Pra fechar a retrospectiva hora do futebol numa temporada marcante pro torcedor do Botafogo que comemora dois títulos importantes, do retorno do Santos à elite e de mais um ano difícil na seleção.
Os campeões que fizeram a festa nos estaduais
Cada vez menos importantes os campeonatos estaduais em 2024 tiveram hegemonias mantidas e títulos depois de longos jejuns. Aqui no Distrito Federal o Ceilândia voltou a erguer o troféu depois de 12 anos vencendo o Capital na decisão por pênaltis, no Ceará deu Ceará. O Vozão levou a melhor impedindo o hexa seguido do Fortaleza e igualando a quantidade de títulos, em Pernambuco o Sport levou mais um troféu, na Bahia deu Vitória, em Goiás o Atlético Goianiense conquistou o tri seguido, no Paraná o Athlético Paranaense levou o bi seguido, em Santa Catarina o Criciúma foi bi seguido, em Minas o Atlético Mineiro conquistou o quinto título seguido vencendo o Cruzeiro na final, no Rio Grande do Sul o Grêmio chegou ao hepta seguido vencendo o Juventude, em São Paulo o Palmeiras chegou ao tricampeonato consecutivo, 90 anos depois do tri seguido de 1932 - 1934 vencendo o Santos na final e no Rio o Flamengo conquistou seu 38º título estadual com a melhor defesa da história com apenas um gol tomado em toda campanha. Para o próximo ano os estaduais começarão mais cedo no dia 12 de janeiro com término em 26 de março pois o campeonato brasileiro será estendido até 21 de dezembro, quatro dias antes do natal e paralisado durante o mundial de clubes da FIFA, já não seria a hora de repensar esse modelo e fazer torneios mais enxutos pois essa quantidade de datas (16) é imoral, fica aí a sugestão pras federações.
Outros campeões estaduais da temporada
- Acre: Independência
- Alagoas: CRB
- Amazonas: Manaus
- Amapá: Trem
- Espírito Santo: Rio Branco
- Maranhão: Sampaio Corrêa
- Mato Grosso: Cuiabá
- Mato Grosso do Sul: Operário
- Pará: Paysandu
- Paraíba: Sousa
- Piauí: Altos
- Rio Grande do Norte: América - RN
- Rondônia: Porto Velho
- Roraima: GAS (Grêmio Atlético Sampaio)
- Sergipe: Confiança
- Tocantins: União
O ano soberano do Real Madrid na Europa
Na Europa o Real Madrid voltou a sobrar e levou mais um título da Champions. O time merengue conquistou sua 15ª orelhuda da história ao derrotar o Borussia Dortmund com Vinícius Júnior sendo decisivo ao marcar o segundo gol na decisão em Wembley sendo o primeiro jogador brasileiro a marcar duas vezes em finais de Champions. Vini foi alvo de racismo e ele obteve uma vitória com a prisão de quatro torcedores do Valência que o chamaram de macaco em 2023. O brasileiro ficou sem a Bola de Ouro que foi pro espanhol Rodri, mas no prêmio The Best da FIFA não teve pra ninguém, o melhor do mundo é nosso e Vini quebrou um jejum de 17 anos sem que um brasileiro fosse eleito o melhor jogador do mundo, pois o último havia sido Kaká.
Veja aqui quem foi campeão nas principais ligas da Europa:
- Europa League: a Atalanta da Itália se sagrou campeã ao vencer o Bayern Leverkusen
- Ligue 1 francesa: mais uma taça pro Paris Saint Germain, a 12ª neste século
- Bundesliga: o Bayern Leverkusen quebrou a série de títulos do Bayer de Munique e conquistou o título invicto com cinco rodadas de antecipação
- Serie A Italiana: pela 20ª vez a Inter de Milão levou mais um scudetto e em cima do rival Milan
- La Liga: o Real Madrid conquistou seu 36º título espanhol ampliando sua vantagem sobre o Barcelona
- Premier League: uma hegemonia que segue inabalável com o Manchester City que conquistou o tetracampeonato consecutivo.
