A semana que termina foi marcada por um festival de exageros dos policiais militares de São Paulo e da celebração de acordo histórico entre dois blocos econômicos.
1 - Exageros da polícia: Nessa semana os brasileiros ficaram estarrecidos com cenas de violência policial principalmente em São Paulo. Numa dessas cenas um policial jogou um homem do alto da ponte e em outra cena um policial que estava de folga se descontrolou e matou com 11 tiros nas costas um homem que furtava um mercado. Os dois autores das atrocidades foram presos e ainda teve um covarde mata leão dado contra uma idosa e seu filho por policiais militares durante ação policial. Diante de tamanha repercussão o governador Tarcísio de Freitas defendeu a gestão de seu secretário de segurança Guilherme Derritte e admitiu que errou na questão do uso de câmeras corporais que deverá ser adotada em mais 10 estados e no Distrito Federal. Ainda na questão policial três PMs que participaram da macabra execução de Genivaldo Santos em uma viatura em Sergipe há dois anos foram condenados com penas que variam de 23 a 28 anos de prisão. Genivaldo foi morto durante uma abordagem, depois foi trancado dentro do porta malas e inalou gás lacrimogêneo morrendo horas depois por asfixia. E no caso do assassinato do delator do PCC Antônio Vinícius Gritzbach quatro pessoas suspeitas de participar da execução foram detidas pela sua ligação com a execução.
2 - Acordo histórico: O Mercosul e a União Europeia celebram o acordo comercial histórico que formará um único bloco de livre comércio com mercado de 700 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22 trilhões. Para que esse acordo seja validado é preciso que 15 dos 27 países da União Europeia aprovem esse acordo.
3 - Instabilidade na Coreia: O presidente da Coreia do Sul Yook Suk Yeol surpreendeu a nação ao anunciar na terça feira estado de lei marcial e a justificativa da medida foi de acabar com forças pró Coreia do Norte, mas o tiro saiu pela culatra. O Parlamento derrubou as medidas e neste sábado Yook Suk Yeol escapou de sofrer processo de impeachment pois a oposição não obteve o número de votos suficientes pra instaurar o processo.
4 - Guerra na Síria: Depois de dominar a cidade de Aleppo os insurgentes rebeldes do movimento jihadista Organização para o levante avançam em direção à Damasco e tomaram o controle de duas cidades próximas à capital síria. As cidades estratégicas de Quinetra e Samanayan foram tomadas pelos rebeldes que adentraram a cidade de Homs e as forças de segurança leais a Bashar-al-Assad estabelecem um cordão pra conter os rebeldes.
5 - Renúncia na França: Michel Barnier entregou o pedido de renúncia do cargo de primeiro-ministro francês ao presidente Emmanuel Macron. Barnier acabou derrotado na eleição de desconfiança do parlamento francês por moções de censura por 331 votos a favor e se torna o primeiro-ministro com mandato mais curto da história do país desde 1962. Ele assumiu o cargo em setembro e agora sai do governo.
Imagem da semana
A foto de tubarões caçando um cardume de peixes foi escolhida como a melhor foto do ano pelo prêmio de fotografia da Royal Society. A foto tirada de um drone mostra o grupo de peixes tentando fugir do ataque dos predadores nas águas rasas das Ilhas Maldivas.
Sábado que vem tem a penúltima edição do quadro em 2024.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.