O quadro Notinhas Olímpicas chega para sua penúltima edição e destaca hoje o fechamento oficial da delegação brasileira, a terceira maior da história.
A semana começou com uma excelente notícia. A seleção masculina de basquete contra tudo e contra todos arrancou a vaga sendo campeão do torneio pré olímpico da Letônia se vingando dos carrascos da última Copa do Mundo vencendo por 94 x 69 e volta aos Jogos Olímpicos depois de ficar de fora dos jogos de Tóquio. Além do Brasil se classificaram a Grécia de Giannis Antetoukunmpo que eliminou a Eslovênia de Luka Doncic e depois derrotou a Croácia, a Espanha e Porto Rico. Após o pré olímpico o técnico Aleksandar Petrovic divulgou a lista de 14 nomes sendo que dois deles serão cortados já que são 12 os inscritos. A seleção masculina viaja no dia 17 pra Zagreb na Croácia onde fará a fase final de preparação e no dia 23 faz amistoso com o Canadá. A estreia no grupo B dos Jogos Olímpicos será no dia 27 contra a França do astro Wembanyama, no dia 30 enfrentamos a Alemanha, atual campeã mundial e no dia 2 de agosto a seleção do Japão será adversária.
Com a classificação do time de basquete masculino o Brasil fechou sua delegação que terá 277 atletas e as mulheres serão maioria sendo 153 mulheres e 124 homens. O cavaleiro Rodrigo Pessoa será o atleta brasileiro com mais participações olímpicas na história chegando a oitava vez em jogos olímpicos de verão. A delegação que vai à Paris é a terceira maior ficando atrás de Tóquio com 301 e do Rio quando levou 465 atletas. Em mais de 100 anos de participação o Brasil já ganhou 150 medalhas sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze com o judô o esporte mais medalhado com 24 conquistas e desde Los Angeles 1984 vem subindo com frequência no pódio. A equipe de ginástica artística foi a primeira a embarcar pra França. Os sete atletas embarcaram no sábado pra fase de aclimatação em Troyes e na quinta que vem se alojarão na Vila Olímpica. Falando em Vila Olímpica o Time Brasil divulgou nas redes sociais imagens dos preparativos na Casa Brasil em Saint Ouen para receber os atletas a partir do dia 18. E ainda sobre a ginástica nossa rainha Rebeca Andrade virou selo, pois os Correios divulgaram nesta semana um selo que faz parte da série Personalidades que foi criada especialmente para divulgar expoentes brasileiros em várias áreas e ainda sobre a Rebeca foi divulgado um vídeo em que ela está treinando um novo salto que será usado nas Olimpíadas. Esse salto pode levar o nome dela no código da ginástica artística caso obtenha sucesso, tomara.
E nosso Alison dos Santos segue voando na temporada. No domingo ele venceu mais uma etapa da Diamond League em Paris e continua invicto no ano e no mesmo evento um recorde mundial que durava quase quatro décadas foi quebrado no salto em altura. A ucraniana Yaroslava Mahuchikh atingiu a marca de 2,10 m superando a antiga marca que pertencia à búlgara Stefka Kostadinova que durava desde 1987.
A jogadora de vôlei Júlia Kudiess não vai jogar em Paris, mas vai poder conviver a experiência olímpica de perto. Ela recebeu convite do Comitê Olímpico Brasileiro e fará parte do projeto Vivência Olímpica junto de mais 11 atletas com potencial que estarão presentes nas próximas edições dos jogos. Júlia vai conhecer as instalações do Time Brasil, a Vila Olímpica e acompanhar as competições além de participar de palestras. O programa criado em 2012 familiariza jovens atletas com o evento e na lista passaram os medalhistas olímpicos Rebeca Andrade, Isaquias Queiroz, Beatriz Ferreira e Martine Grael.
E na cidade sede os sindicatos dos aeroportos de Paris convocaram greve para daqui a uma semana antes do começo dos Jogos Olímpicos. Os grevistas querem que sejam pagos bônus aos funcionários que trabalharem durante a competição nos aeroportos Charles de Gaulle e em Orly que serão as portas de entrada para delegações, atletas e visitantes nos próximos dias.
Sexta que vem tem a última edição do quadro Notinhas Olímpicas. Faltam 14 dias pro início dos Jogos Olímpicos de Paris.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.