A televisão brasileira está de luto e parafraseando Roberto Cabrini esta é uma notícia na qual não gostaria de dar. Morreu neste sábado aos 93 anos o empresário e apresentador de TV Silvio Santos. Silvio estava internado em um hospital particular desde o começo deste mês e o SBT divulgou nota confirmando a morte. Um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira em todos os tempos nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930 começou como camelô e depois virou locutor nas barcas da ponte Rio-Niterói e em 1962 iniciava uma vitoriosa carreira na televisão brasileira com o Vamos Brincar de Forca e depois começava uma tradição que virou sinônimo de alegria aos domingos com o Programa Silvio Santos, uma maratona de atrações diversas que durava 10 horas. Dentre as inúmeras atrações apresentadas por ele estavam o Troféu Imprensa, Qual é a Música?, Show de Calouros, Roletrando, Domingo no Parque, Porta da Esperança, Topa Tudo por Dinheiro, Namoro na TV, Em Nome do Amor, Cidade contra Cidade e tantos outros numa mistura de shows, prêmios e atrações musicais. O programa passou pela TV Paulista, TV Globo e em 1976 inaugurava a TVS do Rio de Janeiro e em 1981 ganha a concessão de quatro canais da extinta TV Tupi e funda o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT com uma programação voltada pro gosto popular e trouxe seriados e novelas mexicanas que caíram no gosto do público, além disso já tinha 50% das ações da TV Record até a venda pra Igreja Universal do Reino de Deus em 1989. Como empresário foi dono de várias empresas dentre as quais o Baú da Felicidade dos famosos carnês, a linha de cosméticos Jequiti e a imobiliária Jequiti. Com uma capacidade incrível de dominar a plateia criou bordões inesquecíveis dentre os quais destaca-se Quem quer dinheiro? e jogava aviãozinho pra plateia, vem pra cá, vem pra cá? e tantos outros além de uma gargalhada inconfundível muito imitada pelos humoristas. Em 1989 tentou entrar pra política quando chegou a ser candidato a presidente pelo obscuro PMB e em 2001 teve um ano pra lá de marcante sendo tema de escola de samba sendo homenageado pela Tradição, depois ficando sete horas na mira do sequestrador Fernando Dutra Pinto que antes sequestrou por sete dias a filha Patrícia Abravanel e no fim do ano fez sucesso com o reality show Casa dos Artistas. Em 2010 foi descoberta uma fraude no Banco Pan Americano que fez com que sete ex-diretores fossem presos pela fraude. Em dezembro de 2020 em plena pandemia de Covid comemorou seus 90 anos sem celebração pública e isolado da família, em agosto de 2021 voltava a apresentar o seu programa e semanas depois contraiu Covid-19, se recuperou e gravou seus programas mas sem o mesmo ritmo de antes e se afastou de novo em 2022. Silvio foi casado duas vezes com Cidinha e com Íris Abravanel e teve seis filhas: Cíntia e Silvia, Renata, Patrícia, Rebeca (ambas já homenageadas no quadro A Bela do Domingo) e Daniela Beiruty que é quem comanda a emissora.
Aqui a nota divulgada pela assessoria de imprensa do SBT:
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria", escreveu. "Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que vc sempre será eterno em nossos corações"
Muito obrigado Silvio Santos por alegrar a vida de milhões de brasileiros com seu sorriso, seu carisma e sua alegria, descanse em paz!
Atualização: O boletim médico que o Hospital Albert Einstein divulgou agora há pouco fala que a causa da morte foi uma broncopneumonia causada pelo H1N1.
Q triste
ResponderExcluir