Na Copa Intercontinental o Botafogo caiu ao ser atropelado pelo Pachuca que foi pra final, mas foi derrotado pelo Real Madrid que chegou ao nono título do mundial de clubes. No ano que vem teremos o novo mundial de clubes da FIFA e já sabemos os grupos da competição. Os quatro times brasileiros pegaram grupos medianos: o Palmeiras está no grupo A com Inter Miami de Lionel Messi, FC Porto e Al Ahly, o Botafogo terá dois times europeus no grupo B, o Paris Saint Germain e o Atlético de Madrid além do Seattle Sounders, o Flamengo estará no grupo D com Esperance da Tunísia, Chelsea e León do México e o Fluminense jogará no grupo F com Borussia Dortmund, Mamelodi Sundowns da África do Sul e Ulsan da Coreia do Sul. E a FIFA anunciou em dezembro as sedes das Copas de 2030 e 2034. A Copa de 2030 será disputada em seis países: Portugal e Espanha na Europa, Marrocos na África, Argentina, Paraguai e Uruguai na América do Sul e a Copa de 2034 será na Arábia Saudita que receberá o primeiro mundial do segundo século da Copa.
Robinho e Daniel Alves: O ocaso de dois jogadores marcados pelo crime de estupro
Fora das quatro linhas dois jogadores acabaram tendo suas vidas transformadas pra pior. Daniel Alves e Robinho, acusados de estupro tiveram em 2024 seus destinos traçados. Daniel Alves foi condenado em primeira instância a quatro anos e meio por agressão sexual e ficou 14 meses preso na Espanha sendo solto após pagamento de fiança no valor de 1 milhão de euros, já Robinho foi preso para cumprir pena de 9 anos por participar de estupro coletivo na Itália, pois cidadãos brasileiros não sáo extraditados. Ele começou a cumprir pena em 21 de março e em novembro os ministros do STF formaram maioria para mantê-lo atrás das grades.
As torcidas também deram bola fora durante o ano. Em fevereiro o ônibus do Fortaleza foi atacado por torcedores do Sport com pedras e vários jogadores ficaram feridos, em outubro um torcedor do Cruzeiro foi morto em uma emboscada por torcedores da Mancha Verde, também em outubro torcedores do Peñarol entraram em confronto com a polícia militar carioca provocando baderna antes do jogo contra o Botafogo.
Espanha é tetra da Euro
A edição de 2024 da Eurocopa disputada na Alemanha coroou a Espanha como a grande campeã. A Fúria conquistou seu quarto título continental se tornando a maior vencedora da competição. Comandado pela força jovem liderada por Rodri, melhor jogador do mundo e do torneio e Lamine Yamal, o melhor jogador jovem a Espanha foi 100% vencendo todos os seus jogos e na final derrotou a Inglaterra por 2 x 1. Os ingleses mais uma vez ficaram sem o título e segue a sina do English Team de não ganhar nenhum título relevante desde a conquista da Copa do Mundo de 1966.
Dinastia hermana na Copa América
Na América a Argentina segue mandando por aqui. A atual campeã mundial chegou a mais um título de Copa América na história se tornando a maior vencedora da competição. A edição deste ano realizada nos Estados Unidos foi marcada por problemas de organização principalmente na final que atrasou 1h30 devido à falta de segurança e invasão de torcedores e gramados fora do padrão FIFA. A Argentina levou o título com uma campanha sem muito brilho e mais uma vez Lionel Messi foi fundamental na conquista com gols e assistências.
Mais um ano difícil pra seleção que não evolui
2024 pra seleção foi ano de recomeço mais uma vez. Depois do pior ano em termos de resultado e dois técnicos interinos o ano começou com nova mudança de técnico. Fernando Diniz foi demitido e Dorival Júnior assumia o comando tendo pela frente muito trabalho. Nos dois primeiros amistosos do ano vitória sobre a Inglaterra e empate com a Espanha com destaque pra Endrick que fez dois gols deram um começo animador, mas veio a Copa América e o Brasil não faz uma boa campanha: estreia empatando sem gols e sem conseguir furar a retranca da Costa Rica, depois Vini Júnior faz contra o Paraguai seu melhor jogo na seleção, mas depois o time empata com a Colômbia e fica em segundo no grupo, nas quartas de final o Brasil faz jogo catimbado com o Uruguai e cai nos pênaltis. Nas eliminatórias vence Equador, Chile e Peru, empata com o Uruguai e a Venezuela e perde do Paraguai terminando o ano na quinta posição, bem próximo do limite de vagas diretas a 7 pontos da líder Argentina. Para 2025 a expectativa é pelo retorno de Neymar. O jogador voltou a jogar em novembro, mas teve uma lesão e ficou seis semanas afastado do Al Hilal. E Ronaldo Nazário vem aí. O Fenômeno decidiu que vai se candidatar à presidência da CBF inicialmente marcada pra março de 2026. Ele quer concorrer contra Edinaldo Rodrigues que tentará se reeleger e para isso ele buscará apoio mínimo de quatro presidentes de federações e quatro clubes na empreitada.
Hexa chega pro futsal brasileiro
Se no futebol de campo o hexa ainda é um sonho não realizado e cada vez mais distante pra moçada do futsal o hexa já chegou. A seleção brasileira conquistou o sexto título mundial no Uzbequistão em outubro e com vitória em cima da nossa eterna rival Argentina que tentava o bicampeonato. O Brasil fez a melhor campanha e conquistou o título invicto com 40 gols marcados e seis sofridos. A seleção brasileira é a maior campeã desde a incorporação da modalidade pela FIFA sendo campeã em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e agora em 2024 e ainda tem mais dois títulos pela antiga FIFUSA em 1982 e 1985.
Flamengo é penta da Copa do Brasil
Pela quinta vez o Flamengo é campeão na Copa do Brasil. O rubro negro não deu chances aos adversários e mais uma vez levou o troféu que foi a salvação na temporada. A campanha teve 10 jogos começando na terceira fase com duas vitórias sobre o Amazonas, nas oitavas eliminou o Palmeiras vencendo na ida no Maracanã e perdendo na volta em São Paulo pelo placar mínimo, nas quartas de final duas vitórias sobre o Bahia, na semifinal contra o Corinthians vitória no jogo de ida no Maracanã e empate sem gols na Neo Química Arena. Na decisão contra o Atlético Mineiro o Flamengo foi superior vencendo bem na ida com Gabigol sendo decisivo ao marcar dois gols e na volta o título veio num golaço do equatoriano Gonzalo Plata. O título salvou o ano do clube que começou bem com o título no estadual, mas com a campanha pífia na Libertadores e a sequência de más partidas Tite caiu e Filipe Luís assumiu o comando e precisou de 9 partidas pra conquistar o título no profissional, antes ele foi campeão no sub 17 e campeão mundial no sub 20.
Dinastia das brabas segue firme no futebol feminino
No Brasileirão feminino o Corinthians segue mandando e levou o hexacampeonato vencendo o São Paulo na decisão. São oito finais seguidas da equipe que não perdeu o ímpeto, apesar de perder o Paulista pro Palmeiras. O ano ainda teve mais um título da Libertadores, o pentacampeonato. O Real Brasília passou sufoco mas conseguiu se salvar e ano que vem estará mais uma vez na elite do futebol feminino. O campeonato deverá ter mudanças com o aumento de 16 pra 20 participantes e em janeiro haverá uma reunião pra discussão do assunto.
E o Brasil será sede da próxima Copa do Mundo feminina em 2027. A candidatura brasileira derrotou a candidatura europeia e contará com estádios modernos, os mesmos usados na Copa masculina em 2014. A competição acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. É a primeira vez que um país da América do Sul sediará o evento.
Brasil bate na trave mais uma vez na Sul Americana
O Racing se sagrou campeão da Copa Sul Americana e a Argentina chegou ao décimo título da competição. Sete times brasileiros disputaram o torneio. Cruzeiro, Bragantino, Corinthians, Cuiabá, Fortaleza, Athlético Paranaense e Internacional representaram o país. Ao final da fase de grupos Cruzeiro, Fortaleza e Corinthians avançaram direto pras oitavas e os outros quatro times brasileiros disputaram o playoff e Inter e Cuiabá ficaram pelo caminho sendo eliminado pelo Rosário Central e pelo Palestino, nas oitavas de final o Corinthians eliminou o Bragantino em duelo doméstico, o Cruzeiro passou pelo Boca nos pênaltis, o Athlético passou pelo Belgrano e o Fortaleza despachou o Rosário, nas quartas o Timão eliminou o Fortaleza em novo duelo doméstico, o Cruzeiro passou pelo Libertad e o Racing começou a saga de eliminar time brasileiro derrotando o Athlético, nas semifinais o Racing eliminou o Corinthians vencendo de virada o jogo da volta enquanto o Cruzeiro derrotava o Lanús chegando á final. Na decisão o Racing teve 20 minutos avassaladores e abriu 2 x 0, o Cruzeiro bem que tentou reagir com Kaio Jorge marcando, mas acabou se expondo e tomou o golpe de misericórdia com o gol de Roger Martinez que deu o título ao Racing, o primeiro título continental de expressão desde 1988 e um título redentor pra um clube que chegou a decretar falência.
A glória eterna e histórica pro Botafogo
Uma campanha pra história. O Botafogo conquista a América e vence a Libertadores. Numa campanha marcada pela superação o alvinegro começou o torneio na fase de pré libertadores eliminando o Aurora e o Bragantino no duelo doméstico se classificando pra fase de grupos. Na fase de grupos o time começou mal perdendo os dois primeiros jogos, mas o time se recuperou, venceu três e empatou um terminando em segundo, nas oitavas duelo com o Palmeiras e os fantasmas de 2023 foram exorcizados com uma vitória no jogo de ida e um empate na volta, nas quartas de final outro time brasileiro, o São Paulo e foram dois empates e nos pênaltis o Botafogo calou o MorumBis e avançou à semifinal onde tinha pela frente o Peñarol que eliminou o Flamengo. No primeiro jogo uma goleada acachapante de 5 x 0 encaminhou a classificação inédita pra final apesar da derrota por 3 x 1. Na final contra o Atlético Mineiro no Monumental de Nuñez o Botafogo brilhou e com um jogador a menos desde o primeiro minuto soube se impor e decidiu com a vitória por 3 x 1. Júnior Santos que chegou a se lesionar gravemente perdendo boa parte da temporada foi o predestinado que decidiu e Luiz Henrique desequilibrou ao fazer o primeiro gol e sofrer o pênalti do segundo gol e foi eleito o craque da competição. O sexto título seguido do Brasil fez o país encostar na Argentina em número de títulos: 25 a 24 pros hermanos.
Os times que buscam um lugar ao sol
Na Série C o Volta Redonda se sagrou campeão ao vencer o Athletic de Minas na final e junto do Clube do Remo e da Ferroviária jogarão a Série B em 2025 e dizem nos bastidores que a Terceirona passaria a ser disputada no sistema de pontos corridos assim como nas séries A e B, na Série D o Retrô de Pernambuco se sagrou campeão e no meio do caminho encontrou o Brasiliense. O Jacaré que fazia a melhor campanha caiu nos pênaltis adiando mais uma vez o sonho do futebol de Brasília de sair do atoleiro e pior, o Brasiliense não terá calendário ano que vem e a missão de tirar o futebol da capital do país do buraco ficará à cargo de Ceilândia e Capital.
Santos volta à elite sem brilhar, mas cumpre o papel
Um ano depois o Santos está de volta. O Peixe se sagrou campeão na Série B na penúltima rodada e mesmo numa campanha de altos e baixos voltou pra Série A como era esperado cumprindo o papel. O time comandado por Fábio Carille fez uma campanha onde ficou poucas rodadas fora do G4, mas obteve o acesso esperado com vitória contra o Coritba na 36ª rodada e o título veio sem entrar em campo na penúltima rodada, mas com derrota pro CRB, mesmo tendo conquistado o título Fábio Carille não ficará pra 2025 pois foi demitido antes do fim do campeonato e treinará o Vasco. Mirassol, Sport e Ceará são os outros times que foram premiados com o acesso e o Novorizontino acabou ficando de fora pois estava com o acesso praticamente garantido duas rodadas antes do fim e deixou o acesso escapar empatando em casa com o Operário e perdendo pro Goiás. O Mirassol jogará pela primeira vez a elite e no ano de seu centenário, o Sport volta depois de três anos e o Ceará retorna dois anos depois. Os times rebaixados nesta edição foram o Ituano, o Brusque, Ponte Preta e Guarani, os dois times de Campinas que vão jogar a Série C e o Bugre passou todo o campeonato entre os quatro últimos sendo o lanterna em 29 das 38 rodadas.
