A retrospectiva continua e agora é hora de falarmos de televisão num ano que as emissoras tiveram de rebolar e no SBT um ano de contrastes com mexidas infrutíferas e a perda do maior comunicador da história e dono da emissora Silvio Santos.
Na Band o ano foi de sobrevivência pois a crise financeira que castiga o canal ameaçou a continuidade das transmissões da Fórmula 1, mas o canal conseguiu manter o contrato pra mostrar as provas do ano que vem mesmo diante de rumores. Por conta da crise a solução foi trazer de volta o pastor R.R Soares e o Show da Fé. A saída de Walter Zagari da vice-presidência comercial fez a crise aumentar na emissora. O ano marca várias saídas: José Luiz Datena que deixou o Brasil Urgente e foi pro SBT, Zeca Camargo que deixou o comando do Melhor da Noite e foi pra Times Brasil, Paloma Tocci que foi pra nova equipe esportiva da Record e Ana Paula Padrão que depois de dez anos à frente do MasterChef sai pra cuidar de novos projetos pessoais.
A Rede TV! completou 25 anos e ainda busca encontrar um rumo mesmo insistindo numa programação que não empolga ninguém. A emissora lançou programas como o Geral do Povo, programa de auditório comandado por Geraldo Luís aos domingos, reformulou a programação matinal com a volta de Edu Guedes e as saídas de Ronnie Von e Claudete Troiano. Ivan Moré ficou oito meses no ar com o Qual é, Moré! Em novembro estreou o talkhow Podk liberados apresentado pelos senadores Jorge Kajuru e Leila Barros e no dia 15 um especial resumiu a história dos 25 anos e os programas lançaram novos cenários, mesmo assim a emissora não consegue evoluir na audiência e o polêmico A Tarde é Sua de Sônia Abrão custa sair dos índices de 1 ponto.
Demissões e novos rumos no esporte
Na Record o ano foi recheado de demissões e muitas mudanças. As demissões foram muitas, logo no começo do ano a equipe que cobriu o campeonato paulista foi trocada com as saídas de Sálvio Spinola e Oliveira Andrade, em julho a repórter Renata Varandas foi demitida depois que foi descoberto vazamento de informações além de ser sócia numa agência de análise política, em setembro foi contratada pela CNN, mas já tá de saída novamente, no fim do ano uma nova onda de demissões no jornalismo com demissões de diretores, editores e repórteres além do fechamento do departamento de jornalismo investigativo com o intuito de conter gastos levando ao fim do Repórter Record Investigação que vai ao ar ainda com episódios gravados. E no começo de dezembro o apresentador Rodrigo Faro deixou a emissora depois de 16 anos pois seu programa Hora do Faro não vencia mais o SBT aos domingos e chegará ao fim. Outro artista que deixará a emissora é Rachel Sheherazade que depois de passagem polêmica na edição passada da Fazenda foi aposta com o Domingo Record, mas a atração flopou no Ibope e sem projeto pra 2025 está fora. A sensação se tornou a novela turca Força de Mulher que vem incomodando a audiência inclusive chegando a vencer a novela das 9 da Globo. Para 2025 a novidade é a volta das transmissões do campeonato brasileiro depois de 19 anos. A emissora fez acordo com a Livemode e transmitirá 38 jogos das equipes da liga Forte União por três anos e montou uma nova equipe esportiva tendo nomes como Cléber Machado que será o narrador principal além de comandar uma mesa redonda aos domingos, o comentarista Maurício Noriega, um time de repórteres e a apresentadora Paloma Tocci. A mesa redonda batizada de Esporte Record entrará no lugar do Câmera Record e irá ao ar após o Domingo Espetacular que será reformulado e terá Roberto Cabrini como novo apresentador da revista eletrônica ao lado de Carolina Ferraz. Tom Cavalcante deverá ganhar mais espaço graças ao sucesso do game show Acerte ou Caia e deverá ressuscitar o Show do Tom aos domingos servindo de sala de espera pros jogos do campeonato brasileiro.
O ano de mexidas e do adeus a Silvio Santos
2024 ficará marcado pra sempre no SBT como o ano de luto e reestruturação e em meio ao caos artistas deixaram a emissora. A emissora estreou em março um pacote de novos progamas pra levantar a audiência: o matinal Chega Mais, o policial Tá na Hora, os programas É Tudo Nosso com Benjamin Back, Circo do Tiru e Sabadou com Virgínia além de César Filho no comando do SBT Brasil. Desse pacote o único programa que se deu bem foi o Sabadou comandado pela influencer Virgínia Fonseca. O Chega Mais estreou na manhã de 11 de março com Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias no comando, mas apesar de tudo e mesmo com muitas mexidas entre elas o Chega Mais Notícias que foi comandado inicialmente por Michelle Barros e depois por Márcia Dantas a atração sai do ar em 6 de dezembro e toda a equipe foi demitida após o fim da atração. O Tá na Hora estreou em 18 de março com apresentação de Marcão do Povo e Christina Rocha que deixou o programa com menos de um mês no ar, depois assumiu Márcia Dantas que saiu pra se casar e em novembro deixou a atração indo pro Chega Mais Notícias e agora está no Primeiro Impacto e agora em dezembro chegou José Luiz Datena pra tentar levantar os índices do policial pois concorre com seus similares Brasil Urgente e Cidade Alerta. O Tudo Nosso comandado por Benjamin Back não empolgou nas noites de sexta e o programa também acabou e o Circo do Tiru com Tirulipa Jr tem pouco destaque aos sábados. A grade dominical mudou com o fim do Eliana e o Domingo Legal com Celso Portiolli foi estendido herdando o horário de Eliana e o veterano Raul Gil também ficará sem programa que sai do ar depois de 14 anos.
Entre as saídas tivemos a saída de Eliana que deixou a emissora em 1º de abril e teve seu último programa em 23 de junho pois o programa mesmo recuperando a vice liderança não teve mais investimentos, o narrador Cléber Machado deixou a emissora em novembro e foi pra Record, Regina Volpato que deixará a carreira na TV pra ficar mais perto da filha que mora fora, Paulo Mathias e Michelle Barros.
No dia 17 de agosto o SBT vive o seu dia mais triste com a morte de Silvio Santos. A emissora lançou nota nas redes sociais e o canal só divulga a notícia 1 hora e meia depois num plantão comandado por Simone Queiroz e a partir daí uma maratona de homenagens ocupou todo o fim de semana, dois dias antes do 43º aniversário com reprises de programas antigos num tributo ao maior comunicador da história fechando a maratona com a exibição do documentário Silvio Santos: Vale mais que dinheiro que seria lançada em dezembro pela plataforma de streaming SBT +, rebranding do SBT Vídeos. A nova plataforma foi lançada sem cerimônia e reúne conteúdo do canal dividido em canais fast além de produções exclusivas como a nova versão do Sítio do Picapau Amarelo e a Coleção SBT com documentários históricos sobre os artistas da casa. Após a morte de Silvio Santos a emissora passou a ser gerida por José Roberto Maciel e Daniela Beiruty e Patrícia Abravanel assume definitivamente o Programa Silvio Santos ressuscitando o Show do Milhão, os seriados Chaves e Chapolin voltam a programação após o fim do imbrólgio com a Televisa pelos direitos de exibição, mas a crise financeira leva a emissora a fazer novas demissões na sede e nas afiliadas com 400 saídas. O SBT News na TV sai do ar, mas volta uma semana depois devido à queda de audiência das séries estrangeiras. Pra fechar o ano traz duas contratações de impacto: Datena e Boninho e no jornalismo Leandro Cipoloni promete a maior reestruturação no setor de jornalismo tão negilgenciado por Silvio Santos .
Ano fraco nas novelas preocupa às vésperas dos 60 anos
Na Globo o ano de 2024 teve como destaque as quedas de audiência preocupantes das novelas. Se no passado as novelas eram sinônimo de altas audiências a situação mudou muito e a novela do principal horário, a das 9 amarga na atualidade médias baixíssimas de audiência. Mania de Você de João Emanuel Carneiro patina na casa dos 21 pontos se tornando a novela das 9 de menor audiência da história superando Um lugar ao sol, novela de 2021 e mesmo tendo autores consagrados e elencos de celebridades o que acontece é que o público está buscando no streaming e no YouTube novas formas de entretenimento e as histórias não vem agradando, pois nem as antecipações de tramas e viradas fazem subir os índices e pelo jeito a Globo jogou a toalha. O ano começou com o remake de Renascer, mas a nova versão foi tão insossa que não emplacou e deu lugar à Mania de Você, no horário das 19 tivemos Família é Tudo, um fiasco de audiência com menos de 21 pontos no Ibope e em setembro entrou Volta por Cima, no horário das 18 horas tivemos No Rancho Fundo que recuperou os fracos índices de Elas por Elas e Garota do Momento que vem obtendo bons índices tendo como um dos destaques Maísa Silva, a vilã Bia. Se as novelas patinam por outro lado um momento histórico: as três novelas que estão no ar atualmente tem protagonistas negras: Duda Santos (Garota do Momento), Jéssica Ellen (Volta por Cima) e Gabz (Mania de Você). Para marcar o início das comemorações dos 60 anos da emissora e os 100 anos do Grupo Globo é resgatada no começo de dezembro a novela Tieta, exibida originalmente em 1989 no Vale a Pena Ver de Novo. Para 2025 a expectativa é para o remake de Vale Tudo, sucesso de Gilberto Braga que foi ao ar em 1988 e que terá nova versão sob a autoria de Manuela Dias e no elenco Bella Campos fará Maria de Fátima, personagem de Glória Pires em 88, Taís Araújo no papel de Raquel (Regina Duarte em 88), Cauã Reymond como César (Carlos Alberto Riccelli em 88), Paolla Oliveira como Heleninha (Renata Sorrah em 88), Alice Wegmann como Solange (Lídia Brondi em 88) e Débora Bloch encarnando a icônica vilã Odete Roitmann eternizada por Beatriz Segall.
A grande novidade da emissora no ano foi a contratação de Eliana que deixou o SBT e será a nova apresentadora do The Masked Singer Brasil a partir de janeiro. Ela já estreou no GNT no comando do Saia Justa, por outro lado tivemos saídas como as de Fátima Bernardes, Galvão Bueno, Felipe Andreoli, Boninho, as atrizes Glória Pires, Christiane Torloni, Deborah Secco, Cláudia Raia e Carolina Dieckmann, os diretores Mauro Mendonça Filho e Jayme Monjardim. No Big Brother 24 o vencedor foi Davi Brito com mais de 60% dos votos. A aposta em lançar um novo nome musical foi um verdadeiro fracasso. O reality Estrela da Casa teve apenas uma temporada e acabou sendo cancelado.
Na cobertura das Olimpíadas de Paris a Globo ganhou um forte concorrente, a Cazé TV que fez transmissões no YouTube e conquistou um bom pedaço da audiência. Por outro lado tivemos documentários de sucesso como Para sempre Paquitas e o meme Que Xou da Xuxa é esse rendeu muito nas redes sociais.
Nos canais de notícias o ano teve o lançamento de um novo concorrente, o canal Times Brasil com conteúdo da CNBC. O canal estreou em novembro, mas teve falhas de áudio e sinal instável. A CNN lançou o CNN Money.
A seguir as 10 frases de maior impacto no ano.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.