Hoje o quadro Semana em Resumo será especial, pois será dedicado à tragédia climática que castiga o Rio Grande do Sul. Lembrando que sempre que houver um fato relevante edições especiais do quadro serão exibidas.
1 - O saldo da tragédia: Até o começo da tarde deste sábado o número de mortos chegou a 136 e os desaparecidos chegam a 125. A chuva voltou a castigar o estado e mais de 400 mil estão desabrigados. O nível do Rio Guaíba baixou lentamente nos últimos dias atingindo 4,57 m pois entre domingo e segunda atingiu 5,33 m, a maior desde 1941. O aeroporto Salgado Filho foi fechado e só deve reabrir no fim do mês.
2 - Covardia em meio à tragédia: Enquanto muita gente tenta ajudar tem aproveitadores desumanos que aproveitam a situação pra cometerem crimes covardes. Nesta semana seis pessoas foram presas suspeitas de cometerem estupros dentro de abrigos. Um abrigo específico pra mulheres e crianças será criado para evitar esses crimes.
3 - A corrente da solidariedade: De todas as partes do país os brasileiros se uniram numa corrente solidária e até aqui toneladas de mantimentos foram arrecadados para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul. Agências dos Correios viraram ponto de coleta das doações e reforçando, os itens que você pode doar são roupas e cobertores, produtos de higiene pessoal, cestas básicas e rações. Aqui em Brasília existem vários pontos de coleta desses itens. Para quem quer doar qualquer quantia em dinheiro a prefeitura de Porto Alegre disponibilizou uma chave Pix para doações: A chave do Pix é essa: (CNPJ) no número: 92963560000160.
4 - Símbolo da tragédia: O cavalo Caramelo flagrado pelas câmeras da televisão no bairro de Canoas se tornou o maior símbolo da tragédia. Durante quatro dias o cavalo ficou em cima do telhado e equipes de veterinários e bombeiros conseguiram salvar o animal que se recupera pois ficou desidratado.
5 - A mobilização do governo: O presidente Luís Inácio Lula da Silva autorizou o ministro do Desenvolvimento Waldez Góes a flexibilizar uma portaria que vai acelerar o repasse de recursos destinados à ajuda humanitária. O governador do estado Eduardo Leite afirmou que a reconstrução custará R$ 19 bilhões.
Hoje não teremos a imagem da semana, portanto o quadro retorna sábado que vem.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.