Notinhas Olímpicas: Thiago Braz está fora por doping, Piu e Calderano seguem voando e Brasil tem mais vagas garantidas

Hora do resumo semanal sobre a preparação dos atletas à menos de dois meses do início dos Jogos Olímpicos.

O Brasil aumenta sua delegação pra 220 atletas pois foram definidos os representantes do país no triatlo: Miguel Hidalgo, Djennifer Arnold e Vittoria Lopes se juntam à Manoel Messias que já estava classificado. O país nunca ganhou medalha nesse esporte desde sua introdução nos jogos de Sydney em 2000.


Na reta final de preparação o Brasil terá uma atleta a menos. Letícia Oro Melo operou o joelho direito e não vai disputar os Jogos Olímpicos. A atleta que foi medalha de bronze no mundial de 2022 sofreu uma lesão e foi necessário operar. Outro que esteve na mesa de operações foi o ginasta Arthur Zanetti que operou o braço esquerdo devido à ruptura do tendão do bíceps distral. A operação foi bem sucedida, mas a lesão preocupa o atleta que vem enfrentando problemas de saúde nos últimos tempos, principalmente no ano passado quando teve virose e dores que o tiraram do mundial e o rompimento de dois tendões que o tiraram dos Jogos Pan Americanos de Santiago. Arthur Zanetti disputaria sua quarta olimpíada da carreira sendo campeão olímpico em Londres e medalha de prata no Rio na prova das argolas.

Uma baixa irreparável. Campeão olímpico no Rio e medalha de bronze em Tóquio o saltador Thiago Braz está fora dos jogos de Paris. A suspensão de 16 meses foi confirmada pela World Athletics, entidade máxima do atletismo. Thiago estava suspenso preventivamente desde julho do ano passado pois foi pego em exame antidoping pelo uso de ostarina, substância usada para aumentar a massa muscular. Com isso ele só voltará à competir em 27 de novembro quando termina a suspensão. 


Dois atletas brazucas seguem brilhando na reta final de preparação. O mesatenista Hugo Calderano foi campeão do WTT do Rio de Janeiro vencendo na final o sul coreano An Jaehun por 4 x 0 e com isso subiu pra quarta posição no ranking olímpico e subirá pra sétimo no ranking mundial da modalidade e ontem jogando na China venceu de virada o sueco Moelgard, já Alison dos Santos, o Piu segue voando nas pistas e ontem na etapa de Oslo da Diamond League venceu a prova dos 400 m com barreiras com o melhor tempo do ano: 46s63 e em cima de seu principal rival, o norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico em Tóquio. Pelo jeito nosso Piu está recuperado e vem em grande forma pra conquistar a medalha de ouro em Paris. 

E no surfe foram sorteadas as baterias do torneio olímpico que começa em 27 de julho. Cada naipe terá 24 atletas com oito baterias de três surfistas sendo o melhor de cada bateria avançando direto enquanto os outros dois disputarão repescagem. Nossos seis atletas terão destinos distintos: no masculino Gabriel Medina, favorito à conquista de uma medalha estará na quarta bateria contra o salvadorenho Bryan Perez e do japonês Connor O'Leary, Filipe Toledo estará na terceira bateria contra o peruano Alonso Correa e do japonês Kanoa Igarashi, medalha de prata em Tóquio e João Chianca, o Chumbinho competirá na quinta bateria contra o marroquino Ramzi Boukiham e do neozelandês Billy Stairmand, já entre as mulheres Tatiana Weston-Webb não foi feliz e vai encarar uma bateria muito forte com a australiana Molly Picklum e a líder do ranking mundial, a americana Catlin Simmers na quarta bateria, Tainá Hinckel e Luana Silva competirão juntas na sexta bateria contra a alemã Camilla Kemp que não disputa o circuito mundial. As provas acontecerão na praia de Teahuppo no Taiti e falando em Teahuppo Ítalo Ferreira, campeão olímpico em Tóquio venceu a etapa do circuito derrotando na final o havaiano John John Florence.

 

Previsão feita pela empresa Gracenote/Nielsen divulgada esta semana coloca o Brasil fora do Top 10 dos Jogos. No quadro de medalhas simulado o Brasil teria 19 medalhas sendo 8 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze. Os EUA seriam líderes com 39 ouros e 125 no total com a China em segundo e a França, país sede em terceiro. 

E a TV Globo divulgou nesta semana a grade de programação durante os Jogos Olímpicos em informação divulgada pelo site TV Pop. Durante o período serão inseridas as Faixas Olímpicas durante a manhã e à tarde e à noite logo depois da novela Renascer Tadeu Schmidt comanda a Central Olímpica, programa com o resumo do dia e a agenda do dia seguinte. No dia 26 de julho a cerimônia de abertura vai ao ar a partir de 14h20 e com isso o Jornal Hoje será curto, nesse dia não serão exibidos a Sessão da Tarde, as novelas Cheias de Charme e Alma Gêmea, nos outros dias programas deverão ser cancelados.

Semana que vem o quadro retorna com mais notícias olímpicas. Faltam 56 dias pro início dos Jogos Olímpicos de Paris.

Postar um comentário

0 Comentários