O Mês em Resumo: Bolsonaro se enrola ainda mais, empresa aérea dá calote, líder dos mercenários morre na Rússia, Faustão passa por transplante, Espanha é campeã no futebol feminino e país perde o talento de Aracy Balabanian

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de agosto.



O mês foi de novas revelações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no escândalo das joias. No dia 11 a Polícia Federal pediu a quebra de sigilo do ex-presidente e da ex-primeira dama Michelle e afirma que Bolsonaro foi favorecido no escândalo. Ainda no dia 11 a PF vasculha endereços do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, de seu pai Lourena Cid e do ex-advogado da família Frederick Wassef, todos envolvidos no escândalo. No dia 18 Mauro Cid afirma à revista Veja que vai confessar a venda das joias em dinheiro e que entregou para Bolsonaro. No dia 31 em depoimento o casal Bolsonaro ficou calado.

Outra dor de cabeça para o ex-presidente foi o depoimento do hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de janeiro. Delgatti disse que Bolsonaro pediu a ele invadir o sistema de urnas eletrônicas no TSE e que assumisse o grampo contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Ainda sobre os atos golpistas o ex-diretor da Polícia Federal Silvinei Vasques foi preso no dia 9 por causa das ameaças feitas no dia da eleição

O arcabouço fiscal foi aprovado na Câmara dos Deputados e irá para sanção presidencial. Para Brasília a manutenção do Fundo Constitucional do DF é uma grande vitória pois a bancada do Distrito Federal se mobilizou para evitar a inclusão do Fundo no limite de gastos. Ainda na economia o governo irá promover um concurso nacional unificado para preencher mais de 7 mil vagas em 100 órgãos da administração federal. 

A empresa 123milhas entrou em recuperação judicial após a decisão de suspender pacotes promocionais de viagem gerando confusão e caos. A medida afeta viagens contratadas pela linha Promo de setembro a dezembro deste ano.

O Copom decide reduzir em 0,5 p.p a taxa básica de juros num corte já esperado pelo mercado. O voto decisivo foi dado pelo presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.

Na manhã do dia 15 um apagão deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz por 6 horas. A pane no sistema foi causada segundo investigação preliminar por falha em uma usina do Ceará. 

Chega ao Brasil a variante Éris. A nova cepa da Covid-19 registra até o momento cinco casos no Brasil.

O estado da Bahia vive dias de extrema violência. No dia 17 Mãe Bernadete. líder ialorixá é morta á tiros em um quilombo na cidade de Simões Filho, nove dias depois uma chacina vitimou nove crianças que tiveram seus corpos carbonizados.  

No Havaí mais de 100 pessoas morreram em consequência dos incêndios florestais que castigaram a região. 

No Equador a eleição presidencial foi manchada de sangue. Dias antes do pleito o candidato Fernando Villavicencio foi morto durante a campanha. Pelo combate ferrenho á corrupção Villavicencio foi executado com três tiros e elevou ainda mais a tensão no país que foi às urnas no dia 20 e ficou decidido que haverá segundo turno entre a candidata Luisa Gonzalez, herdeira política do ex--presidente Rafael Correa e Daniel Noboa.

Na Argentina as primárias apontaram uma vitória surpreendente do extremista de direita Javier Milei e isso causou efeito dominó com a queda da Bolsa e o disparo da cotação do dólar e dos juros e o mercado teme sua candidatura pois ele vem da mesma linhagem de Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Falando em Trump o ex-presidente americano foi fichado no estado da Geórgia por tentativa de alterar o resultado da eleição e teve sua foto no momento que foi fichado divulgada. Ele será julgado em 4 de março, um dia antes da Superterça, primárias que vão ocorrer em 15 estados americanos na próxima eleição presidencial.

O líder do Grupo Wagner Yevgeny Prigozhin morreu em acidente aéreo na Rússia. Prigozhin era o líder do grupo de mercenários que dois meses antes tentou armar um motim contra a cúpula russa nas proximidades do Kremlin. O avião, um jato Legacy fabricado no Brasil caiu logo após decolar de Moscou e todos os 10 passageiros morreram.

A Índia se torna o quarto país do planeta a chegar na Lua. A sonda Chandrayaan - 3 pousou no lado sul do solo lunar , uma região pouco explorada do satélite e espera encontrar água na região.

