O Mês em Resumo: 9 mortos em Paraisópolis, Trump sofre impeachment, Brasil tem novo campeão no surfe e cai o Cruzeiro no Brasileirão

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de dezembro.

Resultado de imagem para 9 pessoas mortas em um baile funk na comunidade de Paraisópolis


No dia 1º de dezembro uma ação desastrada da PM deixou 9 pessoas mortas e pisoteadas em um baile funk na comunidade de Paraisópolis em São Paulo. 12 pessoas ficaram feridas.


Um atentado à bomba na sede do grupo Porta dos Fundos na noite do dia 24 demonstra o grau de intolerância que o país atingiu. O grupo lança no dia 3 um especial de Natal onde satiriza Cristo gay, o que gera revolta dos criminosos.


A ativista sueca Greta Thunberg é chamada de pirralha pelo presidente Jair Bolsonaro ao mesmo tempo que é escolhida a Pessoa do Ano pela revista Time. 

Resultado de imagem para presidente Donald Trump sofre impeachment da Câmara dos Deputados

Nos Estados Unidos o presidente Donald Trump sofre impeachment da Câmara dos Deputados. Ele é acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso. Ele será julgado pelo Senado e pode ser absolvido por que a maioria é do partido Republicano.


Na Inglaterra o Partido Conservador vence as eleições antecipadas com maioria absoluta e permite ao primeiro ministro Boris Johnson concluir o processo do Brexit que tem data certa pra acontecer, dia 31 de janeiro do próximo ano.

O terror não deu trégua e no dia 29 um atentado em Mogadíscio na Somália mata 79 pessoas e fere 149.



No automobilismo nacional saem os campeões da temporada. Na Copa Truck o pernambucano Beto Monteiro é o campeão da categoria chegando em segundo lugar em Interlagos. Também em Interlagos a Stock Car coroa Daniel Serra tricampeão consecutivo.

Resultado de imagem para A Rússia é proibida pela Agência Mundial Antidoping de participar de eventos esportivos por quatro anos

A Rússia é proibida pela Agência Mundial Antidoping de participar de eventos esportivos por quatro anos, incluindo os próximos Jogos Olímpicos em Tóquio e a Copa do Mundo do Catar. O país pode recorrer da decisão.

Queniana Brigid Kosgei vence São Silvestre — Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com

Quênia domina pódio na 95ª Corrida de São Silvestre, com ultrapassagem espetacular no masculino

A São Silvestre definitivamente vira território queniano. Mais uma vez o país africano domina as provas masculina e feminina. No feminino a atual recordista da maratona Brigid Kosgei domina a prova do início ao fim e vence de forma tranquila, já no masculino o atleta de Uganda Jacob Kiplimo estava pertinho de cruzar a linha de chegada quando num sprint espetacular o queniano Kibwott Kandie o superou e de quebra bateu a marca que pertencia à Paul Tergat desde 1995. Kandie fez a prova em 42 min 59s. Os brasileiros mais bem colocados terminaram a prova em 11º lugar.

Resultado de imagem para mundial de clubes no catar 2019


No Mundial de Clubes no Catar o Flamengo acaba ficando pelo caminho. Na reedição da final de 1981 diante do Liverpool o rubro negro joga de igual pra igual até a prorrogação e aí prevaleceu a categoria dos ingleses que finalmente conquistam o título mundial. O herói da conquista foi o brasileiro Roberto Firmino, autor do gol do título dos Reds. A derrota mesmo com valentia não arranha a imagem do Flamengo que coroa um ano mágico e o torcedor rubro negro fica orgulhoso de seu time.


O Cruzeiro é rebaixado no Brasileirão pela primeira vez em sua história. A Raposa perde o último jogo para o Palmeiras e a torcida revoltada não deixa o jogo terminar. 




O Brasil tem mais um campeão no surfe. Ítalo Ferreira se torna campeão mundial da modalidade ao vencer a etapa de Pipeline derrotando na final o bicampeão Gabriel Medina. Além do título Ítalo e Medina representarão o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio


A cantora Marie Fredrikson morre no dia 9 de dezembro depois de lutar contra um câncer diagnosticado há 17 anos. Marie formou com Per Gessle o duo Roxette que emplacou vários hits nos anos 80 e 90. 

Zilda Cardoso — Foto: Acervo TV Globo

A atriz e humorista Zilda Cardoso morre no dia 20 aos 83 anos. Zilda ficou bastante conhecida pelo papel de Catifunda e foi encontrada morta pela polícia paulista.

Resultado de imagem para Hilda Rebello

O coração de Hilda Rebello não resistiu à tanta saudade e no dia 29 ela morre dois meses depois do filho Jorge Fernando aos 95 anos. Teve uma carreira tardia de atriz e atuou em várias novelas, dentre elas Que Rei Sou Eu?, Vamp e Haja Coração, seu último trabalho. 

Danny Aiello em cena de Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991) - Divulgação

Resultado de imagem para Alba Zaluar

Resultado de imagem para Bira


Resultado de imagem para Antonio Guerreiro

Outras mortes do mês: Paul Volcker (8 de dezembro), economista americano, Danny Aiello (12 de dezembro), ator de vários filmes como destaque Faça a Coisa Certa e O Poderoso Chefão, Nélson Hoineff (15 de dezembro), jornalista e criador do Documento Especial, programa jornalístico que foi exibido por Manchete, SBT e Band, Alba Zaluar (19 de dezembro), antropóloga especializada em estudar a violência urbana, Bira (22 de dezembro), músico que fazia parte do Sexteto dos programas de entrevistas de Jô Soares no SBT e Globo e dono de uma risada cativante, Sue Lyon (26 de dezembro), atriz que estrelou o filme Lolita dirigido por Stanley Kubric em 1962, Antonio Guerreiro (28 de dezembro), fotógrafo famoso por fotografar celebridades e foi casado cinco vezes, Nilcéa Freire (28 de dezembro), ex- Secretária Especial de políticas para as mulheres no Governo Lula e Juliano Cezar (30 de dezembro), cantor sertanejo que sofreu um infarto fulminante enquanto fazia um show no Paraná.

O quadro volta em janeiro de 2020.

Postar um comentário

0 Comentários