 e 1974, Wilson Fittipaldi e Christian Fittipaldi. O último brasileiro que correu foi Felipe Massa que se aposentou da categoria em 2017.