O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril.
A primeira crise do terceiro governo Lula é causada pela demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto no infame 8 de janeiro , dia dos atos golpistas mostram Gonçalves Dias interagindo com os vândalos. Isso motivou a criação de uma CPMI no Congresso para apurar as responsabilidades nos atos.
Enquanto isso o presidente Lula em visita à China acusou os Estados Unidos de incentivar a guerra, dias depois dá declarações criticando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
E o aplicativo Telegram foi suspenso por liminar da justiça do Espírito Santo pois a direção do aplicativo não forneceu informações de membros de grupos extremistas. A liminar foi derrubada três dias depois.
Um crime abala Brasília. A jovem Regiane da Silva de 21 anos desaparece no dia 17 e depois de dez dias seu corpo é encontrado em uma mata fechada. O criminoso, Sérgio Alves fugiu do saidão e confessou ter cometido o crime. Ele a manteve por cárcere privado por 12 horas, torturou, estuprou e esfaqueou a jovem num crime covarde.
Acusado de agressão contra mulheres o empresário Thiago Brennand é preso e extraditado dos Emirados Árabes. Brennand volta ao Brasil no dia 29 algemado e escoltado por agentes da PF.
Duas brasileiras passam por um perrengue na Alemanha. Acusadas injustamente por tráfico de drogas Jeanne Paoline e Katyna Baia ficaram 38 dias presas indevidamente pois as malas delas foram trocadas com as malas de traficantes.
O ex-presidente Donald Trump foi indiciado em 34 ações ligadas à falsificação de registros comerciais. Pela primeira vez na história um ex-presidente dos Estados Unidos aguarda julgamento por crimes comuns. Ainda nos EUA o presidente Joe Biden anuncia que vai se candidatar à reeleição. Na Argentina o presidente Alberto Fernandez anuncia que não concorerá á reeleição devido à crise econômica que o país atravessa.
No Sudão os conflitos entre facções que lutam pelo poder já deixaram mais de 400 pessoas mortas desde 15 de abril.
A Rede Globo promove um passaralho no setor de jornalismo demitindo vários profissionais dentre os quais destacam-se Fábio William, Fábio Turci, Giovana Teles, Giuliana Morrone, Régis Rösing e Marcelo Canellas.
O técnico Cuca deixa o Corinthians em passagem relâmpago devido á repercussão do caso de estupro em que ele e outros três companheiros quando jogavam no Grêmio foram condenados na justiça da Suíça em 1989.
O quadro retorna em maio.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.