Semana em Resumo: Trump segue dando bravatas polêmicas e o mês de janeiro mais quente da história

Kleber Nunes
By -
3 minute read
0

A semana termina e o mundo cada vez mais se assusta com o festival de bravatas de Donald Trump e o planeta vê o janeiro mais quente da história.

1 - As bravatas de Donald Trump: Cada vez mais polêmico o presidente americano Donald Trump vem causando temor no planeta a cada bravata, desta vez ao se reunir com o premiê de Israel Benjamin Netanyahu ele falou que vai retirar a população palestina da Faixa de Gaza e ocupar o território e isso causou repúdio pois a grande parte do planeta entendeu que ele quer fazer uma chamada limpeza étnica. Em outra bravata Trump quer a volta dos canudos de plástico no lugar do canudo ecológico de papel e no começo da semana chegou a anunciar um tarifaço a produtos importados do México, Canadá e China, mas depois recuou diante da repercussão negativa. Enquanto Trump faz suas bravatas tem gente embaixo do Equador que faz o mesmo que ele. O presidente argentino Javier Milei determinou que o país saia da OMS, da mesma forma que Trump fez alegando corte de gastos.

2 - Guerra política no Brasil: A semana teve fatos polêmicos na guerra entre governo e oposição. No começo da semana houve a guerra de bonés sendo de um lado a oposição bolsonarista com bonés escritos com os dizeres Comida barata novamente e Bolsonaro 2026 e a resposta dos governistas foi com bonés escritos com a frase O Brasil é dos brasileiros, dias depois uma declaração do presidente Lula sobre o alto preço dos alimentos levou a uma chuva de críticas da oposição. Ainda nas bravatas o presidente Lula disse que se Bolsonaro disputasse a eleição perderia de novo e ontem em entrevista à rádio Arapuan de João Pessoa o novo presidente da Câmara Hugo Motta disse que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 não foram tentativa de golpe num aceno claro de que pode aderir ao bolsonarismo.

3 - Tragédia em Salvador: A Igreja de São Francisco conhecida como Igreja de Ouro foi palco de uma tragédia esta semana. O teto cedeu e a tragédia acabou fazendo de vítima a publicitária Giulia Righetto que morreu no acidente. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

4 - Perdão: No ano que completam 50 anos de um dos casos mais macabros da ditadura militar a Justiça concedeu pensão vitalícia à viúva de Vladimir Herzog, a publicitária Clarice Herzog. A pensão será vitalícia e segundo o juiz que determinou o pedido o poder público é responsável pela violação de direitos e garantias. Vladimir Herzog foi torturado e morto por militares em outubro de 1975.

5 - O janeiro mais quente da história: O Observatório Copérnicus relatou que janeiro de 2025 se tornou o mês mais quente da história com temperatura média de 1,75ºC em relação ao período pré-industrial  e mesmo sob o fenômeno climático La Niña o resultado surpreendeu os cientistas. 

Imagem da semana

Na Argentina um córrego de repente ficou avermelhado e a suspeita é a de que houve derramamento de dejetos químicos industriais. Autoridades de Avellaneda suspeitam de que a água foi contaminada com anilina, uma substância altamente tóxica usada em medicamentos e corantes. 

Sábado que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Sábado alvinegro no início da segunda rodada do Brasileirão

Sábado alvinegro no início da segunda rodada do Brasileirão

Três partidas neste sábado abriram a segunda rodada do Brasileirão e nos três jogos os times alvinegros venceram jogand…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!
Today | 6, April 2025