Começou neste domingo 1º de janeiro o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Depois do desastroso governo de Jair Bolsonaro o Brasil começa a respirar novos ares numa festa da posse com a presença do povo. Numa cerimônia tranquila sem as ameaças vindas dos radicais extremistas a posse de Lula foi absolutamente sem sustos. O presidente saiu do hotel onde está hospedado em cortejo até a Catedral. Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, Janja e Lu Alckmin foram juntos em carro aberto no Rolls-Royce presidencial até o Congresso onde foram recebidos pelos presidentes da Câmara Arthur Lira e do Senado Rodrigo Pacheco. Antes do rito houve um minuto de silêncio por Pelé e Bento XVI que morreram nos últimos dias de 2022. Lula e Alckmin foram oficialmente empossados como presidente e vice-presidente e Lula assinou o termo de posse com uma caneta que ganhou de um apoiador em 1989. No primeiro discurso Lula bateu forte no governo anterior citando o legado destrutivo deixado por Bolsonaro e exaltando a democracia, sempre dando o recado pra que o país seja pacificado e que irá revogar decretos assinados por Bolsonaro que facilitam acesso a armas além de apurar os desmandos na pandemia. Depois do discurso Lula passou em revista as tropas e em novo desfile em carro aberto foi até o Palácio do Planalto, lá subiu a rampa com Janja, Geraldo, Lu, a cadelinha Resistência e representantes do povo brasileiro. A faixa presidencial foi passada por um negro, um operário, uma mulher, um indígena e uma pessoa deficiente além de uma criança, cada um representando a diversidade do povo brasileiro, pois Bolsonaro recusou a passar a faixa ao seu sucessor deixando o país. No parlatório o presidente deixou-se levar pela emoção e chorou ao lembrar da situação vivida por 33 milhões de famintos e reforçou que governará para 215 milhões de brasileiros e não para quem o votou dando mais uma vez o recado pra que a divisão acabe e na frase final proferiu Viva o Povo Brasileiro!
Neste momento chefes de estado cumprimentam o novo presidente e na sequência todos os ministros serão empossados. Como cidadão reitero meus profundos e sinceros desejos de boa sorte ao presidente Lula na condução dos destinos de nosso país nos próximos quatro anos e que esse país seja reconstruído.
Olá, tudo bem? Assisti toda a cerimônia. Foi bem bonita. Gostei. Só achei desnecessário o discurso longo do presidente do Senado. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir