A semana que passou ficou marcada pela crise na GSI que levou à queda do general Gonçalves Dias.
1 - Crise na GSI: A primeira baixa no governo Lula se deu esta semana com a demissão do general Gonçalves Dias do comando do Gabinete de Segurança Institucional, órgão comandado por militares com status de ministério. Imagens divulgadas pela CNN mostram que ele estava dentro do Palácio do Planalto durante a invasão de golpistas vândalos no infame 8 de janeiro. Ele prestou depoimento ontem na Polícia Federal que durou 5 horas por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.
2 - Empresário preso: Thiago Brennand, acusado de agressão à mulheres, estupro, cárcere privado e assédio foi preso no começo da semana nos Emirados Árabes. Ele bem que tentou resistir á prisão, mas não teve jeito, pois será extraditado em breve porque o pedido de extradição foi aprovado e está prevista a volta ao Brasil nos próximos dias.
3 - Voo da Air France: No começo desta semana a justiça da França absolveu a companhia aérea Air France e a Airbus, fabricante do avião que caiu no Oceano Atlântico há 14 anos atrás. Segundo o entendimento dos juízes não houve falhas que apontassem reação de causalidade com o acidente. O voo AF-447 saiu do Rio em 31 de maio de 2009 com destino à Paris caindo no Oceano Atlântico no dia 1º de junho e matou as 228 pessoas a bordo. Não cabe mais recurso à decisão tomada pelo júri.
4 - Caso Daniel Alves: Em novo depoimento no começo da semana o jogador Daniel Alves admitiu ter feito penetração, mas alegou ter feito de forma consensual. Ele está detido desde janeiro na Espanha acusado de estuprar uma jovem no final do ano passado em uma boate de Barcelona.
5 - Fora da eleição: O presidente da Argentina Alberto Fernandez desistiu de tentar a reeleição na disputa presidencial marcada para o dia 22 de outubro. Ele alegou não concorrer à reeleição alegando o agravamento da economia da Argentina. Com isso aumentam as chances de Cristina Kirchner de concorrer ao pleito pelo partido peronista.
Imagem da semana
O foguete Starship, criação de Elon Musk, o bilionário empresário da SpaceX teve seu voo de teste abortado com menos de cinco minutos. O foguete acabou explodindo pouco tempo depois de sair da base e a explosão foi motivada pela falha de um dos propulsores de se desprender do foguete. O foguete teria voo previsto para durar 1h30 e se subisse daria uma volta completa em torno da Terra.
Semana que vem o quadro retorna.
Olá, tudo bem? Curioso que o presidente Lula não estava em Brasília justamente nesse dia.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir