O Mês em Resumo: Elon Musk desafia o STF, casos inacreditáveis no cotidiano, tensão explode com ataques do Irã a Israel e literatura infantil perde Ziraldo

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril.

O empresário Elon Musk, dono da plataforma X compra briga com o Supremo. Ele ameaça a Corte com ataques e ameaçando liberar perfis bloqueados por determinação da Justiça. O ministro Alexandre de Moraes abre investigação contra Musk no inquérito das milícias digitais e ao mesmo tempo o presidente do Senado Rodrigo Pacheco cobra a regularização das redes sociais.

A Câmara dos Deputados manteve a decisão do Supremo e o deputado Chiquinho Brazão, suspeito de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018 segue preso. O Conselho de Ética abriu processo de cassação do mandato.

 

50 dias depois de fugirem da penitenciária de segurança máxima em Mossoró os dois fugitivos são recapturados no estado do Pará e reconduzidos á penitenciária. Os dois tinham plano de fuga pra Bolívia e ambos foram presos com um enorme arsenal. 

 

Um caso difícil de acreditar. Erika de Souza Vieira Nunes é acusada de vilipêndio de cadáver. No dia 16 ela levou o tio Paulo Roberto Braga de 68 anos a assinar um documento para liberar um empréstimo de R$ 17 mil, mas ele morreu ao chegar no guichê da agência bancária. Erika foi presa em flagrante.


Tragédia à 156 km/h. Um motorista de aplicativo morreu na colisão com um Porsche no final de março. O condutor do Porsche Fernando Sastre passou a ser réu pois a Justiça decidiu negar a prisão preventiva..

 

A escritora Roseana Murray sofre ataque de três cães pit bull e acaba tendo o braço direito e parte da orelha amputados. Roseana fica 13 dias internada e recebe alta médica.

 

O cachorro Joca, um golden retriever de 5 anos morre num erro operacional difícil de aceitar da companhia aérea Gol. Joca deveria estar em Sinop onde o tutor João Fantazzini o esperava, mas o pet foi mandado pro destino errado parando em Fortaleza e depois de 8 horas voltou morto

 

No Oriente Médio o barril de pólvora está prestes a estourar pois no dia 13 o Irã realiza uma série de ataques com drones a Israel gerando reação imediata uma semana depois.

 

De novo um negro foi morto por truculência policial nos Estados Unidos. Frank Tyson foi morto por um policial e o caso lembrou o ocorrido com George Floyd quatro anos atrás. 






Saem os campeões estaduais de 2024. No Distrito Federal o Ceilândia conquista o título depois de 12 anos de espera, na Bahia dá Vitória, o Ceará vence o campeonato cearense, em Minas o Atlético Mineiro conquista o penta seguido, o Grêmio chega ao hepta consecutivo, em São Paulo o Palmeiras volta a ser tricampeão seguido depois de 90 anos e no Rio o Flamengo conquista de forma invicta o campeonato carioca pela 38ª vez.

Acesa em Olímpia a chama olímpica. O fogo simbólico percorre a Grécia durante 10 dias e deixa o país com destino à França onde chega no dia 7 de maio e percorre o país até chegar em Paris onde será acesa a pira olímpica em 26 de julho.

Escritor, jornalista e cartunista Ziraldo conquistou o público infantil com obras literárias que encantaram gerações sendo o mais famoso O Menino Maluquinho. Escreveu outras obras como Flicts, Turma do Pererê e outras. O Menino Maluquinho é considerada a obra literária de maior sucesso no gênero da literatura infantil. Ziraldo morreu no dia 6 de abril aos 91 anos de idade

O.J Simpson foi um astro do futebol americano nos anos 70, mas em 1994 foi parar nas páginas policiais. Ele foi acusado de cometer o assassinato de sua ex-mulher Nicole Brown e do amigo Ron Goldman, foi perseguido e preso, depois julgado e absolvido, mas teve de pagar indenização, voltou a ser preso em 2007 por roubo à mão armada e sequestro. O.J Simpson morre no dia 10 aos 76 anos vítima de um câncer na próstata.

Nos anos 1990 o pagode explodiu no Brasil com o surgimento de artistas e grupos e um desses grupos era o Molejo liderado por Anderson Leonardo. Suas letras humoradas caíram no gosto do público e não demoraram pra estourarem nas rádios com músicas como Cilada, Brincadeira de Criança, Dança da Vassoura e outras. O músico descobriu um câncer na região inguinal em 2022 e foi tratado, mas no dia 26 não resiste e morre aos 51 anos.

O mês ainda teve as mortes de Peter Higgs (8 de abril), físico inglês ganhador do Nobel de Física em 2013 pela descoberta do mecanismo de Higgs, também conhecida como a partícula de Deus ou Bóson de Higgs, Roberto Cavalli (12 de abril), estilista italiano de renome no mundo da moda, Afonso Mônaco (12 de abril), jornalista investigativo de enorme destaque em mais de 50 anos de carreira onde foi repórter por anos do Fantástico e do Domingo Espetacular, César Lacerda (20 de abril), político de Brasília que foi deputado distrital entre 1995 e 1998 e José Santa Cruz (26 de abril), ator e dublador de destaque e entre os seus trabalhos marcantes o Jojoca que foi presença em humorísticos como A praça é nossa e Zorra Total e as dublagens de filmes com o ator Danny DeVito, o vilão Magneto nos filmes do X-Men e Dino da Silva Sauro em Família Dinossauros.

O quadro retorna em maio.

Postar um comentário

0 Comentários