O apresentador Fausto Silva passou por um transplante de coração que foi rápido. Internado por causa de insuficiência cardíaca Faustão divulga vídeo no dia 18 tranquilizando os fãs. A cirurgia foi no dia 27 e foi considerada um sucesso. O doador tinha 35 anos e era jogador de futebol. 

Neymar troca Paris pela Arábia. O atacante deixou o Paris Saint Germain e foi para o Al-Hilal por 160 milhões de euros onde jogará por duas temporadas.

A Espanha é a campeã da Copa do Mundo de futebol feminino pela primeira vez. O título veio com a vitória na final sobre a Inglaterra, mas o que chamou a atenção foi o beijo na boca sem consentimento do presidente da federação espanhola na jogadora Hermoso. Luis Rubiales foi suspenso pela FIFA por 90 dias. 

Já a seleção brasileira foi eliminada na fase de grupos ao empatar com a Jamaica por 0 x 0 e a péssima campanha custou caro pra Pia Sundhage que foi demitida. 

Sete torcedores do Corinthians morreram em acidente com um ônibus nas proximidades de Brumadinho na rodovia Fernão Dias. O veículo perdeu o controle em uma curva e o motorista gritou dizendo que não tinha freio. O grupo voltava do estádio do Mineirão onde assistiram o jogo do Corinthians contra o Cruzeiro.

Dois pilotos que disputavam uma prova de moto morreram em acidente na pista de Cascavel. André Veríssimo e Érico Veríssimo da Rocha morreram em questão de horas. André havia caído da moto e levantou para ir pra fora da pista quando Érico não conseguiu desviar e atingiu em cheio o colega que caiu alguns metros após o impacto. Ambos não resistiram aos ferimentos e morreram.

Aracy Balabanian deixou pra sempre sua marca no teatro e principalmente na TV onde interpretou papéis que foram do drama à comédia dentre os quais a Maria Faz favor de Coração Alado, Filomena Ferreto de A próxima vítima, Dona Armênia que marcou presença em Rainha da Sucata e Deus nos Acuda e Dona Cassandra do humorístico Sai de Baixo. Aracy tratava um câncer no pulmão e morre no dia 7 aos 83 anos.

Léa Garcia foi uma atriz que consolidou a força negra e chegou a ser indicada no festival de cinema de Cannes por sua atuação no filme Orfeu Negro dirigido por Marcel Camus. Atuou em inúmeras novelas sendo as de maior destaque a primeira versão de Selva de Pedra e A Escrava Isaura. Ela estava em Gramado onde seria homenageada no festival de cinema da cidade quando sofre um infarto do miocárdio morrendo aos 90 anos no dia 15.

Outras mortes de agosto: Maria Helena Dias (1º de agosto), atriz de várias novelas de destaque como Elas por Elas onde foi protagonista e em setembro estreia uma nova versão da novela de 1982, William Friedkin (7 de agosto), cineasta que dirigiu dois filmes de sucesso nos anos 1970: Operação França e O Exorcista, Aderbal Freire Filho (9 de agosto), apresentador e diretor teatral e foi casado com a atriz Marieta Severo, Dad Squarisi (10 de agosto), escritora e professora de português nascida no Líbano e radicada no Brasil onde escreveu por quase 30 anos uma coluna sobre dicas de português no jornal Correio Braziliense, José Murilo de Carvalho (13 de agosto), historiador e cientista político além de ser membro da Academia Brasileira de Letras, Francisco Dornelles (23 de agosto), político que teve uma longa trajetória na política brasileira onde foi senador, deputado, secretário da receita no governo de João Figueiredo, ministro da Fazenda no governo de José Sarney, ministro da Indústria e do Comércio e do trabalho nos governos de Fernando Henrique Cardoso e foi vice governador, depois governador do estado do Rio de Janeiro, João Carlos Cauduro (23 de agosto), designer gráfico que criou o símbolo da TV Cultura de São Paulo, MC Marcinho (26 de agosto), cantor e compositor de funk se destacou nos anos 1990 e 2000 pelos hits Rap do Solitário e Glamourosa e era conhecido como Príncipe do Funk, Dom Geraldo Majella Agnello (26 de agosto), ex-presidente da CNBB e arcebispo emérito de Salvador e Lana Bittencourt (29 de agosto), cantora que ficou famosa na era de ouro do rádio e um de seus grandes sucessos é a música Se todos fossem iguais à você de Tom Jobim.

O quadro retorna em setembro.

Postar um comentário

0 Comentários