Notinhas Olímpicas: Acesa a chama olímpica e autoridades preocupadas com terrorismo na cerimônia de abertura

Hora de se informar sobre os preparativos finais dos Jogos Olímpicos de Paris com mais uma edição das Notinhas Olímpicas.

O fogo olímpico foi aceso na última terça-feira. A chama foi acesa no Templo de Hera em Olímpia e iniciou o revezamento da tocha olímpica que terá 10 mil condutores tendo como primeiro condutor o remador grego Stéfanos Doúskos que passou a tocha para a ex- nadadora francesa Laure Manadou que ganhou três medalhas nos jogos de Atenas em 2004. A tocha passa por toda a Grécia durante 10 dias, vai de barco via Mar Mediterrâneo e chega à França no dia 7 de maio no Porto de Marselha e de lá a chama percorre o país e os territórios oceânicos até chegar à Paris em 26 de julho quando a pira olímpica será acesa na cerimônia de abertura.

Falando em cerimônia de abertura as autoridades francesas estão preocupadas com possíveis ataques terroristas. O presidente francês Emmanuel Macron disse em entrevista à uma emissora local que está confiante que a França fará uma cerimônia grandiosa. O evento está marcado para o Rio Sena, mas pode haver a possibilidade de trocar o local passando para a região do Trocadero ou a tradicional cerimônia no Stade de France. Falando no Stade de France a pista de atletismo que será usada nos jogos começou a ser instalada. O material será roxo, uma novidade e promete uma chuva de recordes. As provas começam no dia 2 de agosto.

 

E vem aí uma nova versão do Dream Team, o famoso time dos sonhos do basquete. O técnico Steve Kerr chamou 12 estrelas que atuam na NBA, a liga profissional de basquete e no elenco estarão LeBron James, Kevin Durant, Stephen Curry e o camaronês naturalizado americano Joel Embiid. LeBron tem dois ouros no currículo e Durant tem três ouros olímpicos junto de Carmelo Anthony, aposentado. Desde que os EUA introduziram as estrelas da NBA o time perdeu o ouro uma única vez, em Atenas 2004 quando a Argentina levou a medalha de ouro e os americanos tiveram que se contentar com a medalha de bronze. 

Rebuliço na seleção masculina de basquete. Gustavo de Conti deixou o comando e não é mais técnico da seleção masculina numa decisão em comum acordo com a CBB. A saída de Gustavo de Conti acontece a menos de dois meses do pré olímpico mundial da Letônia que classifica apenas o campeão pros jogos Olímpicos. Ontem foi anunciado o retorno do croata Aleksandar Petrovic e uma nova comissão técnica foi formada tendo como nomes os ex-jogadores Tiago Splitter, Demetrius e Helinho.

Foram sorteados os grupos do torneio feminino de handebol e o Brasil caiu no grupo B com Espanha, Holanda, Angola, Hungria e a seleção anfitriã. Os jogos ocorrerão a partir de 25 de julho na South Paris Arena 6 e as fases finais serão jogadas em Lille no estádio Pierre Mauroy.

O COB apresentou nesta semana os uniformes que serão usados pela delegação brasileira nas Olimpíadas. Inicialmente foram lançados os uniformes de viagem e depois vieram os uniformes que serão usados na cerimônia de abertura com jaquetas jeans feitas por bordadeiras de Timbaúba dos Batistas no Rio Grande do Norte em parceria com a rede de lojas Riachuelo. 

E senta que lá vem polêmica. O COB escolheu para ser mentor da delegação o ex-nadador Joel Jota, só que os atletas desconfiam dele estar mentindo, mas diante da repercussão negativa ele desistiu de ser o padrinho da delegação. Nem o empresário e o Time Brasil não se manifestaram. Essa história não me cheira bem e quem se lembra de Roberto Shiniyashi que foi mentor em Sydney 2000 e o Brasil não ganhou nenhuma medalha de ouro e ele tinha como método fazer os atletas pisarem em brasa quente e eu não entendi o que foi aquilo.

Sexta que vem tem mais resumo olímpico. Estamos a menos de 100 dias, portanto faltam 98 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Postar um comentário

0 Comentários