Um título inquestionável e glorioso 29 anos depois
Para coroar uma temporada memorável o Botafogo se libertou do trauma de 2023 e conquistou de forma inquestionável o título brasileiro depois de 29 anos de jejum. A campanha do Fogão teve 23 vitórias, 10 empates e 5 derrotas e liderou 22 das 38 rodadas. Com um elenco comandado brilhantemente pelo português Artur Jorge o Glorioso se mostrou forte psicologicamente e o estigma de pipoqueiro ficou pra trás. Dentre os jogadores que se destacaram na campanha estão cinco jogadores que foram escolhidos na seleção do campeonato pela CBF: o goleiro John, a dupla de zaga Barbosa e Bastos, o volante Marlon Freitas e o atacante Luiz Henrique que foi o craque do campeonato sem contar com Almada, Grégore, autor do gol do título e fora de campo a figura de John Textor, dono da SAF que transformou o clube em três anos com investimentos certeiros.
O Palmeiras ficou com o vice campeonato e deu mostras de ter chegado a seu limite e por outro lado Estevão se destacou e foi escolhido a revelação do campeonato, o Flamengo poderia ter brigado pelo título e isso ficou demonstrado com Filipe Luiz que assumiu o time em outubro no lugar de Tite e perdeu apenas um jogo. O Fla chegou a liderar o campeonato durante a disputa da Copa América mesmo desfalcado, mas na virada de turno ficou sem Pedro, Cebolinha e outros jogadores que se lesionaram e Tite caiu após a sequência ruim de partidas e a eliminação na Libertadores e no fim terminou em terceiro. Gabriel Barbosa deixou a equipe no fim do campeonato pois não houve acordo pra renovação e Gabigol se despediu após 308 jogos, 13 títulos conquistados e 161 gols com a camisa rubro negra. O Fortaleza fez a melhor campanha de um time nordestino nos pontos corridos repetindo o quarto lugar de 2021 e ano que vem serão cinco times da região Nordeste na elite, o Internacional sofreu com a tragédia das enchentes, teve o Beira Rio completamente alagado, conseguiu se reerguer e chegou a ficar 16 rodadas invicto, mas perdeu pro Flamengo e se afastou da briga terminando na quinta colocação, mas não podemos deixar de exaltar o brilhante trabalho de Roger Machado que conduziu o time na campanha e o São Paulo foi o sexto colocado. Todas essas seis equipes jogarão a fase de grupos da Libertadores.
O Corinthians passou boa parte do campeonato entre os quatro últimos colocados e dava pinta de que seria rebaixado, enfrentou grande turbulência com problemas policiais e pressão enorme pelo impeachment de Augusto Melo, mas conseguiu uma espetacular reação na metade do segundo turno com 9 vitórias seguidas que deu a vaga na pré Libertadores junto do Bahia terminando na sétima posição. A virada de chave veio com a chegada do técnico Ramon Diaz e reforços importantes como o holandês Memphis Depay que liderou a arrancada marcando gols importantes e a recuperação de Yuri Alberto que desandou a fazer gols e que terminou como artilheiro do Brasil na temporada com 31 gols e um dos artilheiros do campeonato com 15 gols junto de Alerrandro do Vitória. Fluminense, Vasco e Grêmio também passaram por apuros. O time da Colina teve como ponto mais baixo a goleada sofrida pro Flamengo por 6 x 1, mas teve águas mais tranquilas terminando em décimo, o Grêmio se salvou à duras penas e o Fluminense um ano depois de se sagrar campeão na Libertadores mandou Fernando Diniz embora chegando a figurar na lanterna e com Mano Menezes escapou na última rodada de ser rebaixado vencendo o Palmeiras. O Atlético Mineiro ficou sem as conquistas das Copas, esqueceu o Brasileiro e por muito pouco não cai pra Série B. O Athlético Paranaense acabou sendo rebaixado e manchando o seu centenário. Uma série de erros administrativos da diretoria e cinco técnicos foram minando o time que caiu na última rodada. Criciúma, Atlético Goianiense e Cuiabá foram os outros rebaixados pra Série B de 2025. A média de público foi a segunda maior da história com 25.876 pagantes por partida e o Flamengo pelo terceiro ano seguido foi o time que mais levou torcedores aos estádios com média de 51 mil pagantes por jogo e 970 mil no total nos 19 jogos que teve como mandante.
A retrospectiva 2024 fica por aqui.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.