O Mês em Resumo: Mundo em alerta com epidemia do coronavírus, SP debaixo d'água, filme coreano faz história no Oscar e o adeus á Zé do Caixão, Kirk Douglas e Valdir Espinosa

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de fevereiro.






O que era um surto vira motivo de preocupação mundial. O Covid-19, uma nova variação do coronavírus se torna uma ameaça à saúde. A epidemia chega a 51 países entre eles o Brasil. Já são mais de 80 mil casos confirmados e quase 3 mil mortes. Só na China, epicentro da epidemia são mais de 78 mil casos. O Brasil entrou nesta lista pois um homem de 61 anos foi até a Itália, um dos países atingidos e entrou em quarentena, antes outros 34 brasileiros repatriados da China passaram pela quarentena e felizmente não houve sintomas. A expansão deixou a Organização Mundial de Saúde em alerta e os efeitos chegaram à economia. No Brasil as bolsas entraram em queda e o dólar disparou.




No dia 10 São Paulo registrou a maior chuva desde 1995. O temporal transbordou os rios Tietê e Pinheiros e a cidade registrou 89 pontos de alagamento com 10 mortes.




A PM do Ceará entra em greve. O motim é causado por reajustes salariais e no dia 19 em Sobral o senador licenciado Cid Gomes é baleado quando tentava entrar em um quartel de amotinados com uma retroescavadeira. Durante uma semana foram registrados 195 assassinatos, média de 28 mortes por dia.


O presidente Jair Bolsonaro volta a promover ataques à imprensa. Primeiro ele ataca a jornalista da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello por conta da reportagem sobre o uso de fake news no WhatsApp, depois ele ataca a jornalista Vera Magalhães do Estadão que divulgou vídeos postados por ele em conta dos atos que serão realizados em 15 de março contra o Congresso e o STF.


Nos Estados Unidos o presidente Donald Trump é absolvido pelo senado de um processo de impeachment pelos crimes de abuso de poder e obstrução do Congresso. E nas prévias do Partido Democrata o senador Bernie Sanders se consolida como favorito.


Em Brasília o professor Odaílton Charles Albuquerque é envenenado e morre cinco dias depois. Foram encontrados vestígios de veneno para ratos em seu sangue.


Numa emboscada o miliciano Adriano da Nóbrega é morto em confronto com policiais militares na Bahia. O ex- capitão do Bope estava foragido e era suspeito de comandar o chamado Escritório do Crime.


Na Turquia um avião se partiu em três pedaços após sair da pista. Três pessoas morreram.


O filme sul coreano Parasita é o grande vencedor do Oscar levando quatro estatuetas incluindo melhor filme e melhor diretor para Bong Joon - Ho. O melhor ator foi Joaquin Phoenix por Coringa e a melhor atriz foi Reneé Zelwegger. O documentário brasileiro Democracia em Vertigem perde para Indústria Americana na categoria de melhor documentário. E no dia 24 o ex-produtor Harvey Weinstein é condenado pelos crimes de abuso sexual.




No Carnaval de São Paulo a Águia de Ouro é a grande campeã. Fundada em 1976 a escola do bairro da Pompéia se sagra campeã pela primeira vez com enredo falando sobre o poder do conhecimento. No Rio de Janeiro a Unidos do Viradouro conquista o seu segundo título falando das Ganhadeiras de Itapuã numa virada no penúltimo quesito. Rebaixadas ano passado as tradicionais Vai - Vai e Imperatriz Leopoldinense voltam aos Grupos Especiais como campeãs da divisão de acesso.


Depois de 50 anos o Kansas City Chiefs volta a conquistar o Super Bowl. Liderado pelo quarterback Patrick Mahomes a franquia derruba o San Francisco 49ers de virada por 31 x 20.




A seleção masculina de futebol conquista a vaga pros Jogos Olímpicos de Tóquio ao derrotar a Argentina por 3 x 0 e a seleção feminina de basquete fica de fora ao perder as três partidas no Pré Olímpico. A Olimpíada será realizada, garantiu o COI que não teme a ameaça do Coronavírus.





O Flamengo começa o ano com três troféus: no dia 16 conquista a Supercopa do Brasil vencendo o Athlético Paranaense por 3 x 0 em Brasília, dia 22 leva a Taça Guanabara contra o Boavista e no dia 26 no Maracanã lotado derrota o Independiente del Valle e fica com o título da Recopa Sul Americana.


Famoso locutor de rodeios Asa Branca sucumbe no dia 4 aos 62 anos vitimado por um câncer na boca diagnosticado em 2017. Asa Branca inovou a forma de narrar os rodeios com a introdução de um microfone sem fio no fim dos anos 80.


O ator Kirk Douglas morre no dia 5 aos 103 anos. Kirk Douglas estrelou grandes filmes como Spartacus e foi indicado três vezes ao Oscar. Era pai do ator Michael Douglas e ele morre por causas naturais.


José Mojica Marins, ou simplesmente Zé do Caixão era o pai do terror trash no Brasil. Escreveu e dirigiu 40 filmes de terror sendo o de maior destaque O Estranho Mundo de Zé do Caixão. Ele vinha com a saúde fragilizada desde 2014 quando teve um enfarte e morre no dia 19 aos 83 anos vitimado por uma broncopneumonia.


Hosni Mubarak assumiu o poder no Egito quando Anwar Sadat foi assassinado em outubro de 1981 e por quase 30 anos governou o país até ser derrubado em 2011 no movimento conhecido como Primavera Árabe. Foi julgado e condenado à prisão perpétua por crimes cometidos contra a humanidade. No dia 25 é anunciada a morte de Mubarak aos 91 anos. Ele teve complicações por conta de uma cirurgia segundo informações da TV estatal egípcia.


Valdir Espinosa começou carreira no futebol como jogador atuando na posição de lateral direito sem sucesso. Então passou a ser treinador e em 1983 dirigiu o Grêmio na conquista do Mundial de Clubes junto de Renato Gaúcho. em 1989 foi o técnico que tirou o Botafogo da fila de 21 anos sem ganhar o Estadual e o gol marcado por Maurício libertou a Estrela Solitária. Ele estava no clube novamente desde o final do ano passado agora na condição de gerente técnico, mas ele passou por uma cirurgia no intestino e complicações no pós operatório vitimaram o treinador que morre no dia 27 aos 72 anos.

O mês ainda teve as mortes de Daniel Arap Moi (4 de fevereiro), ex- presidente do Quênia entre 1978 e 2004, Larry Tesler (16 de fevereiro), físico americano e criador dos recursos de copiar e colar que a maioria das pessoas inclusive este que vos tecla usa no dia a dia, Luís Alberto Volpe (18 de fevereiro), jornalista que passou pelas TVs Globo, Cultura e ESPN, Cláudia Telles (21 de fevereiro), cantora que teve como sucessos Fim de Tarde e Eu preciso te esquecer, Caroline Flack (15 de fevereiro), apresentadora da televisão britânica que cometeu suicídio após ter sido presa em dezembro de 2019 por agressão ao namorado e Rui Chapéu (29 de fevereiro), um dos prncipais nomes da sinuca no Brasil e que surgiu através do Show do Esporte pela Band nos anos 80 quando fez partidas memoráveis com grandes nomes do esporte como o inglês Steve Davis.

O quadro retorna em março.

Postar um comentário

0 Comentários