O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de março.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete auxiliares se tornaram réus pela tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022. A primeira turma do STF por unanimidade aceitou a denúncia da PGR que denunciou o ex-presidente em cinco crimes.
O Copom eleva a taxa Selic pra 14,25%, o maior patamar desde 2016 e sinaliza que novos aumentos pra conter a inflação vão vir nos meses seguintes. Pra conter a alta dos preços o governo zerou a cobrança de imposto em itens como carnes, café, açúcar e massas.
E o presidente americano Donald Trump resolveu aplicar o tarifaço de 25% sobre produtos vindos do México, Canadá e China. Na questão diplomática Trump propõe um cessar fogo pra terminar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, dias depois de bater boca com o ucraniano Volodmyr Zelensky.
Um incêndio na subestação de energia provocou caos e paralisou por algumas horas as atividades no aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados do planeta no dia 21. Mais de 1300 voos foram adiados devido à situação caótica.
No dia 28 um forte terremoto de magnitude 7,7 graus na Escala Richter mata mais de 1700 pessoas em Miannmar e na Tailândia.
Após 38 dias internado o Papa Francisco recebe alta do Hospital Gemelli e volta pro Vaticano. O Papa terá de fazer trabalho de reabilitação por dois meses pois teve de tratar de uma pneumonia dupla que por duas vezes colocou sua vida em risco.
Em São Paulo um crime brutal choca o país. A adolescente Vitória Regina de Sousa é encontrada morta em uma mata na região de Cajamar. O assassino Maicol Antônio Sales dos Santos confessou o crime e foi preso, mas depois negou ter cometido o ato. Segundo a polícia o criminoso cometeu o crime pelo ato de praticar stalking. Vitória havia desaparecido do shopping onde trabalhava e recebeu três facadas segundo laudo do IML.
Saem as campeãs do carnaval de 2025: em São Paulo a Rosas de Ouro vence o carnaval depois de 15 anos com um enredo sobre a influência dos jogos na humanidade e no Rio a Beija Flor de Nilópolis conquista seu 15º título na despedida do intérprete Neguinho da Beija Flor contando a história do carnavalesco Laíla.
Um feito histórico pro cinema nacional. O filme Ainda estou aqui de Walter Salles dá ao Brasil o primeiro Oscar da história ao vencer na categoria de melhor filme internacional. O filme adaptado do livro de Marcelo Rubens Paiva narra a história de luta de Eunice Paiva contra os horrores da ditadura militar. O filme ainda concorre em duas categorias: melhor filme e atriz para Fernanda Torres, mas quem leva as duas estatuetas foi o filme Anora que ainda leva mais três estatuetas.
Fim da linha pra Dorival Júnior. O treinador não resiste à goleada sofrida pela rival Argentina nas eliminatórias e é demitido do cargo depois de um ano de trabalho sem dar um padrão tático ao time. O presidente da CBF Edinaldo Rodrigues é reeleito por unanimidade e vai continuar dirigindo a entidade até 2030.
O jogador Daniel Alves é absolvido da acusação de estupro pela justiça da Espanha. A decisão tomada foi a de que a jovem que alega ter sido estuprada deu seu depoimento não é de confiança. Com isso Daniel Alves está livre, mas cabe recurso.
Saem os campeões estaduais da temporada: o Gama é campeão no DF, o Ceará leva o bicampeonato cearense assim como o Bahia (BA) e Flamengo (RJ), o Atlético Mineiro se sagra hexacampeão seguido em Minas, o Internacional é campeão impedindo o octacampeonato do Grêmio no RS e em São Paulo o Corinthians é campeão depois de 6 anos impedindo o tetra seguido do Palmeiras.
George Foreman foi um dos gigantes do boxe mundial ganhando duas vezes o título dos pesos pesados, o último em 1994 aos 45 anos. Em seu cartel de 81 lutas venceu 76, sendo 68 por nocaute e derrotou Joe Frazier, mas perdeu pro maior de todos, Muhammad Ali num combate que foi chamado pela imprensa especializada de The Rumble in Jungle (Luta na selva). Depois de fazer sucesso no boxe virou empresário e fez sucesso vendendo churrasqueiras elétricas. O boxeador morre no dia 21 aos 76 anos e a causa da morte não foi revelada.
Outras mortes de março: Affonso Romano de Sant'Anna (4 de março), escritor que produziu 60 livros e sofria do mal de Alzheimer desde 2017 e foi casado com a escritora Marina Colassanti que morreu em janeiro, Klaus Hee (4 de março), dançarino e cantor onde fez parte do grupo musical Dominó nos anos 2000, Antônio Andrade (5 de março), ex-vice governador de Minas e ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff entre 2013 e 2014, Salomão Ésper (16 de março), jornalista que atuou em mais de 70 anos de carreira sendo a maior parte no grupo Bandeirantes onde apresentou por mais de 40 anos o jornal Gente da rádio Bandeirantes se aposentando em 2019, Wlamir Marques (18 de março), ex-jogador de basquete e um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro sendo um dos expoentes de uma geração histórica junto de Amaury Pasos e Rosa Branca conquistando o bicampeonato mundial e duas medalhas de bronze nos jogos olímpicos de Roma em 1960 e Tóquio em 1964, Cláudio Lembo (19 de março), político paulista que foi governador entre março e dezembro de 2006 quando Geraldo Alckmin renunciou pra concorrer à Presidência da República, Eddie Jordan (20 de março), ex-dono da equipe de Fórmula 1 Jordan, atual Aston Martin e porta de entrada de pilotos como Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello, Fuad Noman (26 de março), político mineiro que ano passado foi reeleito prefeito de Belo Horizonte, mas não pode assumir o cargo. Internado desde 3 de janeiro com um quadro de insuficiência respiratória aguda agravado por complicações causadas por um linfoma não Hodgkin diagnosticado em junho do ano passado, Heloísa Teixeira (28 de março), escritora e imortal da ABL, Alfredo Mostarda (28 de março), ex-jogador de futebol que fez parte da histórica academia do Palmeiras jogando como zagueiro, Marcos Villaça (29 de março), escritor e jornalista, foi ministro e presidente do TCU além de membro da ABL e Richard Chamberlain (29 de março), ator americano que atuou em séries como Dr. Kildare, Shogun e Pássaros Feridos e filmes como Inferno na Torre, As Minas do Rei Salomão e O Conde de Monte Cristo.
O quadro volta em abril.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.