A semana que passou foi bastante agitada no noticiário com a aventura que terminou em tragédia, novo ministro no Supremo e um motim agitando a Rússia.
1 - Insurreição à vista na Rússia: Um fato novo na guerra entre a Rússia e a Ucrânia movimenta o sábado. O Grupo Wagner, um grupo de mercenários ameaça dar um golpe de estado e tomar Moscou. O motim teve início nesta madrugada ao tomarem a cidade de Rostov-on-don e avançarem até a cidade de Voronehz. Os rebeldes que antes eram aliados de Vladimir Putin acusam o governo de atacar acampamentos e Putin devolveu dizendo que o grupo o traiu. A capital russa reforçou o esquema de segurança, mas o chefe dos rebeldes aceitou o acordo intermediado pelo governo de Belarus e ordenou o recuo das tropas.
2 - O fim trágico do Titan: O submersível Titan da empresa OceanGate teve uma implosão catastrófica segundo a Guarda Costeira americana e todos os cinco tripulantes morreram. Eles embarcaram para explorar os destroços do Titanic a mais de 3,8 km de profundidade. O submersível saiu no domingo e depois de 2 horas perdeu contato, dias depois sonares detectaram barulho de metal, mas na quinta-feira as esperanças de encontrar a embarcação terminaram com os destroços sendo encontrados.
3 - Novo ministro no STF: Cristiano Zanin foi aprovado em sabatina no Senado e de forma tranquila obtendo 58 votos favoráveis e em agosto toma posse como novo integrante do time de ministros do Supremo assumindo a vaga de Ricardo Lewandowski. Zanin foi designado pelo presidente Lula por sua atuação na defesa do presidente nos processos movidos pela Lava Jato.
4 - Novo ataque em escola: Dois alunos morreram em um novo ataque dentro de uma escola em Cambé no Paraná. O atirador de 21 anos foi encontrado morto dentro de uma cela. Este foi o quinto ataque dentro de uma escola em três meses.
5 - Tudo como dantes na economia: Contrariando o mercado o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% e dando recado para quem queria a queda dos juros adotando cautela devido à inflação. Este é o maior nível da Selic desde 2017.
Imagem da semana
A NASA captou através de uma foto de satélite uma mancha de calor na região do Oceano Pacífico mostrando que o fenômeno El Niño está bem forte. O El Niño eleva as temperaturas e produz anomalias que alteram o clima com verões sob alto calor e invernos menos rigorosos.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.