O Mês em Resumo: Trump volta ao poder e causa polêmica, Fernanda Torres brilha e é indicada ao Oscar e a voz marcante de Léo Batista se cala

Kleber Nunes
By -
5 minute read
0

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o primeiro mês do ano.

Donald Trump está de volta. O republicano tomou posse pra seu novo mandato e suas primeiras medidas polêmicas deram o que falar, dentre elas o envio de tropas na fronteira com o México e a deportação de estrangeiros, saída do país do Acordo de Paris e da OMS e a anistia a 1,5 mil pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. E o episódio da deportação não ficou barato. Um grupo de brasileiros acabou sendo deportado e eles relataram ter sofrido humilhações praticadas por agentes americanos.

 

 

Antes de Trump reassumir o poder o ano começa mal pros americanos. Nas primeiras horas de 2025 um veterano do Exército atropela e mata 15 pessoas jogando a caminhonete contra a multidão em Nova Orleans, depois um carro Tesla Cybertruck explodiu no estacionamento matando uma pessoa, no dia 29 um avião da companhia aérea American Airlines com 64 passageiros se choca com um avião militar com três tripulantes próximo ao aeroporto de Washington caindo no Rio Potomac, não houve sobreviventes.


Uma série de incêndios florestais castiga a Califórnia, principalmente a região de Los Angeles matando 16 pessoas. Mais de 30 mil pessoas tiveram de sair de suas casas diante do fogo descontrolado e ventos de 150 km/h.

 

Após 15 meses Israel e Hamas anunciam o cessar-fogo e iniciam as libertações de reféns. Aos poucos os reféns são libertados e em troca prisioneiros palestinos também ganham a liberdade.

A empresa Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp anuncia mudanças nas regras de conteúdo nas plataformas numa clara demonstração de que permitirá fake news se aliando a Trump. Os próprios usuários passarão a controlar a informação nos EUA colocando fim ao sistema de checagem.

 

Nicolás Maduro toma posse para o terceiro mandato na Venezuela, mas isolado e sem provas de fraude e em meio a tudo isso a líder da oposição Maria Corina acabou sendo detida


Aqui no Brasil uma trapalhada na questão do Pix faz com que o governo troque o secretário de comunicação saindo Paulo Pimenta e entrando Sidônio Palmeira. A trapalhada teve origem numa postagem do deputado Nikolas Ferreira que espalhou notícias falsas de que a Receita Federal iria monitorar as transações financeiras entre elas o Pix gerando uma onda de pânico no mercado. O governo reagiu e revogou a medida. 

Cinco pessoas da mesma família morrem por envenenamento nos primeiros dias de 2025. O arroz foi contaminado com um produto similar ao chumbinho, usado pra matar ratos.

No dia 9 um avião de pequeno porte não consegue aterrissar, sai da pista, invade a rua e só para na praia em Ubatuba, litoral de São Paulo. O piloto morreu e quatro integrantes de uma mesma família sobreviveram.

 

 

Um guarda municipal matou a tiros o secretário adjunto de segurança do município de Osasco na Grande São Paulo pois estava descontente com a mudança de função. No dia 16 o delegado Mikhail Rocha tem um surto psicótico e atira contra a mulher, a empregada e no hospital atira contra a enfermeira no hospital do Lago Sul.

  

A Editora Três decide encerrar as versões impressas das revistas Istoé e Istoé Dinheiro e migrar ambas pro formato digital em meio à uma crise financeira com salários atrasados e dois processos de recuperação judicial. A semanal deixa de circular no meio impresso depois de quase 50 anos. 

O jornalista Rodrigo Bocardi é demitido da Globo por ter descumprido normas éticas do setor de jornalismo. A emissora não justificou o motivo da demissão, mas sites especializados apontam que Bocardi tem uma empresa de gestão pública que presta serviço e isso é contra o código de ética.

Fernanda Torres faz história e vence o Globo de Ouro de melhor atriz pela atuação no filme Ainda Estou Aqui. O filme recebe três indicações ao Oscar: melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz pra Fernanda.

 

Neymar acerta seu retorno ao futebol brasileiro firmando um contrato de 5 meses com o Santos, clube que o revelou.

Por muito tempo ficamos acostumados a ouvir a voz marcante de Léo Batista. O jornalista e locutor fez história no rádio e na TV, principalmente na Globo onde implantou programas como o Esporte Espetacular e o Globo Esporte, além de ser a voz dos Gols do Fantástico e foi pioneiro ao narrar esportes como a Fórmula 1 e o surfe. Seu Léo não parou, pelo contrário se reinventou e em tempos de internet deu uma de blogueiro com o Canal do Seu Léo e trabalhou até os últimos dias de dezembro do ano passado e ainda teve tempo de ver o Botafogo ganhando dois títulos. Ele ficou internado no dia 6 e morre no dia 19 aos 92 anos.

O cineasta David Lynch fez história com filmes beirando o surreal que foram sucesso de crítica, dentre os quais a série Twin Peaks e filmes como O Homem Elefante, Duna e Veludo Azul. David Lynch morre no dia 15 aos 78 anos.

Marina Colassanti nasceu na Itália e escreveu mais de 70 livros, passou pelo Jornal do Brasil e pela revista Nova. Sua obra trata de temas cotidianos e relacionamentos além do papel da mulher na sociedade. 

O mês ainda teve as mortes de Jean Marie Le-Pen (7 de janeiro), político francês de extrema direita que concorreu cinco vezes à presidência da França, Oliviero Toscani (13 de janeiro), fotógrafo de moda que teve suas fotos publicadas em campanhas publicitárias polêmicas pra Benetton nos anos 90, Benedito de Lira (14 de janeiro), político alagoano e pai do deputado Arthur Lira e Márcia Lage (19 de janeiro), carnavalesca de destaque no carnaval carioca junto de seu marido Renato Lage onde ganhou vários carnavais.

O quadro retorna em fevereiro.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Vila Nova assume liderança e jogador do América é detido por injúria racial

Vila Nova assume liderança e jogador do América é detido por injúria racial

Tem novo líder na Série B. O Vila Nova assume a liderança numa rodada em que um caso de racismo deu o que falar.  Heber…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!